quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 15 de setembro de 2011

Artista do dia: Almeida Junior (1850-1899)
Descanso do Modelo - óleo sobre tela
Ex-coleção: Nelson Seabra - 39 x 56 cm
Último lance: R$ 250.000 - US$ 86.210
Leilão de dezembro de 2004



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1928 - O cientista Alexander Fleming anuncia a descoberta da penicilina A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão Penicillium chrysogenum (ou P. notatum). Ela foi descoberta em 15 de setembro de 1928, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming e está disponível como fármaco desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso. Na prática, ela só apareceu após 1945, com o término da 2ª Guerra Mundial, anunciada como uma panacéia capaz de curar todos os males da humanidade, sem contraindicação. As limitações e efeitos colaterais só começaram a ser conhecidos décadas depois. A penicilina, como tantas outras invenções, foi resultado de um descuido, quando Alexander Fleming saiu de férias e esqueceu algumas placas com culturas de microrganismos em seu laboratório no Hospital St. Mary em Londres. Quando voltou, reparou que uma das suas culturas de Staphylococcus tinha sido contaminada por um bolor, e em volta das colônias deste não havia mais bactérias. Então Fleming e seu colega, Dr. Pryce, descobriram um fungo do gênero Penicillium, e demonstraram que o fungo produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida: a penicilina.

2008 - O banco norte-americano Lehman Brothers declarou falência, o que foi considerado o ápice da crise financeira de 2008-2009. Era o ponto de partida para a maior crise econômica que o mundo já conheceu, desde o crack da Bolsa de Nova York em 1929. Em um efeito dominó, o sistema bancário norteamericano foi entrando em colapso, levando de roldão as economias de empresas e paises de todo o mundo que tinham altos valores aplicados nos EUA como garantia de solidez e rentabilidade e sustentando uma crise até hoje não superada, e sem luz no fim do túnel.

Nascimentos

1793 - Marquês de Sapucaí (m. 1875). Cândido José de Araújo Viana, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Sapucaí, (Nova Lima, então Congonhas de Sabará, 15 de setembro de 1793Rio de Janeiro, 23 de janeiro de 1875) foi um juiz de fora, desembargador e político brasileiro. Foi ministro da fazenda e ministro da justiça, conselheiro de estado, deputado geral, presidente de província e senador de 1840 a 1875, eleito pela província de Minas Gerais. Ocupou a presidência do senado de 1851 a 1853. Bacharel em direito, foi deputado constituinte em 1823 e deputado geral representando Minas Gerais por três mandatos. Ocupou as presidências das províncias de Alagoas e do Maranhão. Foi ainda procurador da coroa, fiscal do tesouro e ministro do Supremo Tribunal de Justiça, ministro da fazenda e nomeado membro extraordinário do Conselho de Estado a partir da data de sua criação. Se, como dizia Stanislau no "Samba do Crioulo Doido", a princesa Leopoldina virou estação de trem, então, podemos acrescentar que o Marquês de Sapucaí virou apenas passarela de escolas de samba. O que não é pouco.

1856 - José Júlio Sousa Pinto, pintor português (m. 1939). José Júlio de Souza Pinto (Angra do Heroísmo, 15 de Setembro de 1856Bretanha, 14 de Abril de 1939) foi um pintor português, ligado à primeira geração naturalista. Foi irmão de Antonio Souza Pinto, também pintor, ativo no Brasil. Na capital francesa, frequentou o estúdio de Alexandre Cabanel e estudou com o pintor neoclássico William-Adolphe Bouguereau. Pintou obras de de grande emoção, permitindo-se a utilização de alguns efeitos secundários do Impressionismo em sua vasta produção de paisagens campestres e à beira-mar, ademais de um anedotário do cotidiano rural (A colheita da batata, 1898, Museu de Orsay), dos dramas vividos pelos aldeões (O barco desaparecido, 1890, Museu do Chiado), cenas de gênero e interiores (Interior de laboratório, 1903, Museu de Arte de São Paulo), reproduzida na imagem abaixo.

1924 - Lucebert, artista plástico holandês (m. 1994). Lucebert, pseudônimo de Lubertus Jakobus Swaanswijk (Amsterdam, 15 de setembro de 1924 - Alkmaar, 10 de maio de 1994) foi um poeta e artista plástico holandês considerado o principal poeta do grupo COBRA e um dos poetas holandeses modernos de mais difícil leitura. Autor de uma poesia e de uma pintura considerada de vanguarda, sua obra contêm, como a de outros artista do COBRA, vestígios de Dadaísmo e do Surrealismo, explorando um certo Primitivismo, bem como características de inovação linguística na sintaxe e no léxico

1945 - Carmen Maura, atriz espanhola. Carmen García Maura (Madri, 15 de setembro de 1945) é atriz espanhola, uma das mais importantes do moderno cinema daquele país. Em 2006, ela recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes por seu trabalho em Volver.

