terça-feira, 4 de outubro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de outubro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras



Eventos históricos


1143 - Realiza-se em Zamora (Leão) a Conferência do mesmo nome, pela qual é reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a Independência de Portugal. 
D. Afonso Henriques afirma-se como rei de Portugal, e com o apoio dos nobres portugueses, é aclamado como rei soberano. D. Afonso Henriques torna-se rei, o rei Afonso I de Portugal. Contudo, o estatuto de independência carecia de reconhecimento, o qual só foi feito por parte do Reino de Leão e Castela a 5 de Outubro de 1143, data em que o rei Afonso VII assinou o Tratado de Zamora, que assinalaria a separação entre os reinos. Desde então, D. Afonso Henriques (Afonso I) procurou consolidar a independência por si declarada. Fez importantes doações à Igreja e fundou diversos conventos. Dirigiu-se ao papa Inocêncio II e declarou Portugal tributário da Santa Sé, tendo reclamado para a nova monarquia a protecção pontifícia. Em 1179 o papa Alexandre III, através da Bula Manifestis Probatum, confirma e reconhece a Portugal como país independente e soberano protegido pela Igreja Católica.


1414 - Abertura do Concílio de Constança, que resultou no fim do cisma da Igreja.
1582 - Último dia do calendário juliano (oficialmente, os dias de 6 a 14 de Outubro não existiram).
1768 - O Marquês de Pombal obriga, por decreto, os nobres portugueses anti-semitas que tivessem filhos em idade de casar, a organizar casamentos com famílias judaicas.


1897 - Fim da Guerra de Canudos. Após receber promessas de que a República lhes garantiria a vida, uma parte da população sobrevivente se rendeu com bandeira branca, enquanto um último reduto resistia na praça central do povoado. Apesar das promessas, todos os homens presos, e também grupos de mulheres e crianças acabaram sendo degolados - uma execução sumária que se apelidou de "gravata vermelha". Com isto, a Guerra de Canudos acabou se constituindo num dos maiores crimes já praticados em território brasileiro. O arraial resistiu até 5 de outubro de 1897, quando morreram os quatro derradeiros defensores. O cadáver de Antônio Conselheiro foi exumado e sua cabeça decepada a faca. No dia 6, quando o arraial foi arrasado e incendiado, o Exército registrou ter contado 5.200 casebres. Abaixo, o último reduto de Palmares. (Clique na foto para ampliar)


1905 - Os irmãos Wright realizam o primeiro vôo circular do mundo (v. também em História da aviação)
1908 - Independência da Bulgária.
1908 - Começou a ser vendido nos Estados Unidos o Ford T, primeiro modelo automóvel produzido em grande número para todo o público.


1910 - É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal (vide Proclamação da República Portuguesa). A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de um golpe de estado organizado pelo Partido Republicano Português que, no dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal. Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia seguinte da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da república, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional e a bandeira. (Clique na imagem para ampliar)


1910 - O rei D. Manuel II, sua mãe (D. Amélia) e sua avó (D. Maria Pia) embarcam em fuga no iate D. Amélia, na praia de Ericeira, com destino ao Porto. Mas foi demovido disso e foi obrigado a desembarcar no estrangeiro, em Gibraltar.
1914 - O Movimento Internacional de Schoenstatt é fundado pelo Pe. Kentenich, como Movimento de renovação espiritual na Igreja Católica
1934 - Estabelecimento da Comuna das Astúrias
1943 - Aprovada a lei que substitui o peso paraguaio pelo guarani.
1966 - Fundação da Universidade Estadual de Campinas.
1969 - Vai ao ar o primeiro episódio da série britânica de TV Monty Pyhton's Flying Circus.


1988 - Promulgada a nova Constituição do Brasil. Os territórios do Amapá e Roraima são elevados a categoria de estado. O estado do Tocantins é criado com o desmembramento do norte de Goiás. A Lei 7.783, de 28 de junho de 1989 complementou o dispositivo que trata do exercício do direito de greve, definindo quais as atividades essenciais e regulando o atendimento das necessidades inadiáveis à comunidade.


1991 
Linus Torvalds anuncia a primeira versão oficial do Sistema Operacional Linux.
Inauguracão da atual sede do Jardim Botânico de Curitiba, na capital paranaense.
2001 - Reinauguração do Mercadão de Madureira, após ter sofrido um incêndio.
2003 - Canonização de São Daniel Comboni pelo Papa João Paulo II na Praça de São Pedro


Nascimentos


1541 - El Greco, artista greco-espanhol (m. 1614). Doménikos Theotokópoulos (em grego: Δομήνικος Θεοτοκόπουλος), mais conhecido como El Greco, ("O Grego") (Fodele, Iráclio, 1541Toledo, 7 de abril de 1614) foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem. Nasceu em Creta, que naquela época pertencia à República de Veneza e era um centro artístico pós-bizantino. Pintor de concepções avançadas, tinha um estilo dramático e expressivo, que  foi considerado estranho por seus contemporâneos, mas encontrou grande apreciação no século XX, sendo considerado um precursor do expressionismo e do cubismo do Século XX. (Clique na imagem para ampliar)


