quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de ouubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1807 - Humphry Davy inicia primeiras experiências com a eletrólise com a obtenção do elemento químico potássio. Em 1800, Alessandro Volta apresentou a primeira pilha elétrica ou bateria. Davy usou esta bateria elétrica para separar sais em um processo hoje conhecido como eletrólise. Com muitas baterias em série ele foi capaz de separar o potássio e o sódio em 1807 e o cálcio, estrôncio, bário e magnésio em 1808. Ele também mostrou que o oxigênio não poderia ser obtido da substância conhecida como óxido-muriática ácida e provou ser a substância um elemento ao qual chamou de cloro. Ele também estudou as energias envolvidas na separação destes sais, que hoje constituem o campo da eletroquímica. Na imagem abaixo, uma pedra de pelcrorato de potássio que, submetido à eletrólise, isola o elemento químico Potássio.

1973 - Guerra do Yom Kippur. A Guerra do Yom Kippur (em hebraico: מלחמת יום הכיפורים; transliterado: Milchemet Yom HaKipurim ou מלחמת יום כיפור, Milchemet Yom Kipur; em árabe: حرب أكتوبر‎, transl. ħarb October, ou حرب تشرين, ħarb Tishrin), também conhecida como Guerra Árabe-Israelense de 1973, Guerra de Outubro, Guerra do Ramadão (Ramadã, na forma brasileira) ou ainda Quarta guerra Árabe-Israelense, foi um conflito militar ocorrido de 6 de Outubro a 26 de Outubro de 1973, entre uma coalizão de estados árabes liderados por Egipto e Síria contra Israel. A guerra começou com um ataque conjunto surpresa pelo Egipto e Síria no feriado judaico de Yom Kippur. Egipto e Síria cruzaram as linhas de cessar-fogo no Sinai e na Colinas do Golã, respectivamente, que haviam sido capturados por Israel em 1967 durante a Guerra dos Seis Dias.
1991 - Elizabeth Taylor se casa com Larry Fortensky, seu oitavo marido. Na foto, além dos dois, está também o fiel amigo Michael Jackson. (Clique na imagem para ampliar)

