domingo, 11 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 12 de setembro de 2011

Artista do dia: Pedro Américo (1843-1905)
A mulher de Putifar 
óleo sobre tela assinado e datado 1898
inferior esquerdo 30,5 x 43 cm
Último lance: 50.000,00 - U$ 28,089.00
Leilão de julho de 2010



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1309 - Casamento do infante D. Afonso, futuro rei D. Afonso IV de Portugal com Beatriz de CastelaBeatriz de Molina e Castela (1293 - Lisboa25 de Outubro de 1359) foi uma infanta do Reino de Castela e rainha de Portugal entre 1325 e 1357. Era filha do rei Sancho IV de Castela com Maria de Molina. Teve seis irmãos, entre os quais o rei Fernando IV de Castela, e Isabel, esposa de Jaime II de Aragão e depois de João IIIduque da BretanhaEm 12 de Setembro de 1309 casou-se com o herdeiro do trono português, o qual ascendeu ao poder em 1325 como D. Afonso IV.

1953 - Casamento do então senador John Kennedy com Jacqueline Bouvier.(ver Jacqueline Kennedy). Jacqueline estava comprometida com John Husted em Dezembro de 1951. Entretanto, o relacionamento acabou em Março de 1952 com um conselho da mãe de Jackie, que acreditava que Husted não era rico o bastante. Em 10 de Maio de 1952, Jacqueline conheceu o senador John F. Kennedy numa festa em Washington, realizada por um casal amigo de ambos: Martha e Charles Bartlett. John e Jackie só se reencontrariam nove meses depois em outra festa realizada pelos Bartlett. Kennedy convidou Jackie para saírem no fim de semana e foram a um parque de diversões emGeorgetown. Depois de se reencontrarem, eles começaram um namoro, que terminou em noivado pouco tempo depois. O anúncio do noivado do casal não agradou todos os membros da família Bouvier. De acordo com um artigo do Time Magazine, "[Jacqueline] me telefonou para contar a notícia" - explicou a irmã Black Jack, Maude Bouvier Davis - "mas ela disse, 'Você não pode dizer nada sobre isso porque o Saturday Evening Post vai trazer um artigo sobre Jack chamado "O Jovem Solteirão do Senado", e isso estragaria tudo". Jacqueline Bouvier e John F. Kennedy casaram-se em 12 de Setembro de 1953, em Newport (Rhode Island).

2002 - Sérgio Vieira de Mello é nomeado Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos HumanosO secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmava que Vieira de Mello era "a pessoa certa para resolver qualquer problema". Foi o primeiro brasileiro a atingir o alto escalão da ONU. Como negociador da ONU atuou em alguns dos principais conflitos mundiais - BangladeshCambojaLíbanoBósnia e HerzegovinaKosovoRuanda e Timor-Leste, entre 1999 e 2002, quando se mostraria inflexível nas denúncias dos crimes indonésios. E por fim, noIraque, onde foi morto durante o ataque suicida ao Hotel Canal, com a explosão provocada por um caminhão-bomba. O Hotel Canal era usado como sede da ONU em Bagdá há mais de uma década.

Eventos desportivos

Eventos - entretenimento

2005 - Inauguração do parque temático da Disney, em Hong Kong.

Nascimentos

1888 - Maurice Chevalier, ator e cantor francês (m. 1972). Em 1951, Maurice Chévalier foi em toda sua vida apenas uma vez ao Brasil . Nessa época era um dos mais famosos cantores do mundo. Veio especialmente aqui para ser entrevistado na festa de lançamento da TV Tupi do Rio e cantar na inauguracao do "Golden Room" do Copacabana Palace. Foi entrevistado pelo jornalista Arnaldo Nogueira, em seu programa Falando Francamente, o primeiro talk-show da TV Brasileira.

1939 - Joana Fomm, atriz brasileira. Estreou na TV Globo em 1977 na novela "Sem Lenço, Sem Documento", exibida às 19h.
Mas foi como a vilã Yolanda Pratini em "Dancin' Days", telenovela de Gilberto Braga exibida em 1978, que ela tornou-se um nome nacional e uma das atrizes mais requisitadas para as novelas. Joana é tida como uma atriz perfeita para interpretar personagens más, arrogantes, frias e calculistas. Além de Yolanda, outro papel nesse estilo foi Lúcia Gouveia em "Corpo a Corpo" (1984), novela também de Gilberto Braga. Foi também a tia rica, má e preconceituosa Fausta em "Bambolê" (1987), a beata mal-amada Perpétua na telenovela "Tieta" (1989) e a vingativa Eugênia de "As Pupilas do Senhor Reitor" (1995), desta vez no SBT


