quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 21 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

21 de outubro de 2011.
294º dia do ano no calendário gregoriano
Faltam 71 para acabar o ano


Eventos históricos

1879 - Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica. Em 1878, com 31 anos, propôs a si mesmo o desafio de obter luz a partir da energia elétrica. Outros pesquisadores já haviam tentado construir lâmpadas elétricas. Nernst e Swan, por exemplo, haviam obtido alguns resultados, mas seus dispositivos tinham vida bastante curta. Edison tentou inicialmente utilizar filamentos metálicos. Foram necessários enormes investimentos e milhares de tentativas para descobrir o filamento ideal: um fio de algodão parcialmente carbonizado. Instalado num bulbo de vidro com vácuo, aquecia-se com a passagem da corrente elétrica até ficar incandescente, sem porém derreter, sublimar ou queimar. Em 1879, uma lâmpada assim construída brilhou por 48 horas contínuas e, nas comemorações do final de ano, uma rua inteira, próxima ao laboratório, foi iluminada para demonstração pública. Até décadas atrás, essas camisinhas carbonizadas ainda eram utilizadas em outro processo de iluminação, os lampiões "Aladim" a querosene. Duravam um bom tempo, desde que não sofressem impacto, por mínimo que fosse. Anotações de Edison sobre a fuligem produzida dentro da lâmpada propiciaram, mais tarde o aperfeiçoamento de válvulas triodo, com o acréscimo de uma grade entre o filamento e a placa. Na primeira imagem, o esquema da lâmpada de Edison; na segunda, uma válvula triodo com a grade para reter e amplificar resíduos eletrônicos.

1984 - Golpe Militar de 1964: uma explosão ocorreu em um comitê da Aliança Democrática, em Porto Alegre, no da campanha presidencial que daria início à abertura política. Tancredo Neves minimizou o fato. A Aliança Democrática havia sido formada com a fusão da oposição (PMDB) com os dissidentes do partido do Governo (PDS), que se afastaram quando Paulo Maluf impôs sua própria candidatura às eleições indiretas de 1985. Dessa aliança, surgiu uma chapa de oposição com Tancredo Neves (PMDB) para Presidente e José Sarney (Aliança Democrática) para Vice. Essa chapa ganhou a eleição mas, com a internação de Tancredo no Hospital de Base, no dia da posse, quem de fato assumiu o poder foi José Sarney. Não sem a tentativa de um novo golpe, pois o Sistema governante pretendia a posse do presidente da Câmara, Ulysses Guimarães, por impedimento do Presidente eleito, e a convocação de novos eleições, o que foi recusado pelo próprio Ulysses. Leia "Tancredo derrota o Governo e se elege Presidente" no penúltimo capítulo de meu livro "Brasil - Cem Anos de República".

