sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1582 - Por causa da implementação do Calendário Gregoriano, esse dia não existe na Espanha, na França, na Itália, na Polônia e em Portugal, especificamente no ano de 1582. Foi um "acerto de passo" para entrar no novo calendário. mudança para o calendário gregoriano deu-se ao longo de mais de três séculos. Primeiramente foi adotado por ItáliaPortugalEspanha e França; e de modo sucessivo, pela maioria dos países católicos europeus. Os países onde predominava o luteranismo e o anglicanismo tardariam a adotá-lo, caso da Alemanha (Baviera, Prússia e demais províncias) (1700) e Reino Unido (Inglaterra) (1751). A adoção deste calendário pela Suécia foi tão problemática que até gerou o dia 30 de fevereiro. A China aprova-o em 1912, a Bulgária em 1917, a Rússia em 1918, a Roménia em 1919, a Grécia em 1923 e a Turquia em 1927. Já a Rússia, onde prevalece a Igreja Ortodoxa, permanece até hoje o Calendário Juliano. 
1967 - Che Guevara é capturado na Bolívia. Convencido da necessidade de estender a luta armada revolucionária a todo o Terceiro Mundo, Che Guevara impulsionou a instalação de grupos guerrilheiros em vários países da América Latina. Entre1965 e 1967, lutou no Congo e na Bolívia, onde foi capturado e assassinado de maneira clandestina e sumária pelo exército boliviano, em colaboração com a CIA, em 9 de outubro de 1967. 
2003 - Anunciado o noivado de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e a plebéia australiana Mary Elizabeth Donaldson. Mary conheceu Frederico num bar de Sydney, durante as Olimpíadas de 2000, no dia 16 de Setembro. Mary recorda-se que seu primeiro encontro com Frederico foi por acaso, já que ela decidiu no último momento aceitar o convite de um dos seus colegas de apartamento para conhecer uns espanhóis que estavam participando dos jogos. Na verdade, se tratava de uma festa de alguns australianos e dois sobrinhos do rei espanhol, mais o Príncipe Frederico, o Príncipe Joaquim, Príncipe Nicolau da Grécia e a Princesa Marta Luísa da Noruega. Mary inicialmente ignorava suas identidades: "Eu não sabia quem eles eram."  Por volta de Setembro de 2003, Frederico e Mary viajaram para Roma, Itália, onde se acredita que Frederico pediu Mary em casamento. Em 24 de setembro de 2003, a Corte dinamarquesa anunciou que a Rainha Margarida planeava dar o seu consentimento para o casamento de seu filho e Mary Donaldson. Em 8 de Outubro de 2003, o noivado de Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca e Mary Elizabeth Donaldson é anunciado. O casamento real iria-se realizar no dia 14 de Maio de 2004. O casal apareceu na varanda do Palácio de Amalienborg, em Copenhaga, seguindo depois para o Palácio de Fredensborg para uma conferência de imprensa. No dia 14 de Maio de 2004, Frederico e Mary Elizabeth casam-se na Catedral de Copenhaga.

Nascimentos

1863 - Catulo da Paixão Cearense, músico e poeta brasileiro (m. 1946). Catulo da Paixão Cearense (São Luís do Maranhão8 de outubro de 1863 — Rio de Janeiro10 de maio de 1946) foi um poetamúsico e compositor brasileiro. Mudou-se para o Rio em 1880, aos 17 anos, com a família. Trabalhou como relojoeiro. Conheceu vários chorões da época, como Anacleto de Medeiros e Viriato Figueira da Silva, quando se iniciou na música. Integrado nos meios boêmicos da cidade, associou-se ao livreiro Pedro da Silva Quaresma, proprietário da Livraria do Povo, que passou a editar em folhetos de cordel o repertório de modinhas da época. 
Também é o responsável pela reabilitação do violão nos salões da alta sociedade carioca e pela reforma da modinha
. Vivia despreocupado, pois era boêmio, e morreu na pobreza.

