segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 18 de outubro de 2

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1685 - Revogação do Édito de Nantes. O Édito de Fontainebleau , assinado em Outubro de 1685 foi um decreto histórico emitido pelo Rei Luis XIV da França, que revogava o Édito de Nantes de 1598 e ordenava a destruição de igrejas huguenotes e o fechamento de escolas protestantes. O período que se seguiu à reforma religiosa de Lutero correspondeu a uma luta insensata pela afirmação político religiosa não só entre católicos e protestantes como entre as diversas denominações protestantes entre si. Neste caso específico, a segunda mulher de Luis XIV, Madame de Maintenon, que era muito católica, tornou-se uma defensora da perseguição aos Protestantes, tornando-se uma das principais responsáveis pelo ato, juntamente com o seu confissor e mentor espiritual, François de la Chaise. A bem da verdade, Papa Inocêncio XI, repudiou severamente o ocorrido e censurou o Rei Luís XIV, considerando que tal ato era totalmente o oposto do pensamento e da vontade da IgrejaA revogação da tolerância religiosa para com os calvinistas teve efeitos nefastos para a economia francesa (e positivos para a economia dos países que acolheram os exilados - A Prússia e o Reino Unido, em especial). Muitos dos huguenotes que partiam para o exílio eram artesãos qualificados e homens de negócios, homens como Daniel Marot, que levavam com eles muita experiência acumulada e know-how. Nas regiões em que se implantaram, os huguenotes tiveram um impacto significativo na qualidade da sedacerâmica e outras manufacturas.

1931 - Thomas Edison, o pai da luz elétrica, morre aos 84 anos. Thomas Alva Edison (Milan, Ohio, 11 de Fevereiro de 1847 — West Orange, Nova Jérsei, 18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que desenvolveu muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. O Feiticeiro de Menlo Park (The Wizard of Menlo Park), como era conhecido, foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Na sua vida, Thomas Edison registrou 2.332 patentes, sendo amplamente considerado o maior inventor de todos os tempos. Não apenas mudou o mundo em que vivia, as suas invenções ajudaram a criar outro muito diferente: este em que vivemos hoje. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve também um papel determinante na indústria do cinema. Abaixo, Edison ao lado de seu carro (com todo dinheiro que tinha, bem que dava para comprar uma coisa melhor...)

Eventos culturais

Carnaval

Fundada em 1971 a Sociedade Rosas de Ouro, uma das mais importantes escolas de samba de São Paulo. Aconteceu na Vila Brasilândia, idealizada  por José Luciano Tomás da Silva, João Roque "Cajé", José Benedito da Silva "Zelão" e o advogado Eduardo Basílio, tendo este último sido presidente desde a fundação da escola até outubro de 2003. Seu nome foi inspirado numa condecoração instituída pelo Papa Gregório II em 730, para condecorar virtuosas princesas católicas, o buquê de Rosas de Ouro. Ao contrário do que alguns possam pensar, nada tem a ver com o bloco/cordão carioca Rosa de Ouro citado na famosa marchinha de Chiquinha Gonzaga. A Rosas foi campeã do Grupo Especial sete vezes, sendo a última delas em 2010.

