domingo, 25 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 26 de setembro de 2011

Eventos históricos

1777 - Britânicos capturam a cidade de Filadélfia, nos EUA.

Fundação do PRP (Partido de Representação Popular), que pretendeu reagrupar as forças do Movimento Integralista Brasileiro. No Brasil, o integralismo teve forte influência durante o longo período em que Getúlio Vargas esteve pela primeira vez no poder (1930-1945) e inicialmente deu sustentação e ele. Vargas, porém, não se revelou o que os Integralistas esperavam. Tentaram um golpe em 10 de maio 1938, o Levante integralista, mas fracassaram, e diversas lideranças integralistas acabaram presas, assassinadas ou exiladas. Na redemocratização do país, os integralistas se dividiram em dois grupos distintos: os radicais ficaram com seu líderl, Plínio Salgado e fundaram o PRP. Já os moderados se juntaram ao líder populista Adhemar Pereira de Barros e fundaram o PSP (Partido Social Progressista). Um e outro foram extintos pela ditadura militar que assumiu o país em 1964 e instituiu o bipartidarismo. Por suas características de direita, ambos os partidos aderiram à Arena, partido que representava o regime militar. Abaixo, um desfile dos "camisas verdes", nos tempos aureos do Integralismo.

1969 - Os Beatles lançam o álbum Abbey RoadAbbey Road foi o 12° álbum lançado pela banda britânica The Beatles. Foi lançado em 26 de setembro de 1969, e leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Foi produzido e orquestrado por George Martin para a Apple Records. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. A foto que ilustra a capa, que representa o cruzamento dessa rua se tornou tão famosa que o lugar se transformou em ponto turístico, onde os visitantes de Londres vão para serem fotografados. Abaixo, a foto original e uma das muitas imitações.

1997 - A cidade italiana de Assis é atingida por dois fortes terremotos. Desde 1285, a cidade abriga os restos mortais de São Francisco de Assis, guardados na Basílica do mesmo nome. No dia 26 de setembro de 1997, Assis foi atingida por dois fortes terremotos que danificaram severamente a basílica (parte do teto dela ruiu durante o segundo tremor, destruindo um afresco de Cimabue) que passou dois anos fechada para restauração.

2007 - O mímico francês Marcel Marceau é enterrado no cemitério Pere Lachaise, em Paris. Marcel Mangel, mais conhecido como Marcel Marceau ou Mime Marceau, (Estrasburgo, 22 de março de 1923Cahors, 22 de setembro de 2007) foi o mímico mais popular do período pós-guerra. Junto com Étienne Decroux e Jean-Louis Barrault deu uma nova roupagem à mímica no Século XX. Marcel Marceau morreu aos 84 anos. A notícia foi divulgada pela imprensa francesa, mas a família não forneceu detalhes sobre sua morte. Seu enterro ocorreu no dia 26 de setembro de 2007 no cemitério parisiense do Père-Lachaise na presença de cerca de 300 pessoas.

Nascimentos

1909 - Geraldo de Proença Sigaud, bispo brasileiro (m. 1999). Dom Geraldo foi Bispo da Diocese de Jacarezinho (1947-1961) e Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Diamantina (1961-1980). Sua excelência foi Professor Catedrático de Direito Escolar, Filosofia da Educação, História da Educação na Faculdade Sedis Sapientiae da Universidade Católica de São Paulo; Professor Catedrático de História da Filosofia na Faculdade de Filosofia em Jacarezinho. Dom Geraldo era irmão do artista plástico Eugênio de Proença Sigaud, que projetou a Igreja Matriz e foi também o responsável pela pintura artística dela. Abaixo, uma vista interna da catedral.
1945 - Gal Costa, cantora brasileira. Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa, (Salvador, 26 de setembro de 1945) é uma cantora brasileira. Por volta de 1955 se torna amiga das irmãs Sandra e Dedé (Andreia) Gadelha, futuras esposas dos compositores Gilberto Gil e Caetano Veloso, respectivamente. Em 1959 ouve pela primeira vez o cantor João Gilberto cantando Chega de saudade (Tom Jobim/Vinícius de Morais) no rádio; João também exerceu uma influência muito grande na carreira da cantora, que também trabalhou como balconista da principal loja de discos de Salvador da época, a Roni Discos. Em 1963 é apresentada a Caetano Veloso por Dedé Gadelha, iniciando-se a partir uma grande amizade e profunda admiração mútua que perdura até hoje. Em meados dos anos 90 Gal mudou oficialmente o se nome de Maria da Graça Costa Penna Burgos para Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa.
1956 - Linda Hamilton, atriz norte-americana. Linda Carroll Hamilton (Salisbury, 26 de setembro de 1956) é uma atriz americana, indicada aos prêmios Saturn Award, Emmy e Golden GlobeMais conhecida por seus papéis como "Sarah Connor" na franquia cinematográfica The Terminator (br: O Exterminador do Futuro / pt: O Exterminador Implacável) e como Catherine Chandler na série de TV A Bela e a Fera, ao lado de Ron Perlman, de 1987 a 1990.
1965 - Alexandra Lencastre, atriz portuguesa. Alexandra Lencastre, nome artístico de Maria Alexandra de Alencastre Telo Teodósio Pedrosa (Lisboa, Lapa, 26 de Setembro de 1965) é uma actriz portuguesa. Tornou-se uma das mais populares actrizes portuguesas através da televisão. Começou por aparecer na série infatil Rua Sésamo (Sesamo Street) (1990), passando depois por novelas e séries, como A Banqueira do Povo (1993), Cabaret (1994), Não és homem, não és nada! (1999), Querido Professor (2000), Fúria de Viver (2002), Ana e os Sete (2003) (Globo de Ouro de Melhor Actriz de TV, 2003), ou mais recentemente, Tempo de Viver (2006) e Ninguém como Tu (2005), onde a sua presença valeu grandes níveis de audiências. Também para a televisão, apresentou alguns programas, como o polémico Na Cama Com… (1993).
Melody Thornton, cantora e atriz norte-americana.
Lenna Kuurmaa, cantora e atriz estoniana. Lenna Kuurmaa (Tallinn, 26 de setembro de 1985) é uma cantora, compositora e atriz estoniana, e integrante da banda Vanilla NinjaEla fez um papel no filme estoniano Kuhu põgenevad hinged.[1] Ela também faz um papel no seriado estoniano Kodu keset Linna.  Lenna Kuurmaa cantou o hino nacional de seu país, Mu isamaa, mu õnn ja rõõm, na partida amistosa de futebol entre Estônia e Brasil, disputada em 12 de agosto de 2009, na cidade de Tallinn, capital da Estônia, em comemoração aos 100 anos da primeira partida de futebol no país, que terminou com vitória da seleção brasileira por 1x0, gol de Luís Fabiano.


Débora Lyra, modelo brasileira. Débora Moura Lyra (Vila Velha, 26 de setembro de 1989), é uma modelo capixaba eleita Miss Brasil 2010 pelo estado de Minas Gerais. Débora é irmã da cantora country Nathalia Siqueira, vencedora do reality show Country Star.

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.