sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

22 de Outubro de 2011
295º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 70 para acabar o ano
.

Eventos históricos

1797 - André-Jacques Garnerin constrói o primeiro pára-quedas bem-sucedido. Ele saltou de um balão a 670 metros de altura. André-Jacques Garnerin (Paris, 31 de janeiro de 1769 - Paris, 18 de agosto de 1823), foi um engenheiro francês, inventor do pára-quedas. As suas primeiras experiências basearam-se em aparelhos com a forma de sombrinha. Durante a primeira fase das Guerras Napoleónicas, é capturado pelas tropas britãnicas, sendo entregue aos austríacos e feito prisioneiro em Buda, na Hungria, durante três anos. Após ser solto, Garnerin toma contacto com os voos de balão. Efectua o primeiro salto de pára-quedas com um feito de seda, em 22 de Outubro de 1797, saltando sobre o parque de Monceau, em Paris. Depois de uma descida de 1.000m, aterra junto de uma imensa multidão que assistia ao seu feito. Em 1803, entre o dia 3 e 4 de Outubro, Garnerin faz um voo de balão, entre Paris e Clausen, percorrendo cerca de 395km. Sua mulher, Jeanne-Geneviève, que acompanhou Garnerin em muitos dos seus saltos, tornou-se a primeira mulher a saltar de pára-quedas. 
1938 - A primeira cópia xerográfica é feita, nos Estados Unidos. Há exatos 70 anos, o cientista e advogado de patentes Chester Carlson conseguiu realizar seu objetivo de encontrar uma maneira simples de reproduzir documentos. Em um laboratório improvisado atrás de um salão de beleza em Astoria, na cidade de Nova York, ele fez a primeira cópia xerográfica de que se tem notícia.  Foi introduzida no mercado, de fato,  pela Xerox na década de 1960 substituindo gradualmente o processo de cópia por papel químico. que exigia um negativo também em papel.. Seu funcionamento está baseado nos princípios da eletricidade estática. Originalmente, no processo conhecido como Light-Lens, um cilindro fotossensível era carregado com a imagem refletida do original através de espelhos. Após essa etapa, forma-se uma imagem latente do original na superfície do cilindro. O cilindro recebe uma carga de material conhecido como toner ou tonalizador que é atraído pelas cargas que formam a imagem. O toner é então transferido para o papel, também através de cargas elétricas, e então fixado ao mesmo, em processo que envolve calor e pressão. Nos dias de hoje, a imagem latente é formada no cilindro com o uso de raios laser ou diodos emissores de luz (LEDs), no processo chamado de digital, semelhante às impressoras a laser. (Quer saber mais?)

1969 - O Congresso Nacional do Brasil, que havia sido fechado 10 meses depois da publicação do AI-5, é reaberto. Num processo contínuo de encolhe/estica, o Sistema fechava/abria o Congresso conforme seus interesses, assim como cassava mandatos, sobretudo da oposição, para garantir seu domínio no parlamento. Aqui, se tratava da eleição do sucessor de Costa e Silva, doente e afastado do poder. Em outubro de 1969, a junta militar editou o AI-16, que extinguiu o mandato do presidente Costa e Silva e de seu vice Pedro Aleixo e criou um calendário para a nova eleição presidencial. Numa manobra política para acabar com a oposição à indicação do general Emílio Garrastazu Médici, foi instituído ainda o AI-17, que mandava para a reserva os militares considerados ameaçadores à coesão das forças armadas. Ainda com o objetivo de reprimir os movimentos de esquerda, a junta editou a emenda constitucional número 1 ao AI-5, um dos mais populares que foi criado em 1967 instituindo a censura, através da qual aumentavam os poderes punitivo e repressivo do Estado. Em 22 de outubro de 1969, o Congresso Nacional foi reaberto para eleger Emílio Médici como presidente e Augusto Rademaker, como vice. (Que saber mais?)

