quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1452 - Surge o primeiro livro impresso: A Bíblia de Gutenberg. Na verdade, não foi o primeiro livro impresso, dado que a impressão em xilografia era uma prática milenar na China. Em verdade, Gutenberg foi o primeiro europeu a usar a impressão por tipos móveis, Entre suas muitas contribuições para a impressão estão: a invenção de um processo de produção em massa de tipo móvel, a utilização de tinta a base de óleo e ainda a utilização de uma prensa de madeira similar à prensa de parafuso agrícola do período. Sua invenção verdadeiramente memorável foi a combinação desses elementos em um sistema prático que permitiu a produção em massa de livros impressos e que era economicamente rentável para gráficas e leitores. O método de Gutenberg para fazer tipos é tradicionalmente considerado ter incluído uma liga de tipo de metal e um molde manual para a confecção do tipo. A Biblioteca do Congresso, em Washington (USA) possui um exemplar dessa Bíblia (foto abaixo).

1860 - Victor Emanuel conclui derrota dos exércitos papais em Ancona (v. Unificação italiana). Os monarquistas do norte controlaram a unificação,  estabelecendo o rei Vítor Emanuel II. No ano de 1861, o Reino da Itália era composto por grande parte do seu atual território. Entre 1866 e 1870, após uma série de conflitos, as cidades de Veneza e Roma foram finalmente anexadas ao novo governo. A unificação da Itália teve seu fim no ano de 1929, quando após anos e anos de resistência da autoridade papal, o tratado de Latrão completou a formação da nação italiana. O processo de unificação durou mais de 60 anos, mas ainda levou tempo para a Itália adquirir sua identidade cultural, dado às disparidades entre o Sul, predominantemente agrícola, e o Norte, influenciado pela Revolução Industrial, com maior estabilidade social e econômica.

1928 - Alexander Fleming descobre a PenicilinaFleming não patenteou sua descoberta, pois achava que assim seria mais fácil a difusão de um produto necessário para o tratamento das numerosas infecções que castigavam a população.  Por seus descobrimentos, Fleming compartilhou o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1945 junto a Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey.


  • 1929 - Um avião da companhia alemã Opel AG que utiliza um motor de foguete levanta vôo, pela primeira vez, pilotado por Fritz von Opel
1937 - O general Eurico Gaspar Dutra e o presidente Getúlio Vargas divulgam o Plano Cohen. O documento forjado citava uma conspiração comunista para tomar o poder. O documento serviu de base para a implantação do Estado de Sítio no Brasil, seguido do  fechamento do Congresso e a implantação do Estado Novo, com uma Constituição redigida pelo jurista Francisco Campos (Chico Ciência), sob a égide de Getúlio, e com a supervisão do general Gois Monteiro, mentor intelectual do golpe. Em meu livro de História, leia o capítulo "Vira, vira, vira...virou!"

1980 - Publicado o padrão da Ethernet, que permitiu o surgimento da banda larga, em substituição à conexão discada à Internet. Ethernet é uma tecnologia de interconexão para redes locais - Rede de Área Local (LAN) - baseada no envio de pacotes. Ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física, e formato de pacotes e protocolos para a camada de controle de acesso ao meio (Media Access Control - MAC) do modelo OSI. A Ethernet foi padronizada pelo IEEE como 802.3. A partir dos anos 90, ela vem sendo a tecnologia de LAN mais amplamente utilizada e tem tomado grande parte do espaço de outros padrões de rede comoToken RingFDDI e ARCNET.

1987 - Maior acidente nuclear do Brasil: Uma cápsula de Césio-137 é aberta em Goiânia, mata 4 e contamina mais de 600. O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. Então tiveram a infeliz ideia de remover a máquina com a ajuda de um carrinho de mão e levaram o equipamento até a casa de um deles. Quebraram a cápsula de proteção e encantados com o raio azul luminoso produzido pela radioatividade, levaram-no para mostrar aos familiares. Estava iniciado o processo de contaminação que causou uma tragédia à cidade de Goiânia. LEIA MAIS

Eventos culturais

Nascimentos

1917 - Chacrinha, apresentador de televisão brasileiro (m. 1988). José Abelardo Barbosa de Medeiros (Surubim30 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro30 de junho de 1988), o Chacrinha, foi um grande comunicador de rádio e um grande nome da televisãono Brasil, como apresentador de programas de auditório, enorme sucesso dos anos 1950 aos 1980. Foi o autor da célebre frase: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia". Em seus programas de televisão, foram revelados para o país inteiro nomes como Roberto CarlosPaulo Sérgio e Raul Seixas, entre muitos outros. 

