segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1290 - Um terremoto na Província de Hebei, no Golfo de Chili, na China, mata cerca de 100.000 pessoas. Hebei ou Hopei (河北 em chinês) é uma província milenar situada nba atual República Popular da China. Capital: Shijiazhuang. Sua população aproximada é de cerca de 70 milhões de habitantes comparando-se com a França. Possui uma área de 187 700 km², o que equivale à superfície do estado do Estado do  ParanáBrasil.

1540 - Inácio de Loyola funda a ordem religiosa Companhia de Jesus, sob autorizaçao do Papa Paulo III. A Companhia de Jesus foi fundada no contexto da Reforma Católica (também chamada de Contrarreforma), os jesuítas fazem votos de obediência total à doutrina da Igreja Católica, tendo Inácio de Loyola declarado: "Acredito que o branco que eu vejo é negro, se a hierarquia da igreja assim o tiver determinado." Em Portugal - o caráter de milícia era evidente, acabando a Companhia por se tornar a arma mais poderosa da Contra-Reforma. Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Cinquenta anos mais tarde já tinham colégios pelo litoral, de Santa Catarina ao Ceará. Quando o marquês de Pombal os expulsou, em 1760, eram 670 por todo o país, distribuídos em aldeias, missões, colégios e conventos. Certamente a maior obra jesuítica em terras brasileira consistiu na fundação de São Paulo de Piratininga em torno do seu famoso colégio, ponto de origem da expansão territorial e da colonização do interior do país.
1825 - Inauguração da primeira linha-férrea do Mundo, consequencia da revolução industrial que se iniciou com a invenção da máquina a vapor. George Stephenson foi o Inglês que idealizou a primeira ferrovia, chamada de Estrada de Ferro Stockton & Darlington. Possuía 32 quilômetros que ligavam Stockton a Darlington. Utilizando tração a vapor, foi construída devido ao interesse de donos de minas de carvão que desejavam um meio de transporte barato para levar a matéria-prima até os portos. Nessa primeira viagem, a locomotiva puxava mais de quinze vagões divididos entre veículos de passageiros e de carga. Cerca de quinhentas pessoas estavam no trem, que completou o percurso em sete horas, devido às longas paradas nas estações. A linha férrea transformou-se num sucesso comercial e técnico. Tanto que cinco anos depois, Stephenson já criava uma outra ferrovia, desta vez fazendo a ligação entre Liverpool e Manchester. Sem que percebessem, os ingleses assistiram naquele dia ao estabelecimento de uma invenção que contribuiria para o aniquilamento do espaço pelo tempo. Mas o comboio não era nenhum trem bala; sua velocidade não atingia 30 quilômetros por hora.
1940 - O Pacto Tripartide, que formava o Eixo, foi assinado pela Alemanha, Itália e Japão, na Segunda Guerra. O Pacto Tripartite ou Pacto do Eixo, foi assinado em Berlim em 27 de Setembro de 1940, durante a II Guerra Mundial, pelos representantes da Alemanha Nazista, da Itália fascista e do Império do Japão, e formalizou a aliança conhecida como Eixo. Foi idealizado por Hitler para intimidar os EUA e tentar mantê-lo como país neutro durante a guerra mas, na prática, acabou legitimando a entrada dos EUA no conflito europeu, quando este declarou guerra ao Japão, após o ataque japonês a Pearl Harbor. O pacto recebeu ainda a adesão da Hungria, em 20 de Novembro de 1940, e da Romênia em 23 de Novembro de 1940. A Bulgária aderiu em 1 de março de 1941, pouco antes de ser invadida pelas forças nazistas. Estava formado o eixo Berlim-Roma-Tóquio para a dominação do mundo, contra o qual foram à guerra os "Aliados", com exercitos das demais nações para defesa do mundo livre. Abaixo, Mussoline (Itália) e Hitler (Alemanha), aos quais se juntou o Imperador Hiroito (Japão), iludido por seus generais quanto à real capacidade ofensiva de seus exércitos.
  • 1950 - É inventada a secretária eletrônica.
1953 - Entra no ar a TV Record. A TV Record estreou no dia 27 de setembro de 1953 às 20:52, com um programa musical apresentado por Sandra Amaral e Hélio Ansaldo. Nesse início de operações, a TV exibia programas musicais (dentre os quais, com célebres como Nat King Cole, Charles Aznavour, Ella Fitzgerald e Marlene Dietrich), esportivos, teatrais, humorísticos e informativos. Mas a história começa bem antes. Logo após 1950, quando foi ao ar a pioneira TV Tupi, surgiu uma campanha publicitária em que a Record prometia nada menos que TV a cores, o que se sabia ser impraticável no Brasil (e até mesmo em outros países), pelas dificuldades tecnológicas então existentes. Depois de chamar suficientemente a atenção para si, a Record fecha a campanha com o anúncio: "TV a cores vai demorar, que venha, então a preto-e-branco!" E assim, São Paulo passou a contar com duas estações de TV, com um público irrisório que somente se fortaleceu ao final dos anos 60. Abaixo, Paulo Machado de Carvalho, recepcionando os primeiros equipamentos chegados ao porto de Santos.
1998 - Criação do site de busca Google.  Serviços online, redes sociais, sistema de anúncios e uma centena de outras funções e possibilidades. Todas elas foram originadas por dois rapazes que cursavam a Universidade de Stanford. Larry Page e Sergey Brin começam a discutir ideias e chegam à conclusão de que a busca por informações poderia a ajudar a organizar as páginas. E como todo bom universitário, os recursos para a estruturação de qualquer negócio não eram lá muito grandes. Por isso, o BackRub – o avô do Google que conhecemos hoje – teve seu ponta pé inicial em 1996 a partir de computadores compatíveis com a renda dos dois rapazes. Até então, a Internet não possuía ferramentas tão eficazes para a localização de conteúdos a partir de palavras chave. Dois anos depois, tudo já corria muito bem para Page e Brin. Nessa época o site já se chamava Google.

