quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 23 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1222 - Papa Calisto II resolve a questão das investiduras por meio da Concordata de Worms, que marca o início da supremacia da autoridade papal sobre a imperial. A concordata foi confirmada pelo Primeiro Concílio de Latrão, em 1123. Clique na imagem para ampliar.
1846 - Johann Galle descobre o oitavo planeta do Sistema Solar, Netuno, conhecido como o "planeta azul". Sua cor azul é o resultado da absorção do vermelho pelo metano em sua atmosfera, mas existem efeitos adicionais, ainda não totalmente identificados, que contribuem para a coloração azul intensa nas nuvens de sua atmosfera. Como um típico planeta gasoso, Netuno possui ventos muito velozes confinados em bandas de latitudes e grandes tempestades. Os ventos em Netuno são os mais rápidos do sistema solar chegando a velocidades de até 2000 km/h.
  • 1889 - Fusajiro Yamauchi funda a empresa de cartas de Hanafuda e futuramente de video games Nintendo.
  • 1895 - Fundação do sindicato Confédération Générale du Travail em Limoges
1909 - O presidente do Brasil, Nilo Peçanha, criou os Liceus de Artes e Ofícios no país e esta data será referenciada para a comemoração do Dia do Técnico Industrial. Em São Paulo, ele já existia desde 1873, criado que foi pela aristocracia do café, e foi a origem da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
1973 - 18 anos após sua deposição, Juan Domingo Perón retorna à presidênciada Argentina. Ele é eleito com 62% dos votos, mas permanece no poder durante menos de dez meses, sendo substituido por sua terceira mulher, Maria Estela Martínez, mais conhecida como Isabel Perón, ou Isabelita, Sem o carisma de Eva Peron, Isabelita tornou-se o pivô da crise política que culminou com um golpe de estado e o surgimento de mais uma ditatura militar sangrenta no Cone Sul.

Nascimentos

63 a.C. - César Augusto, primeiro Imperador Romano (m. 14).
1788 - Bento Gonçalves, militar e político brasileiro (m. 1847). Bento Gonçalves da Silva (Triunfo23 de setembro de 1788 — Pedras Brancas18 de julho de 1847) foi um militarmaçom e revolucionário brasileiro, e um dos líderes da Revolução Farroupilha, que buscava a independência da província do Rio Grande do Sul do Império do Brasil.
1867 - Suzanne Valadon, pintora francesa (m. 1938). Marie-Clémentine Valade, mais conhecida como Suzanne Valadon (Bessines-sur-Gartempe, 23 de setembro de 1867 – Paris, 7 de abril de 1938) foi uma pintora francesa pós-impressionista e personalidade marcante na cena artística parisiense no período que precede o cubismo. Foi garçonete dos cafés de Montmartre e acrobata, abandonando o circo para tornar-se modelo de Renoir, Puvis de Chavannes e Toulouse-Lautrec.[1] Iniciou-se, sob proteção de Edgar Degas, na pintura, no pastel e no desenho, tornando-se, pouco tempo depois, a primeira mulher admitida na Société Nationale des Beaux-Arts. Abaixo, um retrato de Suzanne Valadon, feito por Henri de Toulouse-Lautrec.

1871 - František Kupka, pintor checo, um dos precursores do abstracionismo (m. 1957).
1904 - Gilda de Abreu, atriz, escritora, compositora e diretora brasileira (m. 1979). Foi uma das primeiras mulheres a dirigir filmes no Brasil, fazendo estrondoso sucesso com o melodrama "O Ébrio" de 1946, sobre a ascensão e decadência de um cantor em virtude de uma decepção amorosa e do alcoolismo. O papel principal foi de seu marido, o cantor e compositor Vicente Celestino, com quem se casou em 1933.
1930 - Ray Charles, pianista e cantor norte-americano (m. 2004).
1938 - Romy Schneider, atriz austríaca (m. 1982).
Julio Iglesias, cantor e compositor espanhol.
Peter David, quadrinista norte-americano. Peter David (Fort Meade, MarylandEstados Unidos23 de Setembro de 1956) é um escritor americano, especializado em Histórias em quadrinhos (HQ). Atua também em cinema, televisão e literatura de ficção científica. Nascido em 23 de Setembro de 1956 em Fort Meade, Maryland, trabalhou inicialmente como representante de vendas da editora Marvel, uma das maiores editoras de HQ.Escreveu os livros da série Star Trek, além de ter sido o escritor oficial do incrível Hulk durante anos.
Jaime Bergman, modelo e atriz norte-americana.
Natalie Horler, cantora e apresentadora de televisão inglesa-alemã.


Anneliese van der Pol, atriz norte-americana. Na foto, ao centro.
Klaudia Jans, tenista polonesa.
Melanie Oudin, tenista norte-americana.

Falecimentos

1666 - François Mansart, arquiteto francês (n. 1598). François Mansart (Paris, 13 de Janeiro de 1598Paris, 23 de Setembro de 1666) foi um arquiteto francês e um dos mais geniais da sua época. Sobrinho de Germain Gautier, arquiteto do rei e filho de um carpinteiro, foi um dos criadores da arquitetura francesa clássica. Abaixo, uma de suas obras mais conhecidas, Le Château de Maisons.
1939 - Sigmund Freud, psiquiatra austríaco, fundador da psicanálise (n. 1856)
2007 - Marcel Marceau, famoso mímico francês.

    Feriados e eventos cíclicos


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.