domingo, 4 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 5 de setembro de 2011

Artista do dia: Lucílio de Albuquerque (1887-1939)
Paisagem (veja mais)


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1494 - Ratificação do Tratado de Tordesilhas por Portugal. O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica. No contexto das Relações Internacionais, a sua assinatura ocorreu num momento de transição entre a hegemonia do Papado, poder até então universalista, e a afirmação do poder singular e secular dos monarcas nacionais - uma das muitas facetas da transição da Idade Média para a Idade Moderna.

2000 - Tuvalu é admitido como Estado-membro das Nações Unidas. O Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste, com o território neozelandês de Tokelau, a leste, com Samoa, a sudeste, com o território francês de Wallis e Futuna a sul e com Fiji, também a sul, e fica estrategicamente localizado no sul da Oceania. A oeste o vizinho mais próximo é as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é bastante grande (cerca de 900 quilômetros quadrados). Fica a 180º do Meridiano de Greenwich e, por consequência, é o primeiro país do mundo a entrar no dia seguinte, seguido por Nova Zelândia e Austrália.


Nascimentos

1735 - Johann Christian Bach, compositor alemão (m. 1782). Johann Christian Bach (Leipzig5 de setembro de 1735 - Londres1 de janeiro de 1782) foi um compositor alemão, o filho mais jovem de Johann Sebastian Bach. Compôs numerosos trabalhos orquestrais e de câmara, além de várias óperas. Viveu um bom tempo de sua vida na Inglaterra, motivo pelo qual ficou conhecido como "Bach Londrino" ou o Bach Inglês.O pai de Johann Christian faleceu quando ele tinha apenas 15 anos e esta pode ser a razão por que é tão difícil encontrar traços de comparação óbvios entre Johann Sebastian e Johann Christian. 

1940 - Raquel Welch, atriz estadunidense. Nacida en Chicago de madre estadounidense de ascendencia Inglesa y padre boliviano de ascendencia española, el ingeniero Armando Carlos Tejada Urquizo. Es pariente de la ex presidente de Bolivia, Lidia Gueiler Tejada. Su familia se trasladó a San Diego, en su juventud, Welch estudió interpretación y modelaje desempeñándose como presentadora de un espacio de TV y como modelo publicitaria. Elvis Presley la introdujo en el mundo del cine al participar en Rostabout. Pronto Welch se transformó en Sex-simbol al aparecer en One Million Years B.C. en 1966, y que conservaría en adelante. Su última aparición fue en Forget About it en 2005, para dedicarse entonces como empresaria en el mundo de la cosmética.

Rose McGowan, atriz norte-americana. Rose Arianna McGowan (Florença, 5 de setembro de 1973) é uma atriz dos Estados Unidos da América. Ela é reconhecida principalmente por seu papel como Paige Matthews na série televisiva Charmed. Também já apareceu em vários filmes de Hollywood, como Pânico, Nowhere, Ready to Rumble, Dália Negra, e na dupla produção de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino, Grindhouse (Planeta Terror e Death Proof). Em 2006, a revista Blender incluiu-a na sua lista das mulheres mais sexy da TV e do cinema. Não há porque discordar. (Clique na imagem para ampliar)

Kim Yu-Na, patinadora sul-coreana. Kim Yu-Na (Hangul: 김연아, Hanja: 金姸兒, AFI: [kimjʌna]) (Bucheon, Gyeonggi-do, 5 de setembro de 1990) é uma patinadora artística sul-coreana. Ela foi campeã olímpica em 2010 e mundial em 2009. Clique na imagem para ampliar.

Falecimentos

1857 - Auguste Comte, filósofo (n. 1798). Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo. Sua filosofia influenciou os republicanos brasileiros e o lema positivista (O Amor por princípio, a Ordem por base e o Progresso por fim) inspirou a frase "Ordem e Progresso", que consta de nossa bandeira. A filosofia positiva de Comte nega que a explicação dos fenômenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenômenos (Deus ou natureza) e pesquisa suas leis, vistas como relações abstratas e constantes entre fenômenos observáveis. Abaixo, o templo positivista no Rio de Janeiro.

1981 - Aimé Maeght, impressor litográfico francês (n. 1906).

2010 - Corneille, artista (n. 1922). Pierre Corneille, mais conhecido por Corneille (Rouen, 6 de junho de 1606Paris, 1 de outubro de 1684) foi um dramaturgo de tragédias francês. Ele foi um dos três maiores produtores de dramas na França, durante o século XVII, ao lado de Molière e RacineEra chamado de "fundador da tragédia francesa", e escreveu peças por mais de 40 anos. Ao final de sua vida, a situação de Corneille é tão ruim que o próprio Boileau solicita para ele uma pensão real, que Luís XIV concede. Corneille morre em Paris em 11 de outubro de 1684. A extensão e riqueza de sua obra fizeram com que, na França, surja o adjetivo corneliano, cujo significado, hoje em dia, é bastante extenso, mas que significa a vez da vontade e do heroísmo, da força e da densidade literária, da grandeza da alma e da integridade e uma oposição irredutível aos pontos de vista.

Feriados e eventos cíclicos

Elevação do Amazonas à categoria de Província (feriado local)
  • Dia do Oficial de Justiça
Dia da amizade verdadeira

  • Dia da colecionadora de bonecas
Dia do Irmão




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.