Em algumas composições teve a colaboração de alguns parceiros: Anacleto de MedeirosErnesto NazarethChiquinha GonzagaFrancisco Braga e outros. Como interprete, o maior tenor do Brasil, Vicente Celestino. Sua canção consagradora foi Luar do Sertão, considerada o Hino Nacional do sertão brasileiro.
1895 - Juan Domingo Perón, militar e presidente argentino (m. 1974).  
Perón casou-se com Aurelia Tizón (falecida de câncer, em 1938) e em segundas núpcias com Eva Perón, mais conhecida como Evita que também faleceu de câncer no útero. Nos anos 1960, casou-se uma terceira vez, agora com Maria Estela Martínez, mais conhecida como Isabel Perón, que o sucedeu na presidência da Argentina em 1974.
Juan Domingo Perón (Lobos8 de outubro de 1895 — Buenos Aires1 de julho de 1974) foi um militar e político argentino. Foi presidente de seu país de 1946 a 1955 e de 1973 a 1974.
Seu governo populista era apoiado pela Igreja Católica, pelo Exército Argentino e pelo Movimento sindical, e baseava-se num forte nacionalismo, centralizado no poder do Estado.  No seu último retorno ao poder, faleceu logo em seguida, sendo substituído por sua mulher Isabelita que, despreparada para o governo, acabou criando condições para um golpe de estado militar e a mais sangrenta das ditaduras que a Argentina já conhecera. Na pintura oficial (abaixo), Peron e Evita nos melhores momentos do primeiro governo.
Claude Jade, atriz francesa. Claude Jade (Dijon, 8 de Outubro de 1948Boulogne-Billancourt, 1 de Dezembro de 2006) foi uma actriz francesa. Tornou-se conhecida principalmente devido à sua participação no ciclo de filmes de François Truffaut sobre Antoine Doinel: Beijos Roubados; Domicílio Conjugal e Amor em Fuga. Claude Jade estrelaria em um dos papéis principais, Christine Darbon. Christine agradou ao personagem, ao diretor e ao público, e a bela francesinha ia ganhando reconhecimento internacional. A actriz participou também no filme do inglês Alfred Hitchcock 'Topaz' (1969, interpretando o personagem de Michèle Picard, filha de um agente secreto e esposa de um periodista) e, nesse mesmo ano, contracenou com o cantor Jacques Brel em 'Mon Oncle Benjamin'. 
1953 - Aldine Muller, atriz brasileira. Aldine Müller, nome artístico de Aldina Rodrigues Raspini (São José dos Ausentes, 8 de outubro de 1953) é uma atriz brasileira. Tem no currículo mais de 40 filmes e vários trabalhos na TV, entre eles a sensual Brigite na novela Sassaricando (1987), a falsa Dinah em O Salvador da Pátria (1989), a dona Flor no humorístico Escolinha do Professor Raimundo (1992) e a Madre Monserrat na novela do SBT Cristal (2006).
Emily Procter, atriz norte-americana. Formada em jornalismo e dança na "East Carolina University" chegando a trabalhar como âncora do tempo na TV de Greenville, North Carolina. Após a mudança para Los Angeles, o seu pai responsabilizou-se por pagar, durante dois anos, os seu estudos numa escola de representação. Antes de se mudar, ela já tinha feito uma série de pequenos papéis em filmes como "Jerry Maguire" em 1996, e "Breast Men" em 1997, onde ela representou junto de David Schwimmer e Chris Cooper. Teve papéis recorrentes na série The West Wing da NBC, como a conselheira associada da Casa Branca, Ainsley Hayes. Também fez uma breve participação na segunda temporada de Friends, onde interpretou uma colega de trabalho por quem Joey (Matt LeBlanc) tem um breve interesse amoroso. Abaixo, com Matt LeBlank (Joe) no seriado Friends.
Tetsuya Nomura, desenhista japonês. Tetsuya Nomura (10 de outubro de 1970) é um diretor de videogames japonês e um desenhista de personagens de jogos na Square Enix (antiga Squaresoft). Entre personagens desenhadas por ele encontram-se as de Final Fantasy VII,VIII, X, X-2, XI Final Fantasy XIII, Parasite Eve (Psx - 1997/1998), Ehrgeiz (Psx), The Bouncer (Ps2), Kingdom Hearts (PS2), Kingdom Hearts: Chain of Memories (GBA), Kingdom Hearts II (PS2) e The World Ends With You (DS). Também foi ele o responsável pela animação do filme Final Fantasy VII: Advent Children (lançado no Japão em 2005 e na América em 2006), tendo escrito também algumas letras da banda sonora do filme.
Karina Bacchi, atriz e modelo brasileira. Karina Bacchi (São Manuel, 8 de outubro de 1976) é uma modelo e atriz brasileira. Bacchi é descendente de italianos e africanos.  Karina Bacchi começou sua carreira como modelo aos quatro anos de idade. Aos quatorze anos, se mudou para São Paulo, onde se projetou primeiramente como modelo fotográfica e posteriormente em desfiles, campanhas publicitárias em revistas e televisão. Além dos trabalhos publicitários e de moda, estudou teatro e dança e foi convidada em 2000 para fazer uma novela na Rede Record chamada Vidas Cruzadas. Ela e Ticiane Pinheiro participaram do reality show Simple Life - Mudando de Vida. Karina foi a vencedora da segunda temporada do reality show A Fazenda, exibido na Rede Record, ao derrotar o ator André Segatti na final, em 2009. Ela recebeu um milhão de reais como premiação.
Ildi Silva, atriz brasileira. Ildimara "Ildi" Silva (Salvador, 8 de outubro de 1982) é uma atriz e modelo brasileira. Iniciou a carreira quando um caçador de modelos a viu passeando pelas ruas de Salvador, e que a convidou para um ensaio fotográfico. Após participar de várias campanhas publicitárias, surgiu um convite para participar do grupo de teatro dirigido por Wolf Maya. Em 2003 a atriz figurou na lista das 25 mais sexy do Brasil. Foi contratada pela Rede Record em 2009, para interpretar na novela Bela, a Feia. Depois do fim do contrato não renovou com a emissora. Ildi Silva é descendente de africanos, neerlandeses e índios. (Clique na imagem para ampliar)

