quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 14 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1066 - Batalha de Hastings: Guilherme, Duque da Normandia derrota o exército de Haroldo II de Inglaterra, que morre na batalha. A Batalha de Hastings ocorreu no dia 14 de Outubro de 1066, perto de Hastings, na Inglaterra, entre as tropas inglesas do rei Haroldo II Godwinson e o exército invasor de Guilherme II, Duque da Normandia. O resultado foi uma vitória decisiva de Guilherme o Conquistador e a morte de Haroldo II durante a batalha. Este sucesso concretizou a conquista normanda e o fim da dinastia de reis anglo-saxões em Inglaterra. Uma abadia foi mais tarde erigida no local da batalha de Hastings e uma lápide assinala o local da morte de Haroldo, o último rei anglo-saxão de Inglaterra. Os eventos do dia encontram-se retratados na tapeçaria de BayeuxAtualmente existe um museu multimédia no local da batalha, e o campo de batalha pode ser visitado mediante pagamento de ingresso no museu.

1923 - As autoridades soviéticas implantam o calendário gregoriano, em substituição ao juliano, na URSS. A aceitação oficial do novo calendário não eliminou os usos e costumes com relação ao calendário juliano. A festa russa para comemorar o nascimento de Cristo é no dia 7 de janeiro (não 25 de dezembro), uma semana depois do Ano novo. O Ano novo, segundo o antigo calendário, comemora-se na noite de 13 para 14 de janeiro do atual calendário. Surgiu até uma denominação para esta data na Rússia contemporânea –  velho ano novo. O calendário juliano foi introduzido na Rússia no final do ano de 1699 por Pedro I – O Grande. Por decreto de Pedro I o começo do novo ano deveria ser contado a partir de 1 de janeiro e não de 1 de setembro, como era até 1699. O calendário gregoriano foi introduzido na Rússia em 14 de fevereiro de 1918. A diferença entre o antigo e o novo estilo é de 13 dias. Todas as festas da Igreja Ortodoxa Russa são comemoradas pelo estilo antigo, sendo o Natal uma festa religiosa, ela permaneceu como era.

1944 - Segunda Guerra Mundial: Atenas é libertada dos nazifascistas pelas forças aliadas, numa vitória inglória, pois a ela se seguiu prolongada guerra civil. A guerra civil foi o resultado de uma luta muito polarizada entre esquerda e direita, iniciada em 1943, na Grécia. A disputa prosseguiu após a Segunda Guerra Mundial, diante do vácuo de poder criado com o fim da ocupação alemã e italiana (abril de 1941 a outubro de 1944) Ao término da ocupação, persistia um clima de confrontação entre as duas partes, com acusações mútuas de terrorismo. A guerra civil deixou o país em pior estado do que se encontrava no final da ocupação nazista, em 1944. Milhares de gregos foram obrigados a emigrar por razões económicas, dirigindo-se a países como os EUA, Austrália e Alemanha. A guerra civil deixou também uma sociedade politicamente dividida até meados dos anos 1970, quando se instaura a ditadura dos coronéis. A vitória final do Ocidente, que apoiara as forças do governo, levou à adesão da Grécia à OTAN, e ajudou a definir o equilíbrio de poder no Mar Egeu ao longo de toda a Guerra Fria, enquanto as relações com seus vizinhos dos Bálcãs e com a URSS se deterioraram consideravelmente.

Martin Luther King torna-se a pessoa mais jovem a receber o Prémio Nobel da Paz.  O Nobel da Paz é um dos cinco Prémios Nobel, legado pelo inventor da dinamite, o sueco Alfred Nobel. Os prémios de Física, Química, Fisiologia/Medicina e Literatura são entregues anualmente em Estocolmo, sendo o Nobel da Paz atribuído em Oslo. O Comité Nobel norueguês, cujos membros são nomeados pelo Parlamento norueguês, tem a função de escolher o laureado pelo prémio, que é entregue pelo seu presidente actualmente o ex-primeiro-ministro, ex-ministro dos negócios estrangeiros, ex-presidente do Stortinget (parlamento) e actual Secretário-Geral do Conselho da Europa Sr. Thorbjørn Jagland.

