sábado, 17 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 18 de setembro de 2011

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1793 - George Washington assenta a pedra fundamental do Capitólio. O Capitóloio, sede do Congresso americano, significou para os Estados Unidos o que Brasília significou ao Brasil. Era o marco inicial para a construção da cidade que viria a chamar-se Washington e que passaria a ter a função principal de abrigar a administração política da nação americana. Em 1790, o presidente Washington ordenou a criação de uma futura capital "às margens do Rio Potomac, medindo dez milhas quadradas", que serviria como sede do poder recém-implantado. Para evitar conflitos internos, teria que ser localizada exatamente no centro do país. Até aí, a sede do governo era itinerante, entre Filadélfia, Baltimore, Anápolis e Nova York. O arquiteto escolhido era Pierre Charles L'Enfant, que havia estudado pintura e escultura em Paris, mas, aos 22 anos, motivado pelo espírito das revoluções liberais, havia participado do exército revolucionário americano (1776), onde conheceu o general La Fayette, que o apadrinhou. Washington ficou encantado com o jovem artista, e com suas idéias. Três elevações naturais definiam o panorama da nova cidade: a residência do presidente, a sede de governo e um grande monumento, para os quais converteriam as ruas da cidade. Os prédios foram construídos sob inspiração dos palácios, no estilo europeu, como L'Enfant conhecia de Paris. Sua obra-prima foi o prédio que serviria de sede do Legislativo, o Capitólio.

1950 - Inauguração da TV Tupi em São Paulo. No dia 18 de setembro de 1950, Assis Chateaubriand realiza seu grande sonho: coloca no ar oficialmente a TV Tupi canal 3 de São Paulo, PRF-3 TV. O transmissor de televisão comprado da RCA foi colocado no topo do prédio Banco do Estado de São Paulo. As imagens são geradas a partir de um estúdio localizado na Rua 7 de Abril, no centro da cidade. Uma célebre frase é dita por uma jovem criança de 5 anos de idade: "está no ar a televisão no Brasil". O logotipo do canal era um pequeno índio, e a garota estava vestida a caráter. Na época a programação era improvisada e gerada completamente ao vivo. Os imprevistos ocorriam freqüentemente; somente na inauguração do canal uma câmera importada estragou poucas horas antes de entrar no ar, e todo o programa foi feito com somente uma câmera (uma piada conta que a ilustre senhora encarregada da inauguração quebrou a garrafa de chanpanha na câmera de TV...) Como não havia televisores ainda em São Paulo e nem outro lugar do país, Chateaubriand espalhou 200 aparelhos em lugares "estratégicos" da cidade de São Paulo. Conta-se que estes aparelhos, importados, não conseguiriam chegar ao país no dia da primeira transmissão por problemas alfandegários. Sabendo disso, Chateaubriand utilizou de sua influência, que atingia diversos âmbitos, e antecipou a chegada destes aparelhos. A expressão "no peito e na raça" cabe a este, como a muitos outros empreendimentos no Brasil e, é claro, sempre entrando no pedaço aquele "jeitinho brasileiro".
1973 - Alemanha e Bahamas são admitidas como Estados-Membro da ONU. Na verdade, a ONU foi instituida em 1947, como uma forma de recompor as forças internacionais ao fim da Segunda Guerra Mundial, em que a Alemanha foi derrotada e dividida em 4 partes, administradas respectivamente, por Estados Unidos, Inglaterra, França e União Soviética (Os Quatro Grandes). Concluído o processo de pacificação, era para se fazer a reunificação, mas a União Soviética insistiu em manter sob seu controle a parte que lhe coube, ficando o país dividido em duas nações de um mesmo povo. A República Federal da Alemanha (RFA). capitalista, e a República Democrática Alemã (RDA), comunista, ingressaram na ONU no mesmo dia, 18 de setembro de 1973. A reunificação alemã provocou o desaparecimento da RDA devido à integração, ficando apenas a RFA, em 3 de Outubro de 1990.
2004 - Chegou às bancas notícia sob suspeita de compra votos de partidos aliados ao governo brasileiro (v. Mensalão). No dia 18 de setembro de 2004, um sábado, chegava às bancas do Brasil a edição de número 1872 da revista semanal Veja. Datada de 22 de setembro de 2004, estampava em sua capa a manchete: O escândalo da compra do PTB pelo PT. Saiu por 10 milhões de reais. Note-se que, ao início, o assunto ainda era tratado com muita discrição, com uma chamada em diagonal no canto superior da capa.