1713 - Denis Diderot, filósofo e escritor francês, um dos criadores da "Enciclopédia" (m. 1784).
1778 - Jacques-Joseph Champollion, arqueólogo francês (m. 1867).
1829 - Chester A. Arthur, 21º presidente dos Estados Unidos (m. 1886).
1864 - Louis Jean Lumière, um dos "pais" do cinema (m. 1948).
1879 - Francis Peyton Rous, patologista estado-unidense (m. 1970).
1882 - Robert Hutchings Goddard, inventor norte-americano, considerado o "pai dos modernos foguetes" (m. 1945).
1895 - Svea Norén, patinadora artística sueca (m. 1985).
1906 - Cyro dos Anjos, escritor brasileiro (m. 1994).
1922 - José Froilán González, ex-automobilista argentino.
1928 - Linneu Dias, ator, cineasta e escritor brasileiro. (m. 2002)
1930 
Reinhard Selten, economista alemão.
Dom Luciano Mendes, bispo brasileiro (m. 2006).
Pavel Popovich, cosmonauta soviético.
1935 - Tarcísio Meira, ator brasileiro.
1936 


Moacyr Franco, ator e cantor brasileiro. Começou sua carreira nos anos 60 no programa Praça da Alegria. Interpretando o personagem "Mendigo", emplacou um grande sucesso ao gravar a marchinha de carnaval "Me Dá Um Dinheiro Aí". Estourou com outras músicas, como Suave é a Noite (versão de Tender is the Night) e Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer. Sofreu um sério acidente automobilístico na década de 70, o que lhe prejudicou a carreira. Depois do sucesso que vivenciara na primeira metade da década de 70, nunca recuperou a imensa popularidade que tinha. 


Václav Havel, político tcheco.
1939 - Marie Lafôret, cantora francesa.
1941 - Eduardo Duhalde, político argentino.
1943 - Steve Miller, músico e guitarrista de blues e rock.
1947 - Brian Johnson, vocalista do AC/DC.
1951 
Bob Geldof, cantor, compositor e humanista irlandês.
Karen Allen, atriz americana.
1952 
Emomalii Rahmon, presidente do Tajiquistão.
Clive Barker, escritor, diretor de cinema e artista visual.
Harold Faltermeyer, compositor alemão.
1957 - Bernie Mac, ator norte-americano (m. 2008).
1960 


Careca, ex-futebolista brasileiro. Antonio de Oliveira Filho, mais conhecido como Careca (Araraquara, 5 de outubro de 1960), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como atacante. Atualmente é comentarista esportivo da RedeTV. A razão do seu apelido é que ele era do palhaço Carequinha. Foi durante a Copa do Mundo de 1986, no México, que Careca realmente se estabeleceu no futebol mundial. Ele terminou o torneio, durante o qual o Brasil foi eliminado pela França nas quartas-de-final, com cinco gols, colocando-o em segundo no ranking da Chuteira de Ouro, atrás de Gary Lineker, da Inglaterra, com seis. Também durante 1986, Careca liderou o São Paulo na conquista do Brasileiro, batendo seu antigo clube, o Guarani, na final — e marcando o gol que levou a decisão para a disputa de penalidades. Com vinte e cinco gols, foi artilheiro e eleito o melhor jogador do campeonato.  Em agosto de 2010 firmou contrato com a emissora brasileira de televisão RedeTV, para comentar partidas de futebol. Ao lado de Silvio Luiz, forma a dupla titular da emissora. Veja gols de Careca pela Seleção Brasileira.


Daniel Baldwin, ator norte-americano.
1962 - Michael Andretti, ex-piloto norte-americano de automobilismo.
1963 - Amazan, cantor e compositor brasileiro.
1965 - Mario Lemieux, ex-jogador de hóquei no gelo canadense.
1966 - Wilfred Agbonavbare, ex-goleiro nigeriano.
1967 - Guy Pearce, ator australiano.
1968 - Fabián Estay, ex-futebolista chileno.
1971 
Bertrand Crasson, ex-futebolista belga.
Mauricio Pellegrino, ex-futebolista argentino.
Alejandro Sergi, vocalista da banda Miranda!
1972 
Efe Sodje, futebolista nigeriano.
Sebastien Bax, ex-futebolista mauriciano.
1974 - Jeff Strasser, futebolista luxemburguês.
1975 


Kate Winslet, atriz britânica. Kate Elizabeth Winslet (Reading, 5 de outubro de 1975) é uma atriz britânica, nascida na Inglaterra. Tornou-se mundialmente conhecida pelo papel de Rose DeWitt Bukater em Titanic, e em 2009 foi agraciada com o Oscar de melhor atriz pelo seu desempenho no filme The Reader (O Leitor). É a atriz mais jovem a receber cinco indicações ao Oscar antes dos 31 anos de idade; atualmente possui seis indicações e uma estatueta do prêmio.