1953 - Tânia Alves, atriz e cantora brasileira. Tânia Maria Rego Alves (Bonito de Santa Fé[12 de setembro de 1953) é uma atrizdançarina,cantora e empresária brasileira.
Seu mais recente trabalho foi na novela Araguaia, de Walther Negrão, na Rede Globo
A atriz também atua como empresária desde 1999 e é mãe da também atriz Gabriela Alves, com quem divide a administração de um spa em Nova Friburgo. Orgulha-se do caldeamento de raças que traz dentro de si: "
Eu sou mestiça de negrosíndiosportuguesesholandeses e judeus, imagina só. E o Brasil é isso. Um caldeirão, uma mistureba. Eu sou carioca. Minha mãe é carioca e meu pai era pernambucano.

1966 - Malu Mader, atriz brasileira. Malu Mader (nome artístico de Maria de Lourdes da Silveira Mäder; Rio de Janeiro12 de setembro de 1966), é uma atriz brasileira de origem libanesa. Tem extensa participação na teledramaturgia. No cinema, atuou em filmes que marcaram a década de 1980: Dedé Mamata e Feliz Ano Velho, ambos de 1988. Em 1999, acompanhando o renascimento do cinema nacional, fez Mauá - O Imperador e o Rei. Em 2002, interpretou uma prostituta no filme O Invasor. Já havia interpretado um papel semelhante no ano anterior, quando protagonizou o filme Bellini e a Esfinge, baseado no livro de Tony Bellotto. Também fez participações memoráveis em Sexo, Amor e TraiçãoBrasília 18%Podecrer! e Sexo com Amor?.

Emmy Rossum, atriz norte-americana. Emmanuelle Grey Rossum (Nova Iorque12 de setembro de 1986) é uma atrizcantora e compositora norte americana. Ela atuou em filmes como O Dia Depois de AmanhãPoseidonO Fantasma da Ópera e Dragonball EvolutionFilha única, Emmy cresceu em Manhattan e começou a cantar no Metropolitan Opera, no Lincoln Center aos 6 anos, cantando com Placido DomingoLuciano Pavarotti. Durante cinco anos, ela cantou em cinco idiomas diferentes em mais de vinte óperas diferentes, incluindo "La Boheme", "Turandot", "The Damnation of Faust" e "A Midsummer Night's Dream" (Sonho de Uma Noite de Verão) e teve o prazer de trabalhar sob a direção de Franco Zefferelli em "Carmen". Mais tarde, saiu do Metropolitan Opera por estar "grande demais para as roupas de criança", então decidiu atuar.

2001 - Laura Barreto, atriz brasileira. Laura Silva Alves Barreto (Rio de Janeiro12 de setembro de 2001) é uma atriz brasileira. Ficou conhecida pelo seu papel em Caminho das Índias como Lalit. (Na foto, a menina à esquerda).


Falecimentos

1871 - Júlio Dinis, médico e escritor português (n. 1839). Foi o criador do romance campesino e as suas personagens, tiradas, na sua maioria, de pessoas com quem viveu ou contactou na vida real, estão imbuídas de tanta naturalidade que muitas delas nos são ainda hoje familiares. É o caso da tia Doroteia, de «A Morgadinha dos Canaviais», inspirada por sua tia, em casa de quem viveu, quando se refugiou em Ovar, ou de Jenny, para a qual recebeu inspiração da sua prima e madrinha, Rita de Cássia Pinto Coelho. Júlio Dinis viu sempre o mundo pelo prisma da fraternidade, do optimismo, dos sentimentos sadios do amor e da esperança. Quanto à forma, é considerado um escritor de transição entre o romantismo e o realismo. Sua obra mais conhecida, transformada em versão cinematográfica, foi "As Pupilas do Senhor Reitor".

Eleazar de Carvalho, maestro e compositor brasileiro (n. 1915). Atuou longamente como Regente Titular na Orquestra Sinfônica Brasileira, no Rio de Janeiro. Foi Diretor Artístico e, Regente Principal da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Foi Diretor Artístico e Regente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo . Fundador da cadeira número 32 da Academia Brasileira de Música. Foi Diretor Musical da Saint Louis Symphony OrchestraTeve relevante atuação pedagógica tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, onde seu nome é indissociável do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Feriados e eventos cíclicos

Eventos locais

Brasil
Dia da Seresta

  • Dia do Técnico Têxtil
  • Dia do Trator
Dia do Físico






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.