segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 13 de setembro de 2011

Artista do dia: Victor Meirelles (1832-1903)
Primeira Missa do Brasil - 1860.
Óleo sobre tela – 268 x 356 cm. Coleção Museu
Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1541 - Regresso de Calvino a Genebra. João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509Genebra, 27 de maio de 1564) foi um teólogo cristão francês, base do Calvinismo (denominação Presbiteriana). Calvino teve uma influência muito grande durante a Reforma Protestante, uma influência que continua até hoje. Genebra tornou-se definitivamente num centro do protestantismo Europeu e João Calvino permanece até hoje uma figura central da história da cidade e da Suíça. Calvino terá sido para a língua francesa aquilo que Lutero foi para a língua alemã - uma figura quase paternal. Lutero era dotado de uma retórica mais direta, por vezes grosseira, enquanto que Calvino tinha um estilo de pensamento mais refinado e geométrico, quase de filigrana. Citando Bernard Cottret, biógrafo (francês) de Calvino: "Quando se observa estes dois homens podia-se dizer que cada um deles se insere já num imaginário nacional: Lutero o defensor das liberdades germânicas, o qual se dirige com palavras arrojadas aos senhores feudais da nação alemã; Calvino, o filósofo pré-cartesiano, percursor da língua francesa, de uma severidade clássica, que se identifica pela clareza do estilo"

1923 - Primo de Rivera encabeça golpe de estado na Espanha, inciando período ditatorial. A Ditadura de Primo de Rivera foi o regime político que governou a Espanha desde o golpe de Estado do capitão-general da Catalunha, Miguel Primo de Rivera, a 13 de Setembro de 1923, até a sua demissão a 28 de Janeiro em 1930, e substituição pela chamada Dictablanda do general Dámaso Berenguer. Apesar dos seus esforços de regeneração e o progresso da economia e as infra-estruturas, a Ditadura foi capaz de estabilizar a situação política durante um longo período, mas no final da Ditadura ocorreu uma crise política que desprestigiou o rei Afonso XIII e preparou o caminho para a II República. A consequência posterior à sua queda foi a Guerra Civil e a tomada do poder pelo Generalíssimo Franco, que permaneceu no poder por cerca de 40 anos. Serviu também como inspiração para a ditadura de Antonio de Oliveira Salazar, que se instalou em Portugal por igual período.
1965 - Louis Armstrong ganha o prêmio Grammy com Hello, Dolly!  Nos seus primeiros anos, Armstrong foi mais conhecido por tocar corneta e trompete. Também nos seus primeiros anos, a melhor e mais conhecida música foi os Hot Five e Hot Seven. Ainda hoje ele é conhecido por isso. O artista foi fortemente influenciado por Martin Luther King no tipo de músicas que ele tocava e nas letras, que eram algumas vezes acerca do racismo e da necessidade de atacá-lo e acabar com ele.

Eventos culturais e ficcionais

1969 - Estreia da série de desenhos Scooby-Doo, com a série Scooby-Doo, Cadê Você?.

Nascimentos

1819 - Clara Schumann, pianista e compositora alemã (m. 1896). Clara Schumann, nascida Clara Josephine Wieck (Leipzig, Saxônia, 13 de setembro de 1819 - Frankfurt am Main, 20 de maio de 1896) foi uma pianista e compositora romântica alemã. Era casada com o também compositor Robert Schumann. Aos 14 anos, começou a compor o Concerto para piano em lá menor, que foi apresentado quando ela tinha 16, tendo a regência de Felix Mendelssohn. Na adolescência iniciou um romance com Robert Schumann que na época era aluno de seu pai. Ao tomar conhecimento da ligação de Robert e Clara, Wieck ficou furioso, pois Robert tinha problemas com a bebida, o fumo e crises depressivas. Preocupado com o futuro da filha, proibiu a relação. A conseqüência foi uma longa batalha judicial, em que, após um ano de litígio, Schumann conseguiu a permissão para desposar Clara, após ela completar 21 anos. Depois do casamento, Clara e Robert começaram uma longa colaboração, ele compondo e ela interpretando e divulgando suas composições. 

