terça-feira, 6 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 7 de setembro de 2011

Artista do dia: Ismael Nery (1900-1934)
Mãe e Filhos - aquarela, ass.c.1927 - 26 x 17,5 cm.
último lance: R$ 11.500,00 (US$ 10,310)
Leilão de dezembro de 1997



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1822 - À noite, em reunião próximo ao Páteo do Colégio, o Príncipe Regente é saudado em São Paulo como o primeiro Imperador do Brasil e executa o Hino da Independência.  Numa tela gigantesca, de 4,15m de altura por 7,60m de comprimento, Pedro Américo faz o registro de outra cena que jamais aconteceu, com um valente Dom Pedro I erguendo sua espada no ar, às margens do riacho Ipiranga, acompanhado por uma tropa de alazões e oficiais bem alinhados, a declarar a independência do Brasil de Portugal. É o quadro “Independência ou Morte”, de Pedro Américo, hoje no acervo do Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga. O ano da cena era 1822. O resto, quase tudo ficção. O encontro com as elites paulistanas, já se disse acima, se daria somente à noite, em uma casa nas proximidades do Páteo do Colégio, onde o príncipe era recepcionado e aplaudido. Se tivesse recebido as cartas de Lisboa neste último instante, por certo seria mais comedido em sua manifestação. O próprio Pedro Américo fala sobre isso em um folheto que escreveu ao concluir sua pintura: "É preciso conter a voracidade do tempo e tornar imortal algo que as gerações atuais não viram”. No mesmo espaço, tenta justificar as liberdades que teve ao imortalizar em tinta a rebeldia de Dom Pedro – "a realidade inspira, e não escraviza o pintor". Leia mais sobre a realidade e a fantasia na Proclamação da Independência.

O poeta francês Guillaume Apollinaire foi preso e posto na cadeia sob suspeita de roubo da Mona LisaEm 7 de setembro de 1911, quando já era reconhecido como um dos poetas mais importantes da vanguarda parisiense, Apollinaire é acusado de cumplicidade no roubo de uma obra do Museu Louvre, nada menos que a Mona Lisa de Leonardo da Vinci, roubo no qual Pablo Picasso, também já muito famoso, foi igualmente implicado. Ele é preso durante uma semana e depois liberado. Esta experiência o marcará. Aos olhos dos defensores das tradições clássicas, que se aproveitaram da situação para denunciar "atos de babarismo" dos estrangeiros contra a cultura nacional, pouco importava a inocência de Apollinaire no caso, visto que ele era acusado de atentar contra os valores da civilização, acusação esta estendida a outros estrangeiros radicados em Paris, como Pablo PicassoGertrude Stein e Stravinski.

1961 - Toma posse o presidente brasileiro João Goulart e inicia-se o primeiro regime parlamentarista no país. Abaixo os três pivôs da crise institucional de 1961: Leonel Brizola, governador do RS, João Goulart, vice presidente da República e Janio Quadros, Presidente. A Campanha da Legalidade mais conhecida apenas como Legalidade foi uma revolta civil e militar da história política brasileira de 14 dias que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil no Sul e Sudeste do Brasil em 1961, sendo liderada por Leonel Brizola (governador do RS e cunhado de Jango) e General Machado Lopes, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica — que previa a posse de João Goulart. Outros setores da sociedade - notadamente os militares - defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições democráticas. Depois de marchas e contramarchas chegou-se a uma solução possível de consenso: O regime presidencialista foi trocado pelo Parlamentarismo. João Goulart assumiria como Chefe de Estado e o governo passaria a ser exercido pelo Congresso, através de um Primeiro Ministro. Iniciava-se a contagem regressiva para o golpe de estado de 31 de março de 1964. (Saiba mais)

Nascimentos

1533 - Elizabeth I, rainha da Inglaterra (m. 1603).

Julie Kavner, atriz estadunidense de origem judia. Ganhadora de um prêmio Emmy, é melhor conhecida por seu papel de "Brenda Morgenstern" em Rhoda, seriado dos anos 1970, e por ser a voz de "Marge Simpson" na série animada Os Simpsons. Nos Simpsons, além da voz de "Marge Simpson", Kavner faz as vozes de Patty Bouvier, Selma Bouvier, Jacqueline Bouvier e Gladys Bouvier.