Fernanda Torres, atriz brasileira. Fernanda Pinheiro Monteiro Torres (Rio de Janeiro, 15 de setembro de 1965). Filha do casal de atores Fernando Torres e Fernanda Montenegro, aos 13 anos, entrou para o Tablado. Sua primeira atuação nos palcos foi em 1978, na peça Um Tango Argentino, de Maria Clara Machado. Com exceção da minissérie Luna Caliente (1999) – adaptação do romance do argentino Mempo Giardinelli, dirigida por Jorge Furtado – todos os trabalhos de Fernanda Torres na TV, a partir dos anos 1990, foram pautados pelo humor. A atriz atuou em cinco episódios de A Comédia da Vida Privada, em textos de Guel Arraes e Jorge Furtado; contracenou com Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Débora Bloch e Denise Fraga no humorístico Vida ao Vivo Show; e, de 2001 a 2003, protagonizou com Luiz Fernando Guimarães a série Os Normais, que mostrava com humor e inovação de linguagem as situações cotidianas vividas pelo casal Rui e Vani. Entre os 24 filmes em que trabalhou – incluindo um curta-metragem e a participação no roteiro de Redentor (2004), dirigido por seu irmão, Cláudio Torres – destacam-se Eu Sei Que Vou Te Amar (1986), de Arnaldo Jabor, com o qual foi eleita melhor atriz nos Festivais de Cinema de Cannes e de Cuba; Com Licença, Eu Vou à Luta (1986) – melhor atriz no Festival de Cinema de Nantes (França) e indicação especial no Festival de Locarno (Suíça); One Man's War (A Guerra de um Homem, 1991), de Sergio Toledo, com Anthony Hopkins e Norma Aleandro; Terra estrangeira (1996), de Walter Salles Jr. e Daniela Thomas; O que é isso, companheiro? (1997) – filme de Bruno Barreto que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998; Gêmeas (1999) e Casa de Areia (2005), ambos dirigidos por Andrucha Waddington, seu marido desde 1997 e pai de seus filhos, Joaquim nascido em 2000, e Antonio, nascido em 10 de Abril de 2008. (Abaixo, na companhia da mãe).

Angelita Feijó, atriz, socialite e ex-modelo brasileira. Começou a carreira participando de concursos de beleza, entre eles o Miss Brasil em 1986. Nessa época, representou o então território federal de Fernando de Noronha.

1972 - Letizia Ortiz, princesa da Espanha. Letizia Ortiz Rocasolano (Oviedo, 15 de Setembro de 1972) é uma ex-jornalista espanhola, actual esposa do herdeiro da Coroa de Espanha, o Príncipe das Astúrias Filipe de Bourbon. É portanto a princesa herdeira consorte do Reino de Espanha, recebendo os títulos de Princesa das Astúrias, de Girona e de Viana, Duquesa de Montblanc, Condessa de Cervera e Senhora de Balaguer. Letizia conheceu Filipe de Bourbon em meados de 2002, tendo iniciado com ele uma relação que se consolidou durante o ano de 2003 e que permaneceu desconhecida dos meios de comunicação social. No dia 1 de Novembro de 2003 a Casa Real Espanhola emitiu uma comunicado no qual anunciava o compromisso matrimonial do Príncipe Filipe com Letizia Ortiz Rocasolano. O casamento celebrou-se no dia 22 de Maio de 2004 na Catedral de Santa María la Real de la Almudena em Madrid. A partir de então Letizia tornou-se Princesa das Astúrias e presuntiva futura Rainha de Espanha.

Amy Davidson, atriz norte-americana.

Príncipe Harry, príncipe de Gales. Henrique de Gales (nascido Henry Charles Albert David;[1] 15 de Setembro de 1984), popularmente conhecido como príncipe Harry,[2] é um membro da Casa de Windsor, neto da rainha Isabel II do Reino Unido (Elizabeth II). Harry detém o sobrenome Mountbatten-Windsor, embora como um membro titulado da realeza britânica, não tenha oficialmente um apelido de família, e é o terceiro na linha de sucessão para o trono britânico (atrás de seu pai, o atual príncipe de Gales, e de seu irmão, o príncipe Guilherme (William).

Chelsea Staub, atriz estadunidense.

1989 - Steliana Nistor, ginasta romena. Steliana Nistor (Sibiu, 15 de setembro de 1989) é uma ex-ginasta romena, que integrou a equipe romena de ginástica artística durante sete anos. Entre seus principais campeonatos e conquistas estão os Mundias de Ginástica, as Olimpíadas e os Campeonatos Europeus. Em todas estas competições, Steliana saiu como medalhista. Ao lado de Sandra Izbasa, Stela era considerada líder da equipe romena. Em setembro de 2008, a ginasta anunciou sua aposentadoria, aos dezenove anos.

Falecimentos

1945 - Anton Webern, compositor dodecafônico austríaco (n. 1883)

Feriados e eventos cíclicos

Início do Yom Kippur. O Yom Kipur ou Kippur (do hebraico יום כיפור , IPA: [ˈjɔm kiˈpur]) é um dos dias mais importantes do judaísmo. No calendário hebreu começa no crepúsculo que inicia o décimo dia do mês hebreu de Tishrei (que coincide com Setembro ou Outubro), continuando até ao seguinte pôr do sol. Os judeus tradicionalmente observam esse feriado com um período de jejum de 25 horas e reza intensa.

Mitologia chinesa: Aniversário da Lua, instituído pelo imperador Ming Wong. O Festival da Lua (chinês tradicional: 中秋節; chinês simples: 中秋节; pinyin: Zhōngqiūjié; taiwanês: Tiong Chhiu; cantonês: dzong1 tsau1; coreano: Ch'usǒk ou Chuseok, 추석/秋夕; japonês: Tsukimi, 月見/つきみ; vietnamita: Tết Trung Thu;), também conhecido como Festival de Meio do Outono. Na Malásia e em Singapura, é algumas vezes conhecido como Festival da Lanterna, parecido em nome com um festival diferente que cai no décimo quinto dia do Ano-novo Budista. O Festival da Lua é uma celebração popular na Ásia para a abundância e união. O Festival da Lua acontece no 15o dia do 8o mês lunar do calendário chinês (normalmente em meados de setembro no calendário gregoriano), que coincide com o eqüinocio de outono do calendário solar. Esse é o momento ideal, quando a lua está cheia e em seu maior esplendor, para comemorar a colheita do verão.

Portugal

Brasil

Igreja Católica




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.