Nascimentos

1581 - Domenico Zampieri, pintor italiano (m. 1641). Domenico Zampieri (ou Domenichino) (Bolonha, 21 de outubro de 1581 - Nápoles, 15 de abril de 1641) foi um proeminente pintor barroco italiano da Escola Bolonhesa ou Escola Carracci de pintura, em estilo barroco. Ao mudar-se para Roma em 1601, converteu-se num dos aprendizes mais talentosos do círculo de Annibale Carracci, e trabalhou junto a grandes mestre contemporâneos como Albani e Guido Reni, como também junto a rivais destes a exemplo de Lanfranco. Tanto Annibale como Domenichino estiveram entre os poucos artistas do início do barroco romano, e influíram Claude Lorrain na fase seguinte.
1872 - Francisca Praguer Fróes, médica e feminista brasileira (m. 1931). Francisca Praguer Fróes (Cachoeira21 de outubro de 1872 — Rio de Janeiro1931), foi uma médica efeminista brasileira, uma pioneira em todas as áreas onde atuou: foi das primeiras mulheres formadas em Medicina e também a defender direitos femininos. Iniciou a publicação de artigos científicos em 1895, na Gazeta Médica da Bahia - órgão conceituado e até então sem haver antes publicado qualquer produção feminina. Relatava um caso clínico de gravidez extra-uterina. Foi presidente da União Universitária Feminina, entidade vinculada à "Federação Baiana pelo Progresso Feminino" que, por sua vez, era afiliada à entidade criada pela bióloga Bertha Lutz. Foi defensora do divórcio - talvez uma das primeiras a fazê-lo abertamente, em artigo datado de 1917 - e preocupou-se com as questões de saúde tipicamente femininas.Em 1931, foi eleita presidente da União Universitária Feminina, (Livro de Atas, 1931) ligada à "Federação Baiana pelo Progresso Feminino", uma filial da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, fundada no Rio de Janeiro em 1922 por Bertha Lutz, bióloga brasileira.
Antônio Francisco Teixeira de Melo, cordelista brasileiro. Antônio Francisco Teixeira de Melo (Mossoró, 21 de outubro de 1949) é um cordelista potiguar. É filho de Francisco Petronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor, ainda confecciona placas. Aos 46 anos, muito tardiamente, começou sua carreira literária, já que era dedicado ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e não tinha tempo para outras atividades. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem. Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade de seus versos.
1963 - Marisa Orth, atriz brasileira. Marisa Domingos Orth (São Paulo, 21 de outubro de 1963) é uma atriz, cantora e apresentadora brasileira. Em 1990 ganhou o prêmio APCA de Melhor Revelação Feminina pela interpretação da personagem Nicinha na telenovela Rainha da Sucata. Marisa Orth é formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em interpretação pela Escola de Arte Dramática (EAD-USP). Como cantora, foi integrante das bandas Luni nos anos 80 e Vexame entre 1989 e 2007. Na TV, seu grande sucesso foi no Sai de Baixo, tanto sucesso que, em 1997, a levou a posar nua para a Playboy. A capa da edição dizia: "Marisa Orth, a Magda de 'Sai de Baixo'". 
Carla Regina, atriz brasileira. Carla Regina foi descoberta por Walter Avancini e atuou em quatro novelas do diretor na Rede Manchete, em geral no elenco principal, sendo heroína romântica em Xica da Silva e protagonista em Mandacaru. Participou de alguns trabalhos na Rede Globo, como A Casa das Sete Mulheres, O Clone, entre outros. Foi protagonista de Seus Olhos, no SBT, em telenovelas na Rede Record, como a de grande sucesso Essas Mulheres, interpretando a bela cortesã Lúcia, personagem livremente inspirada em um romance de José de Alencar. Em Cidadão Brasileiro, foi mulher do protagonista Antonio Maciel. Em 2004 protagonizou, ao lado de Fábio Assunção, seu primeiro longa metragem Espelho D’Água, com direção da renomada Carla Camurati. A atriz esteve no elenco do longa metragem Pedaço de Santo, de Marco Simas, filmado em 2009. Recentemente a atriz fez parte do elenco de Bela, a Feia, da Record, como Cíntia.
1979 - Fernanda Rodrigues, atriz brasileira. Fernanda Rodrigues começou sua carreira ainda criança, com apenas três anos de idade já participava de videoclipes e propagandas. Aos 11 anos, estreou como atriz na novela Vamp interpretando Isa. Desde então participou de inúmeras produções da Rede Globo, entre elas: Deus nos Acuda, A Viagem, Malhação, Zazá, Corpo Dourado, Vila Madalena, Estrela-guia, Sabor da Paixão, O Profeta, além da minissérie histórica Aquarela do Brasil.  No cinema, atuou em Simão, o Fantasma Trapalhão, A Partilha, De Morango, e protagonizou o filme Noite de São João. Atuou em peças teatrais como a montagem de Pollyana, A.m.i.g.a.s. e Beijo no Asfalto. Desde 2006, ao lado de Bruno Mazzeo, protagoniza a peça Enfim Nós, uma comédia romântica. Recentemente interpretou na novela Negócio da China a gótica Stelinha, sua primeira vilã na carreira. No ano de 2011 foi ovacionada pelo público e pela crítica com a personagem Jôse na novela "O astro (2011)" , mostrando toda emoção na pele de uma jovem que dá a sua vida pela do filho. 
Aisha Jambo, atriz brasileira. Aisha Jambo Ferreira Telek (Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1985) é uma atriz brasileira. Aisha é Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Filha de pai loiro, de olhos azuis, e mãe mulata, a atriz Aisha Jambo, 23 anos, afirma que aceitar a diversidade é muito importante. 