1969 - Golpe Militar de 1964: são editados o AI-16 e AI-17. O Ato Institucional nº 16  foi baixado pela junta militar que assumiu o Poder Executivo em 14 de outubro de 1969. Em virtude da enfermidade de Costa e Silva ter se agravado, a junta que assumiu de fato e de direito ao poder, o substituiu, deixando vagos o cargo de presidente da República e vice-presidente.  A chefia do poder executivo continuou a ser exercida pelos ministros militares, sendo marcada a eleição para o dia 25 de outubro de 1969, e a posse para o dia trinta com duração até o dia 15 de março de 1974. Já p Ato Institucional nº17 foi editado em 14 de outubro de 1969 e autorizava a junta militar brasileira a colocar na reserva os militares que "tivessem atentado ou (viessem) a atentar, comprovadamente, contra a coesão das forças armadas". Uma forma encontrada para conter a oposição encontrada pela indicação de do general Médici à Presidência. Os atos complementares AC-72 e 73, editados em 15 de outubro, reabriram o Congresso Nacional (até então em recesso), convocando os parlamentares a se apresentarem no dia 22 de outubro para homologar o nome escolhido pelo Exército. Aos trancos e barrancos o Brasil seguia seu caminho, numa ditadura que se iniciou em 1964 e só veio a terminar em 1985.  Abaixo, em selo postal, a efigie dos militares que compuseram a junta militar: Augusto H. Rademaker, Aurélio Lira e Márcio Melo, representando o Exército, Marinha e Aeronáutica.

Nascimentos

1853 - Benedito Calixto, pintor, desenhista, professor, historiador e astrônomo amador brasileiro (m. 1927). No ultimo quadrante do Século XIX, quatro gigantes das artes plásticas se destacaram no cenário paulista: Almeida JúniorPedro AlexandrinoOscar Pereira da Silva e Benedito Calixto. Calixto é o que se pode chamar de um talento nato. Autodidata, começa seus primeiros esboços ainda criança, aos 8 anos. Aos 16 anos muda-se para Santos onde tem um começo de vida difícil, chegando a pintar muros e placas de propaganda para sobreviver. Embora a atividade do pintor se registrou quase toda ela no litoral de São Paulo, uma obra do acaso trouxeram as telas de Calixto para Bocaina, município do centro do Estado de São Paulo, hoje com 11 mil habitantes. A história registra que ele deveria pintar os seus quadros na Igreja Matriz de Jaú. Não houve acordo quanto ao preço e ele foi embora. Em Bocaina, na época, estava o padre José Maria Alberto Soares. Ele gostaria de ter as telas do pintor em sua igreja e começou a escrever a Calixto, falando dessa vontade. Conseguiu sensibilizar o artista que veio a Bocaina e pintou as telas por um preço bem menor daquele que pedira em Jaú. As obras podem ser consideradas o melhor da arte sacra pintada por Calixto, que por ter nascido e vivido em cidades litorâneas, pintou muitas marinhas. O próprio pintor considerava as telas Salomé recebe a cabeça de João Batista e Transfiguração, como os seus melhores trabalhos sacros. Elas estão em Bocaina. Na capital paulista há pinturas de Benedito Calixto na Igreja da Consolação (centro histórico da cidade). Abaixo,  Praia José Menino, em Santos(SP).

1893 - Lillian Gish, atriz norte-americana indicada ao Oscar (m. 1993). Lillian Diana de Guiche (Springfield, Ohio, 14 de outubro de 1893 — Nova Iorque, 27 de fevereiro de 1993) foi uma famosa atriz norte-americana indicada ao Oscar, mais conhecida como Lillian Gish. Protagonizou clássicos como O nascimento de uma nação (1915) e Intolerance (1916), ambos de D. W. Griffith. Viveu a transição do cinema mudo para o cinema falado. Faleceu em 27 de fevereiro. Encontra-se sepultada em Saint Bartholomew's Episcopal Church, Manhattan, Condado de Nova Iorque, Nova Iorque nos Estados Unidos. Abaixo, a atriz numa aquarela.