Nascimentos

1389 - Cosimo, o Velho, fundador da dinastia dos Médici (m. 1464). Cosme ou Cosimo di Bicci, o Velho (1389 - 1464), o mais velho dos filhos de Bicci, herdou a direção da família e estabeleceu sua base política. Após breve exílio em Pádua (1434), impôs o poder sobre a aristocracia e governou Florença por intermédio de magistrados de sua confiança. Ampliou as atividades comerciais e bancárias da família para a França, a Inglaterra e a Borgonha. Fundou a Academia Platônica, contribuiu para a realização de numerosas obras de arte, como a catedral e as portas do batistério de Florença, e protegeu artistas como Donatello e Angelico.
Jayne Meadows, atriz norte-americana. Teve longa carreira, ainda que não se tornando uma deusa da sétima arte.  Jayne Meadows Cotter, nasceu em Wu-ch'angChina em 27 de Setembro de 1920. Atriz de vários gêneros:Drama e Comédia, atuou nas décadas de quarenta a noventa.
Cheryl Tiegs, ex-modelo norte-americana.
Maria Schrader, atriz alemã.
Gwyneth Paltrow, atriz norte-americana. Filha do diretor Bruce Paltrow e da atriz Blythe Danner e prima da atriz Katherine Moennig, estreou no cinema fazendo parte do filme Hook (1991), de Steven Spielberg. Seu Oscar de melhor atriz veio em 1998, pelo filme Shakespeare in Love (br: Shakespeare Apaixonado).
Danilo Gentili, publicitário, humorista, cartunista e repórter brasileiro. Danilo Gentili Júnior (Santo André27 de setembro de 1979) é um humoristaescritor,cartunista, repórter, empresário e apresentador brasileiro. Faz parte da nova geração de humor, a da stand-up comedy. Ganhou projeção nacional como integrante do programa de humor jornalístico Custe o Que Custar, da Rede Bandeirantes e atualmente com o seu talk-show Agora é Tarde.
Avril Lavigne, cantora canadense. Avril Ramona Lavigne (Belleville, 27 de setembro de 1984) é uma cantora, compositora, designer de moda e atriz canadense. A mídia e alguns críticos a denominam como Princesa do Pop PunkAlém de cantora e compositora, Avril Lavigne também está envolvida nas áreas de moda e perfumaria, lançando a fragrância Black Star, criada sob licença da Procter & Gamble; e uma linha de roupas, Abbey Dawn, lançada em julho de 2008 nos Estados Unidos pela loja Kohls. Também fez participações em três filmes, Going the DistanceFast Food Nation e The Flock, além de ter composto a faixa-tema do filme Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, "Alice".
Natasha Thomas, cantora dinamarquesa. Natasha Thomas (Copenhaga, 27 de Setembro de 1986) é uma cantora e compositora dinamarquesa de música pop. Ao longo de sua carreira Natasha já lançou dois álbuns de estúdio e já trabalhou para a Lacoste. Natasha foi escolhida para representar uma das melhores marcas de moda do mundo Lacoste, como o novo rosto da Lacoste, Natasha foi vista a partir de Maio de 2004 em um pan-europeu de roupa em uma campanha de TV ao lado do tenista francês, Arnaud Clément. O anúncio foi dirigido por Bruno Aveillan que já trabalhou com Monica Bellucci, Claudia Schiffer e Gisele Bündchen.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

  • Dia da Caridade.
  • Dia do encanador.
  • Dia Nacional do Idoso (Brasil), criado por Lei Federal em 2008, coincidente com a da ONU.
  • Dia da Música Popular Brasileira
  • Dia Nacional do Turismólogo ou Turistólogo, Profissional Formado em Curso Superior de Turismo.
  • Dia do cantor.
  • Dia Nacional de Doação de Órgãos

Internacional

  • Dia Mundial do Turismo - Comemorado por ato da Assembléia Geral das Nações Unidas.

México

Mitologia grega

Nascimento de Athena, deusa da sabedoria (Mitologia grega). Atena (no grego ático: Αθηνά, transl. Athēnā ou Aθηναία, Athēnaia; ver seção Nome), também conhecida como Palas Atena (Παλλάς Αθηνά) é, na mitologia grega, a deusa da guerra, da civilização, da sabedoria, da estratégia, das artes, da justiça e da habilidade. Uma das principais divindades do panteão grego e um dos doze deuses olímpicos, Atena recebeu culto em toda a Grécia Antiga e em toda a sua área de influência, desde as colônias gregas da Ásia Menor até as da Península Ibérica e norte da África. Sua presença é atestada até nas proximidades da Índia. Por isso seu culto assumiu muitas formas, além de sua figura ter sido sincretizada com várias outras divindades das regiões em torno do Mediterrâneo, ampliando a variedade das formas de culto.

Religioso Católica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.