quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 8 de setembro de 2011

Artista do dia: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927)
Entardecer - Hora do Descanso
óleo s/tela, ass.1909 - 52 x 71 cm.
último lance: R$ 52.500,00 (US$ 30,880)
Leilão de maio de 1999



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1264 - Estatuto de Kalisz - O príncipe Boleslau "o Piedoso" de Kalisz, assina a carta patente que regulamenta as liberdades dos Judeus na Polônia e as obrigações dos cristãos. A carta patente geral, que estabelece as liberdades dos judeus e regulamenta as obrigações dos cristãos na Polônia, conhecido como o Estatuto de Kalisz, foi um documento emitido pelo príncipe Boleslau, o Piedoso, duque da Grande Polônia, na cidade de Kalisz em 8 de setembro de 1264. O estatuto serviu base para a posição legal dos judeus, conduziu-os à formação de uma nação autônoma até 1795 na Polônia, tendo como idioma o iídiche e garantiu uma jurisdição exclusiva sobre assuntos judeus com livre acesso as cortes, além de estabelecer um tribunal diferenciado para as causas que envolviam judeus e cristãos. Adicionalmente, garantiu liberdade e a segurança pessoais para judeus, incluindo a liberdade de religião, de curso, livre comércio e assegurou ir e vir entre fronteiras. O estatuto foi ratificado várias vezes por reis poloneses subseqüentes: Casimiro III em 1334, Casimiro IV em 1453, e Sigismundo I em 1539 até fundir-se com a constituição de 3 de maio, quando foi aos poucos diluída. Abaixo, Lublin, comunidade judaica na Polônia.


1793 - Primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. O Termo "Círio" tem origem na palavra latina "Cereus", que significa vela grande. No Brasil, no início era uma romaria vespertina, e até mesmo noturna, daí o uso de velas. No ano de 1854, para evitar a repetição da chuva torrencial como a que havia caído no ano anterior, a procissão passou a ser realizada de manhã. O Círio foi instituído em 1793 em Belém do Pará, e até 1882, saía do Palácio do Governo. Em 1882, o bispo Dom Macedo Costa, em acordo com o Presidente da Província, Dr. Justino Carneiro, instituiu que a partida do Círio seria da Catedral da Sé, em Belém.
1935 - Com 19 anos, Frank Sinatra canta com o grupo The Hoboken Four no programa de rádio Major Bowe’s Amateur Hour e acaba contratado pela rádio.

1966 - Lançamento do seriado Jornada nas EstrelasStar Trek original seguia as aventuras interestelares do Capitão James T. Kirk e sua tripulação em uma nave de exploração no século XXIII da galática Federação Unida dos Planetas—a USSEnterprise. A série estreou em 1966 e teve três temporadas na NBC, depois da emissora ter rejeitado o piloto inicial, "The Cage", com um elenco quase que totalmente diferente, apesar desse piloto atualmente ser incluído junto com os outros episódios da série.

Nascimentos

1157 - Ricardo Coração de Leão, Rei de Inglaterra (m. 1199). Ricardo I (Oxford8 de setembro de 1157 — Châlus6 de abril de 1199) foi Duque da Aquitânia (1168-1199),Conde de AnjouDuque da Normandia e Rei de Inglaterra (1189-1199). Ricardo é também conhecido por vários cognomes, entre eles Coração de Leão (Coeur de LionLionheart), Oc et No (sim e não em língua provençal) eMelek-Ric (Rei-Ricardo) pelos muçulmanos do Médio Oriente, que usavam a sua figura para ameaçar as crianças que se portavam mal. Ricardo foi um dos líderes da Terceira Cruzada e foi na sua época considerado como um herói.
1930 - Jeannette Altwegg, ex-patinadora artística britânica. Jeannette Eleanor Altwegg (BombaimÍndia8 de setembro de 1930) é uma patinadora artísticabritânica. Ela conquistou duas medalhas olímpicas, uma de ouro em 1952 e uma de bronze em 1948.
1957 - Heather Thomas, atriz e escritora norte-americana. Heather Thomas (8 de setembro de 1957, Greenwich, Connecticut) é uma atriz e roteirista estadunidense. Fez muito sucesso no Brasil devido ao seriado Duro na Queda, exibido pela Rede Globo nos anos 80.
1967 - Kimberly Peirce, diretora e atriz norte-americana.
Brooke Burke, modelo norte-americana. Brooke Burke (Hartford, 8 de setembro de 1971) é uma modelo e apresentadora de TV estadunidense. Apresentou entre outros os shows Wild On! (1999–2002), Rock Star (2005–2006) e ganhou notoriedade por ser ganhadora da sétima temporada do reality show Dancing with the Stars.
Alicia Rhodes, atriz inglesa.
Leandra Leal, atriz brasileira. É neta do produtor cultural Américo Leal e filha da atriz Ângela Leal. Começou no teatro aos sete anos de idade e na televisão com oito anos, quando participou do último capítulo da novela Pantanal, em que sua mãe também trabalhava. Filha única, assume ter sido influenciada pela mãe na escolha da carreira, pois desde muito pequena conviveu no meio artístico e fascinou-se pela arte de interpretar.

Falecimentos

1949 - Richard Strauss, compositor e maestro alemão (n. 1864).

Feriados e eventos cíclicos

Andorra

  • 1278 - Dia da independência.

Brasil

Internacional

Macedónia

Portugal

Tibete

Religioso - Católico



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.