segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 6 de setembro de 2011

Artista do dia: Antonio Parreiras (1860-1937)
Paisagem


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1522 - Juan Sebastián Elcano chega a Sanlúcar de Barrameda (Cádiz) com apenas um navio e 18 homens, depois de dar a primeira volta ao mundo. Já aos 23 anos, dono e capitão do seu próprio navio mas devido problemas financeiros fugiu para Sevilha, onde frequentou a escola da Casa da Contratación, Elcano aprendeu a sua arte de navegação e tornou-se piloto. Juntou-se à armada e participou da desastrada viagem de Fernão de Magalhães para as Molucas, e quando este morreu, assumiu o comando. Tornou-se, assim, o primeiro homem a completar a viagem por mar à volta da Terra, já que Magalhães não completou o intento. Escapou de morrer na primeira circunavegação, mas Juan Sebastián del Cano, entretanto,  morreu de escorbuto em 4 de Agosto de 1526 durante a sua 2ª expedição às Molucas no Pacífico. Abaixo, réplica do buque de Elcano. > Clique na imagem para ampliar.

1922 - Oficialização do Hino Nacional Brasileiro, de autoria de Joaquim Osório Duque Estrada. A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro I. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro II, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal. Após a proclamação da República os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República. Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial. Abaixo: pintura de Augusto Bracet representa D. Pedro I compondo o primeiro Hino Nacional, que acabou se tornando o Hino da Independência. (Ja podeis da Pátria, filhos...)

1997 - O funeral de Diana, Princesa de Gales, é assistido pela TV por 2,5 bilhões de pessoas. A morte de Diana foi recebida com extraordinárias expressões públicas de pesar, e seu funeral na Abadia de Westminster em 6 de setembro de 1997 atraiu três milhões de lamentadores em Londres, bem como uma cobertura de televisão ao redor do mundo. Mais de um milhão de buquês foram deixados na residência londrina da princesa, o Palácio de Kensington, enquanto que perto da propriedade ancestral de sua família, Althorp, se pedia ao público para parar de trazer flores, como o volume de gente e de flores nas circundantes estradas estava causando uma ameaça à segurança pública. A reação da família real à morte da princesa Diana causou um inédito montante de ressentimento e protesto; esse fato, com as discussões privadas da Rainha com o primeiro-ministro Tony Blair, é representado no filme A Rainha, de 2006A rígida aderência da família real ao protocolo foi interpretada por alguns como uma falta de compaixão: a recusa do Palácio de Buckingham de não hastear o Estandarte Real a meio-pau (posição de bandeira) provocou furiosas manchetes em jornais. "Where is our Queen? Where is her Flag?", perguntou The Sun. (leia mais)

Nascimentos

1897 - Di Cavalcanti, pintor e caricaturista brasileiro (m. 1976). Emiliano Di Cavalcanti nasceu em 6 de setembro de 1897, no Rio de Janeiro, na casa de José do Patrocínio, que era casado com uma tia do futuro pintor. Foi um dos mais ativos pintores brasileiros, para sempre figurativista e inimigo número um do abstracionismo. Com a iminência da Segunda Guerra deixa Paris e retorna ao Brasil, fixando-se em São Paulo. Um lote de mais de quarenta obras despachadas da Europa não chegam ao destino, extraviando-se. Passa a combater abertamente o abstracionismo através de conferências e artigos. Viaja para o Uruguai e Argentina, expondo em Buenos Aires. Conhece Zuília, que se torna uma de suas modelos preferidas. Em 1946 retorna a Paris em busca dos quadros desaparecidos; nesse mesmo ano expõe no Rio de Janeiro, na Associação Brasileira de Imprensa. Ilustra livros de Vinícius de Morais, Álvares de Azevedo e Jorge Amado. Em 1947 entra em crise com Noêmia Mourão (sua mulher, também pintora) - "uma personalidade que se basta, uma artista, e de temperamento muito complicado…". Participa com Anita Malfatti e Lasar Segall do júri de premiação de pintura do Grupo dos 19. Segue criticando o abstracionismo até o fim da vida. Di eternizou as mulatas em seus quadros.
1937 - Sergio Aragonés, cartunista espanhol. Sergio Aragonés (6 de setembro de 1937, San Mateo, Castellón, Espanha) é um autor premiado de banda desenhada (histórias em quadrinhos) e escritor. Sergio Aragonés nasceu em 1937 em Castellon na Espanha, mas ainda durante sua infância sua família se mudou para o México por causa da guerra civil espanhola. Sergio Aragonés se tornou colaborador da revista MAD em 1963. Ficou famoso por suas vinhetas às margens das páginas da revista. Nos anos 1980 ele criou a banda desenhada Groo o Errante (assim chamado porque procurara um nome sem significado em qualquer idioma) em conjunto com Mark Evanier.
1964 - Rosie Perez, atriz norte-americana.
1977 - Analice Nicolau, jornalista e modelo brasileira. Analice tornou-se conhecida após participar do reality show Casa dos Artistas 2. Após sua participação no programa Casa dos Artistas, foi convidada a apresentar o telejornal SBT Notícias Breves, no SBT, ao lado de Cynthia Benini. O programa, criticado porque dava mais ênfase às cruzadas de pernas das apresentadoras em minissaias do que às notícias,  foi tirado do ar com a chegada do novo jornalismo ao SBT, encabeçado pela jornalista Ana Paula Padrão, vinda de uma longa passagem pela Rede Globo.
1987 - Anna Pavlova, ginasta russa.

Falecimentos

2007 - Ruth Romcy, artista e humorista brasileira



Feriados e eventos cíclicos

São Zacarias, profeta do Antigo testamento. > Clique na imagem para ampliar. Zacarias (em árabe: زكريا - Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Baptista e esposo de Isabel. É considerado um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Isa (como Jesus é conhecido no islamismo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.