1955 - Mira Furlan, atriz e cantora croata. Mira Furlan (Zagreb, 7 de setembro de 1955), é uma atriz de teatro, cinema e TV e cantora croata. Emigrou para os Estados Unidos com seu marido Goran Gajić em Novembro de 1991, devido aos problemas políticos em sua terra natal. Estrelou em Babylon 5 interpretando a embaixadora Delenn, papel que lhe valeu o Universe Reader's Choice Award de melhor atriz coadjuvante numa série de TV em 1996. Interpretou Danielle Rousseau no seriado Lost.

Angie Everhart, atriz norte-americana. 

Shannon Elizabeth, atriz e modelo norte-americana. Elizabeth apareceu em filmes de diversos gêneros, incluindo o filme de terror Jack Frost, e Dish Dogs, antes de ser escolhida para aparecer no filme American Pie, que foi um sucesso de bilheteria e lhe trouxe alguma notoriedade pela célebre 'cena da webcam', na qual apareceu topless.  Apareceu em seguida em diversos filmes de grande orçamento de Hollywood, como Scary Movie, Jay and Silent Bob Strike Back, e Tomcats. Elizabeth também estrelou a série de televisão Cuts, exibida pelo canal UPN até o seu cancelamento, em maio de 2006.

Vera Zvonareva, tenista russa. Vera começou a se envolver com o tênis aos seis anos de idade e tornou-se uma tenista profissional a partir de 2000. No final de 2002 e ela já estava no Top 50, e em 2003 - entre as 20 melhores. Zvonareva é conhecida por deixar extrapolar o seu lado emocional durante as partidas chegando a chorar durante alguns jogos.

Evan Rachel Wood, atriz estadunidense. Evan Rachel Wood (Raleigh, 7 de setembro de 1987) é uma atriz e cantora norte-americana. Começou a atuar na década de 1990, atuando em séries televisivas, como American Gothic e Once and Again. Wood atuou como protagonnista pela primeira vez em Little Secrets, de 2002, e foi nomeada a um Globo de Ouro por seu papel em Aos Treze, onde foi elogiada pela crítica. Desde então, tem estrelado filmes independentes, como Garotas Malvadas e Vale Proibido.

Falecimentos

1949 - José Orozco, pintor mexicano (n. 1883). José Clemente Orozco (n. Ciudad Guzmán, estado de Jalisco - 23 de novembro de 1883 - m. 7 de setembro de 1949) foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com Rivera e SiqueirosOrozco destacou-se principalmente na pintura mural, mas também se dedicou à pintura de cavalete, à aquarela, ao desenho e à caricatura, que fazia mais como forma de sustento do que como arte. A temática central da sua obra é a revolução, a luta do povo para atingir os seus ideais e uma nova sociedade. A representação formal na sua obra reflete uma mistura de influências estéticas que vão do realismo ao expressionismo e passam pela arte renascentista italiana dos séculos XV e XVI.

2004 - Míriam Pires, atriz brasileira (n. 1927). Teve inúmeros trabalhos marcantes na televisão como em Irmãos Coragem 1970, Locomotivas 1977, Baila Comigo 1981, Final Feliz 1982, Tieta,1989 e Pedra sobre Pedra 1992, ambas na Rede Globo, Meus Filhos, Minha Vida 1984 (a única novela que protagonizou) no SBT e Tocaia Grande,1995 e Xica da Silva,1996 ambas na extinta Rede Manchete. Quando de sua morte, Miriam estava no elenco da telenovela global Senhora do Destino, do autor Aguinaldo Silva, onde fazia o papel de Dona Clementina, uma espécie de cozinheira e governanta da casa da familia Ferreira da Silva. O autor, elenco e direção da Rede Globo lamentaram sua morte, fazendo uma homenagem a ela criando um livro de receitas com o nome da sua personagem. No dia do lançamento do livro, apareceram vários momentos da carreira da atriz em um telão.

Feriados e eventos cíclicos

  • Dia internacional da aviação civil

Brasil

Moçambique

Portugal

  • Feriado Municipal no concelho de Arganil.
  • Feriado Municipal no concelho de Faro.
  • Feriado Municipal no concelho de Vendas Novas.

Santo do dia




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.