1825 - Rudolf Henneberg, pintor alemão (m. 1876). (Clique na imagem para ampliar)
Guglielmo Ciardi, pintor italiano (m. 1917).
1903 - Claudette Colbert, atriz norte-americana (m. 1996). Claudette Chauchoin, conhecida como Claudette Colbert (Saint-Mandé, 13 de setembro de 1903Speightstown, 30 de julho de 1996) foi uma atriz franco-americana, mais conhecida por seu desempenho em Aconteceu Naquela Noite, pelo qual recebeu o prêmio Óscar de Melhor Atriz (principal) de 1934. Nascida em Saint-Mondé, França, mas criada em Nova Yorque, Claudette começou sua carreira na Broadway em produções dos anos 20, indo para o cinema com o advento do "cinema falado". Sua carreira cinematográfica começou a declinar na década de 1950 e fez seu último filme em 1961. Continuou a atuar em teatro e televisão durante os anos posteriores. Claudette se aposentou após uma carreira de mais de 60 anos indo morar em Barbados, onde veio a falecer aos 92 anos após uma série de AVCs.
Édouard Boubat, fotógrafo francês. Fotógrafo francês, Edouard Boubat nasceu em 1923, em Paris. Começou a despertar para a fotografia depois da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1946. Iniciou os seus estudos na área da fotografia na capital  francesa, onde também começou a trabalhar num estúdio fotográfico. Ao longo da vida foi distinguido com vários prémios: Grand Prix du Livre (1977), Grand Prix National de la Photographie (1984) e Grand Prix de la Fondation Hasselblad (1988). Saiba mais (Foto abaixo "The two friends" 1952).
Amilcar Salomón Zorilla, pintor cusquenho (Peru).
Tadao Ando, arquiteto japonês.  Tadao Ando, em japonês 安藤忠雄 [Andō Tadao], (Osaca13 de Setembro de 1941) é um arquitetojaponês, professor emérito da Universidade de Tóquio
Foi premiado em 1995 com o Prémio Pritzker (a maior distinção formal para um arquiteto), doando os cem mil dólares do prêmio para os órfãos do Terremoto de Kobe
.
Domitila Stabile de Oliveira, artista plástica brasileira.
Emma Sjöberg, modelo e atriz sueca.
Tsvetana Pironkova, tenista búlgara.

Falecimentos

1321 - Dante Alighieri, escritor italiano (La Divina Commedia) (n. 1265). Abaixo, "Sonho de Dante"  (Clique na imagem para ampliar).
2007 - Pedro de Lara, comediante e radialista brasileiro (n. 1925Pedro Ferreira dos Santos, mais conhecido como Pedro de Lara (Bom ConselhoPernambuco25 de fevereiro de 1925 – Rio de Janeiro13 de setembro de 2007) foi uma personalidade de rádio etelevisão no Brasil. Dentre suas múltiplas atividades, atingiu status de subcelebridade como jurado de programas de calouros. 

Feriados e eventos cíclicos

Santos do dia

São João CrisóstomoSão João Crisóstomo (em grego: Ιωάννης ο Χρυσόστομος; Antioquia da Síria, atual Antakya349 - 14 de Setembro de 407) foi um teólogo e escritor cristãoarcebispo de Constantinopla no fim do século IV e início do V. Sua deposição em 404 produziu uma crise entre a Santa Sé e a Sé Patriarcal. Pela sua inflamada retórica, ficou conhecido como Crisóstomo (que em grego significa «boca de ouro»). É considerado santo pelas Igrejas Ortodoxa e Romana; é, a par de Gregório de Nanzianzo, deGregório de Nissa e de Basílio de Cesareia, um dos quatro grandes Padres da Igreja Oriental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.