Nascimentos

1517 - Padre Manuel da Nóbrega, jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América (m. 1570). Manuel da Nóbrega (Sanfins do Douro18 de Outubro de 1517 — Rio de Janeiro18 de Outubro de 1570) foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. Seus escritos foram obra literária importante  produzida no Brasil, pois, nessas cartas, encontra-se o início da história do povo brasileiro, do ponto de vista de um catequizador. Contribuição ao estudo dos costumes da sociedade tupinambá, já em sua primeira carta do Brasil, ao padre Simão Rodrigues, provincial em Portugal, se nota a postura dos jesuítas a respeito da conversão do gentio e a tentativa de eliminar alguns hábitos, como o canibalismo. "Diz que quer ser cristão e não comer carne humana, nem ter mais de uma mulher e outras coisas: somente que há de ir à guerra e os que cativar vendê-los e servir-se deles, porque estes desta terra sempre tem guerra com outros e assim andam todos em discórdia. Comem-se uns aos outros, digo os  contrários. É gente que nenhum conhecimento tem de Deus, nem ídolos, fazem tudo quanto lhe dizem." 
1527 - Luca Cambiaso, pintor italiano, também conhecido como Luchetto da Genova ou Luchino (m. 1585). Luca Cambiaso (Moneglia, 1527 — Escorial, 1585) foi um pintor italiano. Também era conhecido pelo nome Lucchetto da Genova, Luca Cambiasi ou Luca Cangiagio. Cambiasi pintava ao estilo de Rafael Sanzio e suas maiores influências foram Correggio e a Escola de Veneza do final da Renascença. Aos quinze anos já pintava na cidade de Gênova. Em 1544, aos dezessete anos, trabalhou na decoração do Palazzo Doria, junto com Marcantonio Calvi, um pintor da geração de seu pai. Também trabalhou na Igreja de São Mateus, em Gênova, com Giambattista Castello. Durante sua vida, trabalhou na decoração de vários locais e igrejas em Gênova e arredores. Aos 30 anos, sua reputação começou a declinar, menos pela arte mas mais por sua ligação amorosa com sua cunhada, após a morte da esposa. Mesmo assim, em 1583, aceitou um convite de Filipe II para trabalhar no Escorial, em obras sacras. Com o trabalho, acreditava obter influência para casar com sua cunhada. Nada deu certo, mas recebeu 2.000 ducados pelo trabalho, a maior soma dada até então para uma única tarefa artística.
Lucas van Uden, pintor belga (m. 1673). Lucas van Uden (Antuérpia, 18 de outubro de 1595 — Antuérpia, 4 de novembro de 1692) foi um proeminente gravurista, pintor e desenhador do seiscento flamenco. Filho de um pintor, Lucas nasceu em Antuérpia, na Bélgica, onde estudou, trabalhou e, em 1692, faleceu. Assim, conclui-se que tenha passado quase todos os seus dias na metrópole belga. Paisagista por excelência, recorria aos campos circundantes à sua cidade natal como fonte de inspiração. Era também um grande observador da natureza, interessando-se por tudo aquilo que ser-vivo fosse. Nas suas paisagens é difícil distinguir alguma influência de outro pintor, já que toda vida manteve o seu estilo próprio, faustoso e eficaz. Todavia, nos seus retratos, é notável a exímia influência de Peter Paul Rubens. Embora a maioria das suas obras sejam óleos sobre tela, van Uden pintou igualmente um grande um grande número de aquarelas.
Willem van de Velde II, pintor holandês de paisagens marinhas (m. 1707). A maioria das mais belas obras de Van de Velde representam paisagens na costa da Holanda. Seus  trabalhos são delicados, espirituosos e denotando cuidado não só do conjunto, como no desenho dos navios e de outros pequenos detalhes. Há uma sensação de realidade na reprodução do mar, seja na calmaria ou na tempestade. Os navios são retratados com uma precisão quase fotográfica, e são os guias mais precisos disponíveis sobre as embarcações do Século 17.


1634 - Luca Giordano, pintor italiano de afrescos sobre temas religiosos e mitológicos (m. 1705). Luca Giordano (Nápoles18 de outubro de 1634 — idem, 3 de janeiro de 1705) foi um pintor italianoOs afrescos que fez para o Escorial estão entre suas obras mais louvadas. O Prado tem cerca de 50 quadros seus, mas a maior parte da sua produção ficou em Nápoles, sobretudo nas igrejas e capelas. Muitos dos afrescos foram destruídos ou danificados durante a II Guerra Mundial. O ciclo de S. Bento, da abadia de Monte Cassino (1677), perdeu-se, mas o Cristo expulsando os vendilhões do templo (1648), em Nápoles, sobreviveu à ruína da igreja de S. Filipe NeriArtista celebrado e extremamente prolífico, era chamado Luca fa presto ("faz depressa") pelos contemporâneos; ouvira tantas vezes essa admoestação do pai, que pintava com inusitada rapidez. Um afresco da igreja de San Martino teria sido feito em 48 horas. O número de obras a ele atribuído ascende à casa dos cinco mil, a maioria de nível medíocre, o que se explica pela pressa em terminar as pinturas. 
1672 - Giuseppe Antonio Caccioli, pintor italiano (m. 1740) nasceu em Bolonha.  Quando tinha três anos, seu pai morreu e ele foi iniciado na arte da pintura por seus tutores, a partir de uma idade muito precoce. Mais tarde, ele foi entregue aos cuidados dos mestres Giuseppe e Antonio Roli, que na época estavam pintando o teto da igreja de San Paolo, em Bolonha. Caccioli tinha uma predisposição natural para a arte da pintura e deixou uma produção considerável. Morreu em Bolonha, com a idade de 67 e foi sepultado na igreja de Santa Maria Maggiore, na mesma cidade.
Mestre Ataíde, pintor barroco brasileiro (m. 1830. Manuel da Costa Ataíde[2], mais conhecido como Mestre Ataíde, (Mariana, batizado em 18 de outubro de 1762 – Mariana2 de fevereiro de 1830), foi um militar e celebrado pintor e decorador brasileiroFoi um importante artista do Barroco-Rococó mineiros e teve uma grande influência sobre os pintores da sua região, através de numerosos alunos e seguidores, os quais, até à metade do século XIX, continuaram a fazer uso de seu método de composição, particularmente em trabalhos de perspectiva no teto de igrejas. Documentos da época fazem freqüentemente referências a ele como professor de pintura. No seu desenho, os anjos, as madonas e os santos apresentam às vezes traços mestiços; por isso é tido como um dos precursores de uma arte genuinamente brasileira. Foi contemporâneo e parceiro de trabalho de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, cujas esculturas transpôs para a pintura. Hoje Mestre Ataíde é considerado um dos maiores nomes e um divisor de águas na história da pintura brasileira, e o maior representante da pintura do Brasil colonial.
1770 - Thomas Phillips, pintor britânico (m. 1845).
1779 - Carl Agricola, miniaturista e pintor de mitologias e 
de alegorias teuto-austríaco (m. 1852).
Giovanni Migliara, pintor de gênero e de arquitetura italiano (m. 1837).
Nicolas Alexandre Barbier, pintor de paisagens e autor francês (m. 1864).
Carly Schroeder, atriz norte-americana. Carly Brook Schroeder (Valparaiso, 18 de outubro de 1990) é uma atriz americana de televisão. Ela é mais conhecida por interpretar Serena Baldwin, a filha de Scotty Baldwin e Lucy Coe no spin-off de General Hospital, Port Charles. Também tinha um papel recorrente na Disney Channel como Lizzie McGuire. Em 2007 desempenhou um papel de liderança em Gracie, um filme inspirado em uma tragédia da vida real durante a infância dos atores Elisabeth Shue e Andrew Shue. Carly tem um irmão mais novo, Hunter Schroeder, que também é ator. Uma de suas aparições foi com ela em Gracie e em Eye of the Dolphin.