Nascimentos

1887 - Le Corbusier, arquiteto franco-suíço (m. 1965). Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965. A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planejamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das teorias arquitectónicas de Le Corbusier foram adoptadas pelos construtores de apartamentos nos Estados Unidos da América. Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de ornamentação. As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nas cidades, foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de Brasília foi concebida segundo as suas teorias. Abaixo, um de seus projetos, a Ville Savoye  (Clique na imagem para ampliar)
1934 - Lia Wyler (Ourinhos, São Paulo, 6 de outubro de 1934) é tradutora profissional brasileira, mais conhecida por haver sido escolhida para realizar a versão, no país, da série Harry Potter. Lia Wyler inventou vários termos na traduções de Harry Potter. Wyler recebeu algumas críticas por parte de fãs devido às traduções dos nomes. Contudo, a tradutora foi elogiada pela própria autora J.K. Rowling. Exemplos: Ron - Rony; Ginny - Gina; James Potter - Tiago Potter; Quidditch - Quadribol; Billywig - Gira-gira; Bowtruckle - Tronquilho; Muggles - trouxa; Bill - Gui; Head-boy - Monitor-chefe; Snitch - Pomo. Confira entrevista à revista Época.
1959 - Ivo Silva, pintor português. Ganhou projeção, em 1984, quando, conjuntamente com o pintor luso-espanhol António Alonso Martinez, lançou o Manifesto da Pintura Multi-Instrumentalista publicado no Jornal de Letras, Artes e Ideias em 26 de Junho de 1984. Este manifesto é acompanhado duma exposição na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, criando polémica no meio dos novos artistas plásticos e criticos, pois denuncia o neo-academismo emergente, isento de conteúdo.
Romero Britto, artista plástico brasileiro. Romero Britto (Recife, 6 de outubro de 1963) é um pintor, escultor e serígrafo brasileiro. Romero Britto é conhecido como artista pop brasileiro, radicado em Miami. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor, tendo sido alçado para a fama ao realizar a ilustração de uma campanha publicitária para a vodca Absolut. Começou no mundo do "grafite" e hoje é o artista preferido de vários atores e atrizes hollywoodianos. Porém nunca obteve sucesso com a crítica especializada, uma vez que se trata de um artista cujo trabalho é por demais determinado pela indústria cultural, sendo impossível distinguir até que ponto seu trabalho deve ser visto como arte ou como prática de marketing. Britto pinta suas obras com o estilo cubista, representando as formas da natureza por meio de figuras geométricas.
Jacqueline Obradors, atriz estadunidense.
Amy Jo Johnson, atriz e cantora norte-americana. Amy Jo Johnson é uma atriz, cantora, compositora e instrumentista norte-americana, indicada ao Gemini Awards de 2009 como "Melhor atriz protagonista de uma série dramática" pela sua atuação em FlashpointIniciou sua carreira de atriz como Kimberly Hart, a primeira Ranger Rosa de Power Rangers. Seu grande sucesso televisivo foi em Felicity, onde teve o papel marcante de Julie Emrick, e lançou sua canção "Puddle Of Grace".Atualmente, Amy se encontra em Toronto gravando a quarta temporada de Flashpoint, que será lançada no segundo semestre de 2011. Abaixo, em uma cena de Flashpoint.
Samara Felippo, atriz brasileira. Samara Felippo Santana (Rio de Janeiro, 6 de outubro de 1978) é uma atriz brasileira. O sobrenome Felippo é de origem italiana, da região da Calábria, no sul do país europeuA primeira novela, Anjo Mau, trouxe Samara na pele da jovem Simone Garcia.  Depois, fez Meu Bem Querer, Suave Veneno, dentre outras. Na foto, ela está com o jogador de basquete Leandro Barbosa.
2000 - Klara Castanho, atriz brasileira. Klara teve o seu primeiro trabalho na TV em 'Revelação' (Novela do SBT) Escrita por Íris Abravanel. E seu primeiro papel de destaque na Rede Globo, após o SBT, foi na telenovela Viver a Vida, onde viveu a pequena Rafaela, filha de Dora (Giovanna Antonelli). Essa participação lhe rendeu, em março de 2010, o título de Melhor do Ano em sua categoria (Ator ou Atriz Mirim), pela Rede Globo. Após o final da novela, assinou contrato de 2 anos com a Rede Globo. A Justiça brasileira decidiu intervir na novela Viver a Vida, na qual Klara interpreta a primeira vilã-mirim da história das telenovelas. Segundo a Procuradoria, a menina pode não ter maturidade para distinguir a realidade da ficção e pode ser hostilizada na rua por pessoas que confundem o ator com o personagem. O autor Manoel Carlos concordou em adaptar a trama. Abaixo, em cena de Viver a Vida.

Falecimentos

1989 - Bette Davis, atriz norte-americana (n. 1908). Ruth Elizabeth "Bette" Davis (Lowell, 5 de abril de 1908Neuilly-sur-Seine, 6 de outubro de 1989), foi uma atriz estadunidense de cinema, televisão e teatro. Conhecida por sua vontade de interpretar personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais a filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido em romances dramáticos. Davis foi uma das mais célebres protagonistas do cinema americano, reconhecida por seu estilo forte e intenso. Ganhou uma reputação de perfeccionista muito combativa, sendo que embates com executivos dos estúdios, diretores de cinema e outras estrelas eram frequentemente noticiados pela mídia. Seu estilo franco, sua voz distinta e o cigarro sempre a mão contribuíram para a construção de uma imagem pública muito imitada e satirizada. Seus últimos anos foram marcados por um longo período de doença, mas ela continuou atuando até pouco antes de sua morte por câncer de mama, com mais de 100 papéis em filme, televisão e teatro em sua filmografia. Abaixo, a atriz, homenageada em selo de correio.
1999 - Amália Rodrigues, fadista portuguesa (n. 1920). Amália da Piedade Rodrigues  (Lisboa, 23 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. A 6 de Outubro de 1999, Amália Rodrigues morre, em sua casa, repentinamente, ao início da manhã, com 79 anos, poucas horas depois de regressar da sua casa de férias no litoral alentejano. Imediatamente, o então primeiro-ministro, António Guterres, decreta Luto Nacional por três dias. No seu funeral centenas de milhares de lisboetas descem à rua para lhe prestar uma última homenagem. Foi sepultada no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Dois anos depois, em Julho de 2001, o seu corpo foi trasladado para o Panteão Nacional, em Lisboa. (após pressão dos seus admiradores e uma modificação da lei que exigia um mínimo de quatro anos antes da trasladação), onde repousam as personalidades consideradas expoentes máximos da nacionalidade.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Santos do Dia

São Bruno - Monge fundador da Ordem dos Cartuxos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.