Fran Drescher, atriz norte-americana. Francine Joy "Fran" Drescher (Nova Iorque, 30 de Setembro de 1957) é uma atriz norte-americana de televisão e cinema, comediante, roteirista, produtora, autora, ativista, cantora, e política lobista, porém é mais conhecida pelo papel principal do seriado de tv - The Nanny pelo qual foi indicada para dois Emmys e dois Golden Globe Awards (Globo de Ouro). 

1964 - Monica Bellucci, atriz e modelo italiana. Com o sucesso mundial do filme italiano Malèna, de Giuseppe Tornatore, Monica teve as portas de Hollywood abertas, filmando com Bruce Willis e participando de dois filmes da série Matrix, Reloaded e Revolutions, como Perséfone, seguido de seu papel como Maria Madalena no polêmico sucesso de bilheteria de Mel Gibson, A Paixão de Cristo. De uma beleza versátil, Monica Bellucci também fez sucesso com o público infantil e adolescente ao personificar a rainha egípcia Cleópatra no filme francês Asterix e Obelix: Missão Cleópatra, baseado nos quadrinhos dos heróis gauleses, um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema na França.

Alessandra Scatena, modelo e apresentadora brasileira. A partir do destaque com assistente de palco do programa de auditório Domingo Legal, Alessandra se notabilizou e ganhou destaque na mídia. Participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas e até mesmo protagonizou o videoclipe da banda Charlie Brown Jr., intitulado Proibida pra Mim. Antes de ser assistente de palco do Domingo Legal, Scatena também foi assistente de palco do Passa ou Repassa.

Lacey Chabert, atriz norte-americana. Seu maior sucesso foi na TV, na série Party of Five,[1] onde Lacey interpretava Claudia Salinger, a 4ª irmã entre cinco irmãos. Lacey participou durante as seis temporadas em que a série ficou no ar, cresceu no set, adquiriu experiência. Também participou do filme "Mean Girls" (Meninas Malvadas), onde interpretou Gretchen Weiners, seu trabalho mais recente foi "Black Christmas" (aqui no Brasil o filme estrearia no natal e recebeu o título "Natal Negro" mais com a estréia adiada foi intitulado de "O Dia do Terror") onde ela interpreta a personagem Dana. Clique na imagem para ampliar.

Falecimentos

1913 - Rudolf Diesel, engenheiro mecânico alemão, inventor do motor cujo combustível é atribuído ao seu sobrenome 8(n. 1858). Diesel elaborou um motor a combustão interna a pistões que explorava os efeitos de uma reação química, um fenômeno natural, que acontece quando o óleo é injetado num recipiente com oxigênio, causando uma explosão ao misturar-se. Para conseguir controlar tal reação e movimentar uma máquina foi necessária uma infinidade de outros inventos, como a bomba injetora, elaborar sistemas de múltiplas engrenagens e outros acessórios controladores para que pressão de liberação atuasse precisamente na passagem do êmbolo do pistão no ângulo de máxima compressão. Rudolf Diesel registou a patente de seu motor-reator em 23 de Fevereiro de 1897, desenvolvido para trabalhar com óleo de origem vegetal. Entretanto, em sua homenagem, foi dado ao produto oleoso mais abundante obtido na primeira fase de refino do petróleo bruto o nome de diesel.

Ivan Saidenberg, quadrinista brasileiro. (n. 1940).  
Iniciou-se nos quadrinhos (banda desenhada) em 1960, juntamente com seu irmão, Luiz Saidenberg, fazendo HQs de terror e aventura para as editoras OutubroLa SelvaTaika e Penteado
Em 1970 entrou para os Estúdios Disney da Editora Abril, onde ficou até 1985, escrevendo ao longo de sua carreira cerca de mil roteiros para diversos personagens, entre eles, Zé CariocaPato DonaldPeninhaMickey e Pateta, e trabalhando ao lado de artistas como Renato Canini e Waldyr Igayara. Para os Estúdios Disney, criou o Morcego VermelhoMorcego Verde (Zé Carioca), Pena KidPena das Selvas, Penado (O Espírito que Desanda) e os primos do Zé Carioca, entre outros.


Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Estados Unidos

Internacional

  • Dia Internacional da Navegação.
  • Dia Mundial do tradutor.
  • Dia Mundial do Coração (2008) - Na verdade, o último domingo de Setembro é o dia do coração.

Judaismo

Santos do dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.