Falecimentos

1533 - Cornelis van Haarlem, pintor holandês (n. 1470). Cornelis Corneliszoon van Haarlem (Haarlem 1562 - 11 de novembro de 1638) foi um pintor holandês, um dos líderes do Maneirismo do norte da Europa. Foi membro da escola maneirista de Haarlem, e recebeu suas primeiras aulas de Pieter Pietersz, aperfeiçoando-se mais tarde em Antuérpia, França e Bélgica. Sua primeira encomenda oficial ocorreu em 1583, quando a municipalidade de Haarlem solicitou uma cena mostrando o Banquete da Guarda Civil, tornando-se então pintor da cidade e recebendo muitas outras encomendas. Também participou na reorganização da Guilda de São Lucas em sua cidade. Suas primeiras obras tinham uma feição italianista muito estilizada, mas depois evoluiu em direção a um maior naturalismo. Deixou trabalhos nos gêneros mitológico, bíblico, e foi uma importante referência para Frans Hals na retratística.
1669 - Abraham Willaerts, pintor holandês de paisagens marinhas (n. 1603)
1678 - Jacob Jordaens, pintor flamengo (n. 1593) 
1889 - Antonio Meucci, inventor do telefone (n. 1808), vítima de golpe que lhe foi aplicado por Alexandre Von Bell.  Em 1856 Meucci construiu um telefone eletromagnético - que denominou telettrofono - para conectar seu escritório ao seu quarto, localizado no segundo andar da casa, pois sua esposa sofria de reumatismo. Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória de sua invenção. Acabou vendendo o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell, que, em1876, patenteou a invenção como sua. Meucci o processou, mas acabou falecendo durante o julgamento e o caso foi encerrado. Assim, Graham Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone. O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.

Feriados e eventos cíclicos

No Brasil

  • Dia das Comunicações e Eletrônica da Marinha
Dia do Pintor. Todavia, no Brasil, comemora-se o Dia do Artista Plástico brasileiro em 8 de maio, data de nascimento de José Ferraz de Almeida Júnior.

Mitologia e religião

Mitologia celta: Dia de Cernunnos, senhor da natureza e dos animais. Cernuno (em latim e nos idiomas celtas, Cernunnos) é o nome convencional dado nos estudos celtas às representações do deus com chifres do politeísmo celta. O próprio nome é apenas atestado uma vez, no Pilar dos Barqueiros, do século I, mas as representações de uma figura com chifres, frequentemente sentada em "posição de lótus", e frequentemente associada a animais e a manter ou vestir torques, são conhecidas de outras instâncias. Nada é conhecido sobre o deus de fontes literárias, e detalhes sobre seu nome, seu culto ou sua significância na religião céltica são desconhecidos. Interpretações especulativas o identificam como um deus da natureza ou fertilidade.

  • Dia de São Lucas, evangelista e companheiro de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.