Falecimentos

1889 - Visconde de Mauá, industrial e político brasileiro. (n. 1813). Irineu Evangelista de Souza, Barão e Visconde de Mauá, (Arroio Grande, 28 de dezembro de 1813 – Petrópolis, 21 de outubro de 1889) foi um comerciante, industrial e banqueiro brasileiro. Ao longo de sua vida foi merecedor, por contribuição à industrialização do Brasil no período do Império (1822-1889), dos títulos nobiliárquicos primeiro de barão (1854) e depois de Visconde de Mauá (1874). Foi pioneiro em várias áreas da economia do Brasil. Dentre as suas maiores realizações encontra-se a implantação da primeira fundição de ferro e estaleiro no país, a construção da primeira ferrovia brasileira, a estrada de ferro Mauá, no atual estado do Rio de Janeiro, o início da exploração do rio Amazonas e afluentes com barcos a vapor, a instalação da iluminação pública a gás na cidade do Rio de Janeiro, a criação do primeiro Banco do Brasil, e a instalação do cabo submarino telegráfico entre a América do Sul e a Europa. Mauá também foi muito conhecido por suas ideias contrárias à escravidão, o que o distanciava das elites políticas do Império, o que se ressentiu indiretamente nos seus interesses comerciais. Com o passar dos anos, Mauá foi se afundando em dívidas, pois sempre que não conseguia recursos, fosse através de subscrições, ou através do apoio financeiro do governo, lançava mão das reservas de sua base de operações: o Banco Mauá & Cia., que acabou indo à falência. Para diminuir os prejuízos dos credores, não hesitou em abrir mão de seus bens pessoais, não sujeitos à penhora, entre eles o próprio aro dos óculos, que era de ouro. Abaixo > A Baroneza, primeira locomotiva a trafegar em território brasileiro, servindo na Estrada de Ferro Petrópolis, depois Estrada de Ferro Mauá, construída por iniciativa de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, inaugurada em 30 de abril de 1854. Nesta vista, a Baroneza está sendo exibida junto a um grupo de ferroviários na década de 1920.
1979 - Alziro Zarur, radialista brasileiro, fundador da Legião da Boa Vontade (LBV) (n. 1914). Alziro Abrahão Elias David Zarur (Rio de Janeiro25 de dezembro de 1914 — Rio de Janeiro21 de outubro de 1979) foi um jornalista, radialista, poeta e escritor, fundador e primeiro presidente da Legião da Boa VontadeDono de uma voz tocante, participou da chamada "Era de Ouro" do rádio brasileiro, criando vários programas radiofônicos. Zarur era fruto de uma mistura de culturas: filho de árabes, casou-se em uma igreja ortodoxa, frequentou a igreja católica e cultos de denominações evangélicas, associações positivistas e teve contato com o espiritismo, o que lhe permitiu criar um sincretismo base doutrinária para a Legião da Boa Vontade. Em campanha com ações compradas e doadas por fiéis, adquiriu a Rádio Mundial do Rio de Janeiro, onde trabalhava, a qual se tornou ponto de partida de sua pregação. Abaixo, a voz de Zarur, interpretando a bastante conhecida prece de São Francisco de Assis.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia da Maçã (Apple day)
  • Dia do Contato Publicitário
  • Dia do Despachante Público
  • Dia da Iluminação,porque a data marca a invenção da lâmpada elétrica por Thomaz Edison.
  • Dia do Gari
  • Dia Nacional da Alimentação na Escola
Dia do Ecumenismo. Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo provém da palavra grega οἰκουμένη (oikouméne), designando "toda a terra habitada". Num sentido mais restrito, emprega-se o termo para os esforços em favor da unidade entre igrejas cristãs ou, num sentido lato, a busca da unidade entre as religiões. A idéia vem de longa data. Em 381, o Concílio de Constantinopla refere-se ao Concílio de Nicéia como Concílio ecumênico. Mais recentemente, A Igreja Católica incorpora-se oficialmente ao movimento ecumênico a partir de 1960, quando o papa João XXIII criou o Secretariado Romano para a Unidade dos Cristãos. Este organismo participou ativamente no assessoramento ao papa e aos bispos durante o Concílio Vaticano II, além de ajudar os padres conciliares na elaboração do decreto Unitatis Redintegratio de 1964, do Papa Paulo VI. Este decreto define o movimento ecumênico como uma graça do Espírito Santo, considera que o caráter ecumênico é essencialmente espiritual e estabelece que o olhar da Igreja Católica é dirigido às igrejas separadas do Catolicismo: as Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Protestantes. Qualquer movimento nesse sentido, esbarra entretanto no fato de que religião se baseia essencialmente em questões de fé, com sentimentos profundos e arrebatadores arraigados no ser humano desde a mais tenra infância, o exclui, de início o raciocínio lógico e o uso do processo tese/antítese/síntese. Então é uma utopia, aceita dentro do conceito de que a humanidade precisa de utopias para sobreviver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.