Carla Camurati, atriz e cineasta brasileira, responsável pelo renascimento do cinema nacional nos anos 90. Após uma premiada carreira como atriz de cinema e televisão, nos anos 80, Carla Camurati lançou-se como diretora, produtora, roteirista e distribuidora em 1995, com o longa-metragem Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, filme que se tornou um marco da era da retomada da produção nacional. Foi o primeiro sucesso de público do cinema nacional na década de 1990, com participação em quarenta festivais e cerca de 1,5 milhão de espectadores conquistados graças a uma iniciativa de distribuição totalmente independente liderada pela própria Carla Camurati.Em 2007, assumiu a presidência da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e comandou a reforma do teatro que durou cerca de 850 dias ao custo de 75 milhões de reais. Baixe a biografia grátis em PDF, com texto e uma profusão de imagens sobre a artista e sua obra.
Daniela Peštová, modelo tcheca. Daniela Peštová (Teplice, República Checa, 14 de outubro de 1970) é uma supermodelo tcheca. Foi fotografada para revistas como GQ, Marie Claire, Cosmopolitan, Glamour, Elle e Sports Illustrated Swimsuit Issue.
Stacy Kiebler, atriz e wrestler (lutadora) norte-americana. (Clique na imagem para ampliar)
Sherlyn González, atriz mexicana. Sherlyn Montserrat González Díaz (Guadalajara estado de Jalisco, 14 de outubro de 1985) é uma cantora e atriz mexicana. Sherlyn é uma famosa figura juvenil e infantil do México. Além de fazer telenovelas, ela também estreou no cinema. Em alguns longa-metragens estrelou ao lado de Dulce Maria e Anahí e fez parte do grupo musical Kids ao lado de Dulce Maria.
Mia Wasikowska, atriz australiana. Wasikowska nasceu e foi criada em Canberra, capital da Austrália, onde continua a residir com os pais e dois irmãos. Dos nove aos quinze anos de idade, dançava balé 35 horas por semana, aspirava se tornar uma bailarina. Mia tem ascendência polaca. Em 2006 decidiu centrar-se na carreira de atriz. Como resultado, foi nomeada para um prêmio AFI na categoria jovem ator/atriz. Mia trabalhou nos Estados Unidos na série da HBO, In Treatment, e foi também escolhida para interpretar Alice na adaptação de Tim Burton de Alice no País das Maravilhas, na qual estrelou ao lado de Johnny Depp, Helena Bonham Carter, entre outros. Ainda em 2010 participou do filme The Kids Are All Right, protagonizado por Julianne Moore e Annette Bening. (Clique na imagem para ampliar)
1996 - Lourdes Maria Ciccone Leon, filha da cantora Madonna.

    Falecimentos

    1959 - Errol Flynn, actor norte-americano (n. 1909). Errol Leslie Thomson Flynn (Hobart, 20 de junho de 1909 — Vancouver, 14 de outubro de 1959) foi um ator nascido na Austrália e radicado nos Estados Unidos da América, tendo se naturalizado cidadão estadunidense em 1942. Tal como nos seus filmes, a vida de Errol Flynn foi também uma grande aventura. Foi expulso de vários colégios que frequentou na Austrália e na Inglaterra, conseguiu o primeiro emprego numa companhia de navegação em Sydney, e depois trabalhou numa repartição do governo. Aos 20 anos, voltou a Sydney e comprou um velho barco que batizou como “Sirocco”, empreendendo uma viagem de sete meses para a Nova Guiné, tornando-se essa aventura o assunto para o seu primeiro livro, “Beam Ends”, publicado em 1937[10]. Estabeleceu-se em uma plantação de tabaco em Laioki, e passou a escrever alguns artigos para o “Sydney Bulletin”. O empreendimento de mineração de cobre na serra, perto do Vale Laloki, atrás da atual capital nacional, Port Moresby, também fracassou, além de o envolver no tráfico de mão-de-obra nativa para a mineração. Encontrou seu caminho no cinema. Após uma carreira aventuresca, com mais de 30 filmes e muitos sucessos, nos anos 50 teve início o declínio artístico de Flynn. Ficou um tempo na Europa, atuando para a Warner Brothers, na Inglaterra, onde fez “The Master of the Ballantrae” (Minha Espada, Minha Lei), em 1953. Em 1954, fez “Crossed Swords” (Ousadia de Valentes), produção italiana. Voltou aos EUA onde morreu.

    1977 - Bing Crosby, cantor e actor estadunidense (n. 1901). Bing Crosby (Tacoma, Washington, 3 de maio de 1903 — Madrid, Espanha, 14 de outubro de 1977) foi um cantor e ator norte-americano. Considerado um dos maiores cantores populares do século XX, morreu vítima de um ataque cardíaco enquanto jogava golfe. No cinema, Bing Crosby formou famosa dupla cômica com Bob Hope nos anos 40. Brilhou em "Fuzarca a Bordo", "A Sedução do Marrocos", "O Bom Pastor", que lhe deu o Oscar de melhor ator em 1944, "Os Sinos de Santa Maria", "A Caminho do Rio", "Anjos e Piratas", "Natal Branco", "Amar é Sofrer", que lhe valeu outras indicações ao prêmio em 1954, "High Society" (br.:Alta Sociedade), "Dizem que é Amor", "Robin Hood de Chicago" e "A Última Diligência". Bing imortalizou a canção "White Christmas" e sua voz se transformou em sinônimo de Natal.


    Feriados e eventos cíclicos



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.