Nascimentos

1905 - Greta Garbo, atriz sueca (m. 1990). Greta Garbo, nome artístico de Greta Lovisa Gustafson, (Estocolmo, Reino da Suécia e Noruega, 18 de Setembro de 1905Nova Iorque, 15 de Abril de 1990) foi uma atriz sueca. Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte. Apesar de sua carreira meteórica, Garbo era solitária e reservada, e só concedeu quatorze entrevistas durante toda a vida. Pouco se soube e muito se especulou sobre a atriz, incluindo mistérios sobre sua relação com os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Uma das citações mais memoráveis sobre ela é a de que "Greta é como a Mona Lisa - uma das grandes coisas da vida. E tão distante quanto."
1948 - Neila Tavares, atriz e escritora brasileira. Neila Tavares (Niterói, 18 de setembro de 1948) é uma atriz brasileira de teatro, cinema e televisão, e também escritora (de obras espiritualistas), jornalista e apresentadora de televisão. Neila já colaborou com o jornal Folha de S.Paulo e escreveu para as revistas Pais e Filhos, Mulher de Hoje e Ele e Ela; apresentou programa de entrevistas na Rede Manchete e na TVE Brasil. É casada com o jornalista e político Fernando Gabeira, o que lhedá maior notoriedade.
1962 - Serenella Andrade, apresentadora italoportuguesa. Serenella Andrade (Nápoles, Itália, 18 de Setembro de 1962) é uma jornalista e apresentadora de televisão portuguesa. Filha do realizador e ex-cantor de ópera Luís Andrade, Serenella Andrade apresentou os Jogos sem Fronteiras durante vários anos, juntamente com Eládio Clímaco. Apresentou o concurso "SMS" e o programa "A Hora da Sorte" na RTP que inclui a extracção dos números da sorte da lotaria da Santa Casa da Misericórdia. Serenella vive em Lisboa, é casada e tem três filhos
Anna Netrebko, soprano russa.1973. Anna Jurjewna Netrebko (em russo: Анна Юрьевна Нетребко; Krasnodar, 18 de Setembro de 1971) é uma soprano russa bastante conhecida e admirada por sua voz suntuosa e por sua beleza. Começou a trabalhar lavando chãos no Teatro Mariinsky de São Petersburgo ("casa" da Ópera de Kirov). Lá, ela chamou a atenção do maestro Valery Gergiev, que se tornou seu orientador vocal. Em 2003, ela lançou o seu primeiro disco gravado em estúdio, Opera Arias, que se tornou um dos discos de música erudita mais vendidos do ano. No ano seguinte, lançou outro disco, Sempre Libera. Em 2005, participou novamente do Festival de Salzburgo, interpretando Violetta Valéry na ópera “La Traviata”, de Verdi, ao lado do tenor mexicano Rolando Villazón e sob a batuta de Carlo Rizzi.
Anna Netrebko recebeu seu treinamento vocal no Conservatório de São Petesburgo.
Kikki Daire, atriz norte-americana.
Luciana Andrade, cantora brasileira, do grupo Rouge. Rouge foi um grupo musical feminino brasileiro de música pop formado em 2002 através do reality show Popstars, realizado pelo SBT[1] e extinto no final de 2005. O grupo, formado por Luciana Andrade, Patrícia Lissa (posteriormente chamada Lissah Martins), Aline Silva, Fantine Thó e Karin Hils.[1] lotou centenas de shows, estrelou comerciais e programas de TV, além de terem comercializado milhares de produtos licenciados como álbum de figurinhas, sandálias, bonecas, entre outros. O racha se deu no ano de 2004, quando  Luciana Andrade anunciou sua saída do grupo, alegando não ter se encaixado no esquema de trabalho da banda e, também sobre o salário, pois elas trabalhavam muito e ganhariam pouco, além de querer fazer outro tipo de som como o folk e o rock. Apesar de Luciana Andrade ser a voz condutora do grupo, as outras integrantes disseram que a saída dela surtiu um efeito positivo, pois fez com que todas reavaliassem tudo que estava acontecendo em suas carreiras. (Clique na imagem para ampliar)
Jennifer Tisdale, atriz e modelo norte-americana. Jennifer Kelly Tisdale (Neptune, New Jersey, 18 de setembro de 1981) é uma atriz estadounidense e irmã mais velha por 3 anos da atriz e cantora Ashley . Atuou em poucos filmes e séries de TV, tendo participação menor em "Two and a Half Men". Conhecida pela sua muita beleza, mas de talento mediano.
1986 - Keeley Hazell, modelo britânica.

Falecimentos

1995 - Henriqueta Brieba, atriz (n. 1901). Nascida na Espanha, Henriqueta Brieba veio para o Brasil ainda adolescente, acompanhando os pais nas apresentações do grupo teatral de que faziam parte, e bem jovem começou a atuar nos palcos. Atriz de amplos recursos e comediante nata participou de várias companhias de teatro e não abandonou o palco até o fim da vida. Atuou no Brasil durante setenta e seis anos. Depois de passar por Belém, Manaus, Recife e Salvador, estabeleceu-se no Rio de Janeiro na década de 1920, onde começou a trabalhar no teatro de revista. É lembrada por sua participação no filme "Toda Nudez será Castigada", de Nelson Rodrigues, dirigido por Arnaldo Jabor, contracenando com Paulo Porto e Darlene Glória. 

Feriados e eventos cíclicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.