quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 2 de setembro de 2011

Artista do dia: Tomás Santa Rosa (1909-1956)
Festa - óleo s/tela, ass.1950 -  82 x 100 cm.
último lance: R$ 26.250,00 (US$ 23.860)
Leilão de agosto de 1997



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1752 - Foi a última vez que o calendário juliano foi usado na Inglaterra e suas colónias.    Nessa data, em boa parte do mundo, o calendário gregoriano, que o substituiu, já vinha sendo usado desde 1582, porém, existem até hoje países que não o aplicam como Rússia, Israel, Irã, Índia, Bangladesh, Paquistão, Argélia, etc. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 para substituir o calendário juliano. Gregório XIII reuniu um grupo de especialistas para reformar o calendário juliano e, passados cinco anos de estudos, foi elaborado o calendário gregoriano, que foi sendo implementado lentamente em várias nações. Oficialmente o primeiro dia deste calendário foi 15 de Outubro de 1582.
O calendário gregoriano é o que hoje em dia se usa e distingue-se do juliano porque: 1º) omitiram-se dez dias (de 5 a 14 de Outubro de 1582). 2º) Corrigiu-se a medição do ano solar, estimando-se que este durava 365 dias solares, 5 horas, 49 minutos e 12 segundos, o equivalente a 365,2425 dias solares. 3º) Acostumou-se a começar cada ano novo em 1 de Janeiro. 4º) Nem todos os anos seculares são bissextos. Para um ano secular ser bissexto tem de ser múltiplo de 400. Deste modo, evita-se a diferença (atraso) de três dias em cada quatrocentos anos existente no calendário juliano.

1822 - Nesse dia, Maria Leopoldina, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil. O grito dado por D. Pedro nas margens do Rio Ipiranga (“Independência ou morte!”), a 7 de Setembro de 1822, será sempre lembrado como o episódio que simboliza a independência do Brasil. Mas coube à sua esposa, a austríaca Dona Maria Leopoldina, cinco dias antes, e ao primeiro-ministro José Bonifácio assinar o decreto que tornou o Brasil independente de Portugal.  A assinatura do decreto da independência foi apressada porque a princesa recebeu notícias de que Portugal estava a preparar uma acção contra o Brasil. Leopoldina não teve tempo para aguardar o regresso de D. Pedro: assinou o decreto e enviou uma carta a D. Pedro a pedir que proclamasse a independência do Brasil. Foram esses mensageiros que encontraram D. Pedro no Bairro do Moinho (a 5 quilômetros do riacho do Ipiranga). Foi lá, sem cavalos nem atos épicos, que D. Pedro declarou o Brasil independente. (veja testemunhos em meu site de História).  O quadro abaixo representa a Princesa Leopoldina reunida com o Conselho de Ministros.

1968 - Proferido o discurso do deputado federal Márcio Moreira Alves que desencadearia o endurecimento do Regime Militar com a edição do AI-5, Leia o discurso histórico que foi o pivô para o fechamento do regime durante 10 anos.

  • 1969 - Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar experimental Arpanet, marcando o nascimento da Internet, a rede mundial de computadores.
  • 1980 - Jo-Ann (asteróide 2316) é descoberto por Edward Bowell.

Nascimentos

1838 - Liliuokalani, rainha havaiana (m. 1917). Lili'uokalani, Rainha do Havaí. Originalmente Lydia Kamaka'eha, também conhecida como Lydia Kamaka'eha Paki, escolhendo como nome real Lili'uokalani, e mais tarde teve o nome trocado para Lydia K. Dominis — foi a última monarca do Reino do Havaí. Lili'uokalani foi detida em 16 de janeiro de 1895 (vários dias após uma rebelião de Robert Wilcox) quando armas de fogo foram encontradas nos jardins de sua casa; fato do qual ela negou conhecimento. Por este motivo, foi sentenciada a cinco anos de trabalhos pesados na prisão e a uma multa de $5.000, mas as sentença foi comutada para prisão domiciliar no Palácio 'Iolani onde ficou presa até 1896. Após oito meses, ela abdicou ao trono em troca da soltura de seus aliados da prisão. Mudou-se para o palácio Washington Place, onde residiu de forma anónima até à sua morte em 1917 por complicações de um derrame cerebral. O Território do Havaí foi anexado aos Estados Unidos em 1898.