Eventos esportivos

Nascimentos

Sarah Bernhardt, atriz francesa. Henriette Rosine Bernardt (Paris, 22 de outubro de 1844 — Paris, 26 de março de 1923), conhecida mundialmente por Sarah Bernhardt, ou "The Divine Sarah", foi uma atriz e cortesã francesa, já chamada por alguns durante "a mais famosa atriz da história do mundo". Bernhardt fez sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente e dos Estados Unidos. Conquistou uma fama de atriz dramática, em papéis sérios, ganhando o epíteto de "A Divina Sarah". Seu papel mais marcante foi o da peça A Dama das Camélias de Alexandre Dumas. Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Na última visita, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas em sua perna e que culminou, anos depois, em sua morte. Sarah Bernhardt foi representada em dois filmes brasileiros, O Xangô de Baker Street e Amélia. (Se quiser ampliar, abra a imagem em nova janela)
Robert Capa, fotógrafo húngaro (m. 1954). Robert Capa, de seu nome verdadeiro Endre Ernő Friedmann (Budapeste, 22 de Outubro de 1913 — Thai-Binh, 25 de Maio de 1954), foi um fotógrafo húngaro. Um dos mais célebres fotógrafos de guerra, Capa cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, a Segunda Guerra Mundial na Europa (em Londres, na Itália, a Batalha da Normandia em Omaha Beach, e a liberação de Paris), no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina. (Se quiser ampliar, abra a imagem em uma nova janela)
1943 - Catherine Deneuve, atriz francesa. Catherine Deneuve, nome artístico de Catherine Fabienne Dorléac, (Paris, 22 de outubro de 1943) é uma atriz francesa, considerada um modelo de elegância e beleza gálica e uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês e mundial. Filha do ator de teatro e cinema Maurice Dorleác e irmã da também atriz Françoise Dorléac, Deneuve estreou no cinema aos 13 anos, em 1956, e durante a adolescência trabalhou em diversos pequenos filmes com o diretor Roger Vadim até chegar ao estrelato mundial em 1964, em Os Guarda Chuvas do Amor, do diretor Jacques Demy. Nos anos 1960, Deneuve fez a reputação de símbolo sexual frio e inacessível através de filmes em que interpretava donzelas lindas e frígidas como A Bela da Tarde de Luis Buñuel e Repulsa ao Sexo de Roman Polanski. Abaixo, cena de "A Bela da Tarde".
1950 - Denise Bandeira, atriz e roteirista brasileira. Na foto abaixo, com Antonio Pitanga.
Ana Beatriz Nogueira, atriz brasileira. Ana Beatriz Soares Nogueira (Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1967) é uma atriz e diretora brasileira. Iniciou atuação nos palcos do Teatro Amador do Colégio Andrews (Rio de Janeiro), tendo como professores: Miguel Falabela e Maria Padilha. Sua estéria no cinema, no papel de um transgênero no filme Vera em 1987, do diretor Sérgio Toledo, lhe rendeu o Urso de Prata do Festival de Berlim. Já participou de diversas telenovelas e filmes. Suas últimas atuações em telenovelas têm sido na TV Globo. Recentemente produziu o curta-metragem Furos no sofá. No filme Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão interpretou a primeira esposa do compositor Villa-Lobos. Em 2008, interpretou a arrogante governanta Frau Herta, na novela Ciranda de Pedra. e a personagem Eva em A Vida da Gente. Abaixo, a governanta em Ciranda de Pedra.
Ana Furtado, atriz e apresentadora brasileira. Ana Furtado (Rio de Janeiro, 22 de outubro de 1973) é uma atriz, jornalista e apresentadora de televisão. Iniciou a carreira artística como modelo em 1993 tornando-se uma das mais requisitadas profissionais no Brasil. Em 1994 trabalhou na Europa e nos Estados Unidos consolidando a sua carreira. Em 1995 participou de um teste para protagonizar a abertura da telenovela Explode Coração. Ao ser escolhida, passou a fazer parte do elenco estratégico da TV Globo. Atualmente apresenta o "Vídeo Show". Desde 2000 é casada com José Bonifácio Brasil de Oliveira (o Boninho) com quem tem uma filha chamada Isabella, nascida em 1 de maio de 2007.

Falecimentos

1383 - Rei Fernando de Portugal, sem herdeiros legítimos, desencadeando a Crise de 1383-1385 (n. 1345) A Crise de 1383-1385 foi um período de guerra civil e anarquia da História de Portugal, também conhecido como Interregno, uma vez que não existia rei no poder. A crise começou com a morte do rei Fernando de Portugal sem herdeiros masculinos.Apesar de as Cortes de Coimbra terem escolhido, em 1385, um novo rei, João I de Portugal, o rei João I de Castela não desistiu de tentar conquistar um novo reino para si e invadiu Portugal. O exército castelhano era muito mais numeroso mas, mesmo assim, foi derrotado na batalha de Aljubarrota graças à tática inventada naquela altura à qual deram o nome de "tática do quadrado" . Os exércitos portugueses foram comandados, mais uma vez, por Nuno Álvares Pereira, nomeado por João I de Portugal Condestável do Reino.
1906 - Paul Cézanne, pintor francês (n. 1839). Paul Cézanne (Aix-en-Provence, 19 de janeiro de 1839 — 22 de outubro de 1906) foi um pintor pós-impressionista francês, cujo trabalho forneceu as bases da transição das concepções do fazer artístico do século XIX para a arte radicalmente inovadora do século XX. Cézanne pode ser considerado como a ponte entre o impressionismo do final do século XIX e o cubismo do início do século XX. A frase atribuída a Matisse e a Picasso, de que Cézanne "é o pai de todos nós", deve ser levada em conta. Cézanne não se subordinava às leis da perspectiva. E sim, as modificava. A sua concepção da composição era arquitectônica; segundo as suas próprias palavras, o seu próprio estilo consistia em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. Cézanne preocupava-se mais com a captação destas formas do que com a representação do ambiente atmosférico. Cézanne cultivava sobretudo a paisagem e a representação de naturezas mortas, mas também pintou figuras humanas em grupo e retratos. Antes de começar as suas paisagens estudava-as e analisava os seus valores plásticos, reduzindo-as depois a diferentes volumes e planos que traçava à base de pinceladas paralelas. Árvores, casas e demais elementos da paisagem subordinam-se à unidade de composição. As suas paisagens são sutilmente geométricas. (Veja galeria de imagens)
2005 - Arman (Armand Pierre Fernández), pintor e escultor franco-americano (. 1928). Armand Pierre Fernandez (Nice, 17 de Novembro de 1928 - Nova Iorque, 22 de outubro de 2005), conhecido por Armand foi um pintor e escultor franco-americano. Desde a sua infância, Arman, familiarizou-se com os objectos da loja de antiguidades do seu pai. Aluno brilhante, começou a pintar aos 10 anos e estudou na Ecole Nationale d'Art Decoratif de Nice. Em 1949 foi para a École du Louvre em Paris, foi um dos fundadores do grupo Nouveau Réalisme em 1960. Em 1961 realizou a sua primeira exposição em Nova Yorque. Abaixo, escultura neo realista de Arman.


    Feriados e eventos cíclicos

    Dia Internacional do Radioamador. Abaixo minha estação de radioamador no ano de 1980, quando operava com o indicativo PY2AGC e o fac símile de um QSL(confirmação de contato). De lá para cá, o radioamadorismo evoluiu muito e a internet tirou muito o charme e o sabor de operar em rádio.

    Mitologia egípcia - Festival de Neith, mãe dos deuses

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.