Bobo Baldé, futebolista guineense.
Parminder Nagra, atriz britânica.
1976 
J. J. Yeley, piloto norte-americano de corridas.
Ramzan Kadyrov, ex-rebelde checheno e atual presidente do Terek Grozny.
1977 
Fumagalli, futebolista brasileiro.
Konstantin Zyryanov, futebolista russo.
Tyrone Ellis, jogador de basquete dos EUA.
1978 
Ikpe Ekong, futebolista nigeriano.
Hamad Ndikumana, futebolista ruandês.
Gustavo Bizcayzacú, futebolista uruguaio.
1979 
Vincenzo "Vince" Grella, futebolista australiano.
Lukáš Zelenka, futebolista tcheco.
Julio César Cáceres, futebolista paraguaio.
1980 
Borges, futebolista brasileiro.
James Toseland, motociclista inglês.
1981 - Iran Malfitano, ator brasileiro.
1982 
Andrew Prendeville, piloto norte-americano de corridas.
Henry Fa'arodo, futebolista salomônico.
Jádson, futebolista brasileiro.
1983 
Juan Manuel Vargas, futebolista peruano.


Nicky Hilton, modelo e estilista norte-americana. Nicholai "Nicky" Olivia Hilton (Nova York, 5 de Outubro de 1983) é uma modelo, estilista e socialite americana. Nicky é irmã de Paris Hilton e herdeira do império Hilton. Na imagem (ampliável) estão as duas irmãs.
1984 
Kenwyne Jones, futebolista trinitário.
Zlatko Dedič, futebolista esloveno.
Glenn McMillan, ator brasileiro.
1987 
Kevin Mirallas, futebolista belga.
Javier Villa, piloto espanhol de corridas.
1988 
Jhasmani Campos, futebolista boliviano.
Liban Abdi, futebolista somali.
Bahar Kızıl, cantora alemã (Monrose).
1992 - Kevin Magnussen, piloto dinamarquês de corridas.


Falecimentos


1111 - Roberto II da Flandres
1798 - Morgado de Mateus, nobre português (n. 1722)
1805 - Charles Cornwallis, general britânico (n. 1738)


1904 - Frédéric Auguste Bartholdi, escultor francês (n. 1834). Frédéric Auguste Bartholdi de Mello (Colmar, 2 de agosto de 1834 - Paris, 5 de outubro de 1904) foi um escultor francês, conhecido principalmente por ter sido o autor da célebre Estátua da Liberdade, presente da França aos Estados Unidos da América e situada na entrada do porto de Nova York, assim como do Leão de Belfort (Lion de Belfort), construído para celebrar a resistência heróica da cidade durante o cerco de 1870-1871, durante a Guerra Franco-Prussiana. (Clique na imagem para ampliar)


1918 - Roland Garros, jogador de tênis (cujo torneio em Paris leva o seu nome) e pioneiro da aviação francesa (n. 1888)
1960 - Alfred Louis Kroeber, antropólogo norte-americano (n. 1876)


1992 - Fulvio Pennacchi, pintor ítalo-brasileiro (n. 1905).  Fulvio Pennacchi (Villa Collemandina, 27 de dezembro de 1905São Paulo, 5 de outubro de 1992) foi um desenhista, pintor, muralista e ceramista ítalo-brasileiro. Foi integrante do Grupo Santa Helena, juntamente com Alfredo Volpi, Francisco Rebolo, Aldo Bonadei, Alfredo Rizzotti, Mario Zanini, Humberto Rosa e outros Sua pintura é sensível e pessoal, de modo especial na interpretação dos grandes temas bíblicos e da vida dos santos, em razão de uma infância marcada por sólida educação religiosa católica, e na evocação do mundo caipira.


1998 - Plinio Barbosa Martins, advogado e político brasileiro. (n.1926)
2000 - Johanna Döbereiner, engenheira agrónoma teuto-brasileira (n. 1924)
2010 - Steve Lee, vocalista da banda Gotthard.


Feriados e eventos cíclicos


Dia da Virgem do Caminho (que, dependendo dos locais, também é comemorado a 15 de setembro)
Dia Mundial dos Professores
Dia das Aves


Portugal
1910 - Proclamação da República


Brasil
Dia da Pequena Empresa


Aniversário de Itamaraju - Bahia. Itamaraju é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 64.060 habitantes.Em 1860 antes antiga aldeias de indios pataxós, atraíram diversos exploradores para a atividade de extração, facilitada pelo acesso pelo Rio Jucuruçu. Por volta de 1895 formou-se um povoado denominado de Arraial Dois Irmãos. Durante a Guerra do Paraguai, ali se esconderam alguns desertores, levando a localidade a receber o topônimo de Escondido. O café tornou-se a principal fonte de produção do Arraial, o que causou o aumento da população, estabelecimento de armazéns de compra de café e outros cereais e a venda de gêneros variados como querosene, sal, tecido, ferramentas. Com a abertura de estradas no qual deram o nome de BR101. A cidade prosperou. Em 1961, foi elevado a Município, desmembrando-se de Prado e recebendo o nome de Itamaraju. 


Feriado no estado do Amapá - Aniversário da elevação a Estado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.