1930 - Paulo Francis, jornalista e escritor brasileiro (m. 1997). Preso diversas vezes e constantemente importunado pela censura e pelos órgãos de repressão ligados à ditadura militar, em 1971 decide transferir-se para Nova Iorque, passando a atuar como correspondente - primeiro d'O Pasquim, da Tribuna da Imprensa e da revista Status, e, após 1976, do jornal Folha de S. Paulo, então reformulado editorialmente pelo também simpatizante trotskista Cláudio Abramo. Surpreendentemente, mais tarde, deu uma guinada à direita e, desde 1980, tornou-se comentarista televisivo das Organizações Globo - uma virada emblemática para quem havia acusado Roberto Marinho de ter provocado o seu banimento do país durante uma de suas prisões, em um artigo d'O Pasquim, intitulado "Um homem chamado porcaria". Celebrizou-se pelas suas aparições histriônicas no ar, onde exagerava na voz arrastada e grave, sua marca registrada, que lhe rendeu inumeráveis imitações.

Salma Hayek, atriz mexicana.

1968 - Cynthia Watros, atriz norte-americana. Cynthia Michele Watros (Lake Orion, Michigan, 2 de setembro de 1968) é uma atriz americana de televisão ganhadora do Emmy-Award, que também estrelou em filmes e nos palcos. Ela é mais conhecida por seu papel como Libby na série de televisão da ABC Lost, Kellie em The Drew Carey Show, Erin em Titus, e Annie Dutton em Guiding Light. Ela nasceu em Lake Orion, Michigan.

1974 - Amber Valletta, atriz e modelo norte-americana. Amber Evangeline Valetta  Trabalhou para grifes como Louis Vuitton, Versace e Calvin Klein. Também atuou como atriz no filme Gamer em 2009. Amber Valetta foi colocada na 16ª posição na lista das 20 modelos-ícones, publicada pelo site Models.com.

1992 - Shayla Worley, ginasta estadunidense.

Falecimentos

1910 - Henri Rousseau, pintor francês (n. 1844). Henri-Julien-Félix Rousseau (21 de Maio de 1844, Laval2 de Setembro de 1910, Paris), conhecido também pelo público como o douanier (aduaneiro) por ter trabalhado como inspector de alfândega, foi um pintor francês inserido no movimento moderno do pós-impressionismo. A sua obra foi pouco apreciada pelo público geral e pelos críticos seus contemporâneos tendo sido constantemente remetida para o grupo da arte naïf e primitivista - pelo seu carácter autodidacta, resultado da inexistência de formação académica no campo artístico, pela recusa dos cânones da arte reconhecida até então e pela aparente ingenuidade grotesca. É realmente muito difícil encaixar sua obra no Pós Impressionismo, por onde transitaram Van Gogh e Gauguin.

Feriados e eventos cíclicos

Fundação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - RJ - Brasil. (1996). Com projeto de Niemeyer e primeiro prédio do chamado "Caminho Niemeyer", o museu é mais conhecido por seu arrojo arquitetônico que por suas atividades artísticas e se torna bastante visitado pelo Mirante, que se destaca na paisagem, fazendo-o assemelhar-se a um cálice ou a disco voador. Foram necessários cinco anos para erguer a estrutura de quatro pavimentos, inscrita numa praça de 2.500 .


Dia de Santa Dorotéia. Santa católica, considerada virgem e mártir, tida pela devoção popular como a santa das flores. Nobre, muito rica e bem educada, Doroteia viveu em Cesareia, capital da província romana da Capadócia e foi, segundo a lenda, martirizada por ser cristã no ano de 304 d.C., vítima das perseguições do Imperador Diocleciano. Abaixo, quadro do pintor maneirista Paolo Veronesi representando a Sagrada Família na companha de Santa Dorotéia. Claro que se trata de representação virtual, em quarta dimensão, pois a escala do tempo é diversa.

Dia do Metodismo no Rio de Janeiro (Lei Nº 1931, de 26 de Dezembro de 1991, lei sancionada pelo então Governador Leonel Brizola). O metodismo foi um movimento de avivamento espiritual cristão ocorrido na Inglaterra do século XVIII que enfatizou a relação íntima do indivíduo com Deus, iniciando-se com uma conversão pessoal e seguindo uma vida de ética e moral cristã. O metodismo foi liderado por John Wesley, eclesiástico da Igreja Anglicana, e seu irmão Carlos Wesley, considerado um dos maiores expoentes da música sacra protestante. Um braço do metodismo é a Igreja Metodista Livre, com forte penetração nas colônias japonesas e coreanas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.