sábado, 10 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 11 de setembro de 2011

Artista do dia: Artur Timóteo da Costa (1882-1922)
Parque - óleo s/tela, ass.c.1915 - 45 x 45 cm.
último lance: R$ 15.750,00 (US$ 12,800)
Leilão de dezembro de 1998



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1297 - Os escoceses liderados por William Wallace derrotam os ingleses na Batalha de Stirling Bridge, durante a guerra pela independência. A Batalha de Stirling Bridge foi uma terrível derrota para os ingleses, pois mostrou que em algumas circunstâncias a infantaria pode ser superior à cavalaria. Wallace então liderou uma série de ataques e arrastões pelo norte da Inglaterra o que não ajudou muito os escoceses taticamente em seu objetivo por independência, mas teve grande efeito no moral de seus combatentes. Em março de 1298, Wallace foi feito Protetor da Escócia. Sua glória foi breve, pois o próprio Rei da Inglaterra vinha do norte de Flandres com um exército. Os dois finalmente se encontraram nos campos de Falkirk no verão de 1298, onde Wallace foi derrotado.

1968 - Lançamento da primeira edição da revista Veja. > Leia o primeiro número de Veja

  
Ataque contra as Torres Gêmeas do World Trade Centre, em Nova Iorque.
1973 - Assassinato ou suicídio do presidente eleito do Chile de Salvador Allende, e bombardeando do Palácio de La Moneda como inicio do golpe militar no Chile, realizado com apoio americano através da CIA e que levou ao poder o ditador militar Pinochet no Chile cujo regime resultou na morte de cerca de 30,000 pessoas e milhares de desaparecidos e torturados.

1990 - Sancionada, no Brasil, lei de defesa do direito do consumidor

Nascimentos

1816 - Carl Zeiss, inventor e óptico alemão, contribuiu grandemente para o desenvolvimento de lentes. Seu legado tecnológico é visto até hoje, como nas câmeras fotográficas da Sony, por exemplo (m. 1888)

1917 - Ferdinand Marcos, ex-ditador filipino (m. 1989Casado com Imelda Marcos, ex-ganhadora de concurso de beleza nas Filipinas, que também ficou conhecida por sua grande coleção de sapatos.

1961 - Virginia Madsen, atriz norte-americana. É atuante no cinema e participou, em papel secundário, do filme "A garota do Capuz Vermelho", exibido no Brasil este ano.

Princesa Akishino, herdeira do trono japonês. A Princesa Akishino (秋篠宮紀子親王妃, Akishino-no-miya Kiko-shinnōhi; nascida em 11 de setembro de1966, em Tóquio) é a esposa do Príncipe Akishino, o segundo filho do Imperador Akihito e da Imperatriz Michiko do Japão
Filha de um professor universitário, ela é a segunda plebéia que se casou com um integrante da família imperial japonesa; sua sogra, a Imperatriz, foi a primeira em 1959
Ela também é conhecida, informalmente, como Princesa Kiko.


Cameron Richardson, atriz norte-americana.

1992 - Maria Gabriela de Faria, atriz e cantora venezuelana.

Falecimentos

1823 - Hipólito José da Costa, jornalista, diplomata e fundador do Correio Braziliense (n. 1774). Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça (Colônia do Sacramento13 de agostode 1774 — Londres11 de setembro de 1823) foi um jornalistamaçom e diplomata brasileiro,patrono da cadeira 17 da Academia Brasileira de LetrasEm 1812 fez um acordo secreto com a Coroa portuguesa, que previa a compra de um determinado número de exemplares do jornal e um subsídio para o próprio jornalista, em troca de moderação nas suas críticas contra a monarquia. Faleceu em 1823, sem chegar a saber que fora nomeado cônsul do Império do Brasil em Londres. No Brasil é considerado o patrono da imprensa. Em Porto Alegre foi homenageado emprestando seu nome ao Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. Estava sepultado em St. Mary the Virgin, em Hurley, condado de Berkshire; mas em 2001 seus restos mortais foram trasladados para Brasília. Atualmente seus restos mortais estão nos Jardins do Museu da Imprensa Nacional.

2009 - Yoshito Usui, ilustrador e quadrinista mangaká (n. 1958). Mangaká (em japonês: 漫画家? lit. cartunista) é a palavra japonesa que identifica um artista de quadrinhos ou banda desenhada. Fora do Japão, os mangás geralmente se referem a um livro japonês em quadrinhos e mangaká refere-se ao autor do mangá, que normalmente é japonês. Em 2006, cerca de 3000 mangakás profissionais foram trabalhar no Japão.

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Espanha

Dia Nacional da Catalunha (Clique na imagem para ampliar)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.