Tansey Coetzee, modelo sul-africana. Tansey Coetzee (Johannesburgo, 8 de outubro de 1984) é uma modelo sul-africanaEla ganhou o título de Miss África do Sul 2007 e, mais tarde, representou a África do Sul no Miss Universo 2008, em Nha Trang, no Vietnam, terminando entre as 15 semifinalistas. Ela também representou o seu país no Miss Mundo 2008 em Johannesburgo, sua cidade natal, em 13 de dezembro de 2008, onde alcançou o 5º lugar. Tansey se formou em Comunicação Corporativa pela Rand Afrikaans University. Além disso, é modelo e dançarina. Fala inglês, espanhol e africâner.

Ana Carolina Dias, atriz e apresentadora brasileira. Ana Carolina Dias, nome artístico de Ana Carolina Dias Ferreira (Rio de Janeiro, 8 de outubro de 1987) é uma atriz e apresentadora brasileira. Em 2010, participou do reality show A Fazenda 3, da Rede Record, tendo sido a 11ª eliminada do programa. 
1997 - Bella Thorne, atriz e cantora norte-americana. Annabella Avery "Bella" Thorne (Pembroke Pines, Flórida, 8 de outubro de 1997), é uma atriz, dançarina, modelo e recentemente cantora norte-americana. Já estrelou em várias séries como, por exemplo, a namorada do Max, Nancy, em Os Feiticeiros de Waverly Place e trabalhou como modelo. Atualmente, interpreta a personagem "CeCe Jones" ná série Disney Channel "No Ritmo".

Falecimentos

1999 - Zezé Macedo, atriz brasileira (n. 1916). Maria José "Zezé" de Macedo (Silva Jardim, 6 de maio de 1916Rio de Janeiro, 8 de outubro de 1999) foi uma comediante e atriz brasileira de rádio, cinema e televisão. É a recordista feminina no Brasil em participações de cinema, tendo feito 108 filmes. Seu tipo físico, magra e baixa, sempre lhe garantiu papéis cômicos, apesar de ter sempre afirmado que também gostaria de representar papéis dramáticos em novelas. Oscarito dizia que ela era a maior comediante do cinema brasileiro. Grande Otelo chamava-a de Carlitos de saia; e Ivan Cardoso, de primeira-dama do cinema brasileiro. Na época das chanchadas, também ficou conhecida como a empregadinha do Brasil, numa referência aos inúmeros papéis de empregada doméstica que interpretou ao longo de sua carreira.
2005 - Fernando Bonini, desenhista brasileiro de histórias em quadrinhos. Fernando Bonini, de nome completo Fernando Antonio Bonini da Silva (Niterói, 17 de setembro de 1955 - Valinhos, 8 de outubro de 2005) foi um criador de histórias em quadrinhos brasileiro. Bonini se tornou conhecido por ter sido um dos principais desenhistas de Zé Carioca e Urtigão. Abaixo, um desenho para Luluzinha e Bolinha adolescentes, que não vingou.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Outros Países

Religioso

  • Dia de Santa Pelágia, a Penitente
Festival de Vitória, deusa do triunfo e da glória - Antiga Grécia Vitória (Latim: Victoria) era, na mitologia romana, a personificação/deusa da vitória. Corresponde à deusa grega Nice (em grego Νίκη, Níkē ou Niké – "Vitória"). Diferentemente da deusa Nice, Victoria exercia um papel fundamental na sociedade. Diversos templos foram erguidos para homenageá-la e um grande culto subsistiu por centenas de anos, adorando-a. Quando a estátua foi retirada em 382 houve muita revolta em Roma. A adoração era muito comum entre os generais que a agradeciam pela vitória nas guerras. A imagem era impressa em moedas, jóias, arquitetura, entre outras obras de arte, nas quais era sempre vista numa carruagem. Um exemplo é a imagem sobre o portão de Brandenburg em Berlim, Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.