quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Até 30 de outubro, no Flamengo (Rio de Janeiro), segue exposição "Pulso Iraniano", com fotos e vídeos mostrando a energia de uma nova geração




Oi Futuro apresenta

 Pulso Iraniano
 A mostra traz fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, como Shadi Ghadirian, Abbas Kiarostami, Shirin Neshat, Amirali Ghasemi e Neda Razavipour, que ocuparão todas as galerias do centro cultural

Oi Futuro
[todas as galerias]
Abertura: 12 de setembro de 2011, às 19h
Visitação pública: 13 de setembro a 30 de outubro de 2011
Entrada franca

Curadoria geral e direção artística: Marc Pottier
Curadores convidados: Amirali Ghasemi,
Seifollah Samadian e Sanam Emami
Realização: Oi Futuro
Patrocínio: Oi e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

O Oi Futuro apresenta a partir do dia 12 de setembro de 2011 para convidados e do dia seguinte para o público a exposição “Pulso Iraniano”, que traz fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, além de um conjunto de poemas traduzidos para o português. O curador e diretor artístico do projeto, Marc Pottier, pretende mostrar a força da nova criação iraniana desenvolvida tanto no próprio país como em outros países, para onde alguns artistas migraram. Em um caso ou no outro, são artistas que perpetuam uma tradição milenar de criação artística.

Os artistas que estarão na exposição são Abbas, Morteza Ahmadvand, Shirin Aliabadi, Gohar Dashti, Siamak Filizadeh, Shadi Ghadirian, Amirali Ghasemi, Ghazel, Arash Hanaei, Peyman Hooshmandzadeh, Bahman Jalali, Rana Javadi, Raha Raissnia, Abbas Kiarostami, Bahman Kiarostami, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Neda Razavipour, Jalal Sepehr, Mitra Tabrizian, Jinoos Taghizadeh, NewshaTavakolian e Sadegh Tirafkan. A mostra abrangerá ainda obras de 26 vídeoartistas e 30 fotógrafos, todos jovens.

Para dar conta da abrangência e potência da produção contemporânea iraniana, Marc Pottier convidou artistas e curadores para selecionarem fotografias e vídeos, que estarão divididos nos temas “Guerra”, “Tradições”, “Mulheres”, “Poesia”, e “O Espírito da Celebração”. Assim, a cultuada artista Shadi Ghadirian vem promovendo o trabalho de jovens fotógrafos em seu site Fanoosphoto, e vai mostrar uma seleção deles.  O cineasta Seifollah Samadian, que foi assistente de Abbas Kiarostami, e dirige a revista de fotografia “Tassvir”, apresentará 60 fotografias de jovens artistas.

Amirali Ghasemi, artista que vive em Teerã, que exibe a jovem produção do país em sua própria garagem [www.parkingallery.com e www.biennaltehran.com] apresentará uma seleção de vídeos.


Bahman Jalali, um dos mais importantes fotógrafos do país, falecido em janeiro do ano passado, será homenageado com 20 fotos e duas séries de slideshows, em seleção de sua viúva, a artista Rana Javadi.  A poetisa Sanam Emami é a curadora do módulo “Poesia”, em que traduções das obras dos principais poetas do país estarão disponíveis para consulta. O público receberá uma cópia de um dos poemas da artista Hafiz (século XIV) cuja obra “Divan” é tão vendida no Irã quanto o Alcorão. “A poesia está tão presente no dia-a-dia do Irã que se pode ouvi-la mesmo durante as manifestações de rua, com gritos, reclamações e críticas ao governo”, observa Pottier.


IRÃ REVELADO – DOCUMENTÁRIO
Para situar o espectador quanto ao contexto histórico em que essa produção se dá, será exibido, como introdução à exposição, o filme “Irã Revelado” [“Iran, une puissance dévoilée – 1908-2008”], uma produção francesa de 2008, com direção de Jean-Michel Vecchiet e roteiro de Jean-François Colosimo. Com 90 minutos de duração, o documentário aborda um século de história no país, em uma iniciativa pioneira. Imagens em preto e branco do fotógrafo Abbas, publicadas no jornal “Diário do Irã”, também darão a dimensão da atualidade do país ao espectador.

Na entrada do prédio do Oi Futuro, no Flamengo, o público será recebido por um enorme painel com uma foto do artista Jalal Sepehr, em que um tapete voador jogado ao mar faz alusão às Mil e uma Noites.

ARTE NO IRÃ HOJE – BATE-PAPO COM ENTRADA FRANCA
No dia 08 de setembro, portanto antes da abertura da exposição, haverá no Teatro do Oi Futuro, um bate-papo, com entrada franca, com os curadores Marc Pottier, Seifollah Samadian, Sanam Emami e o artista Amirali Ghasemi. Haverá, ainda, leitura de poemas, organizada pela curadora Sanam Emami.

LIVRO-CATÁLOGO
A exposição será acompanhada de um livro-catálogo com 176 páginas, colorido, capa dura, em papel couchê 150g, formato 19,5 x 25,5 cm. O catálogo terá textos da diretora de cultura do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves; do curador geral da exposição, Marc Pottier; da artista Shadi Ghadirian e dos curadores convidados, Amirali Ghasemi, Seifolah Samadian e Sanam Emami.

MARC POTTIER
Marc Pottier é um curador independente, que já organizou várias exposições no Brasil e que já mostrou diversos artistas brasileiros no exterior. Foi Adido Cultural no Consulado Francês no Rio de Janeiro entre 1998 e 2002. Especialista em Arte Pública, tem projetos na Europa, no Brasil e no Oriente Médio.

Oi FUTURO
O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para os brasileiros, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem 600 mil crianças e jovens, desenvolvendo metodologias educacionais inovadoras, promovendo a inclusão digital e fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores da rede pública. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 40 mil escolas públicas, beneficiando milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades. O Oi Futuro apoia, ainda, projetos aprovados pela Lei de Incentivo ao Esporte. A Oi foi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos sócio-educativos inseridos na nova Lei. www.oifuturo.org.br

Serviço: Pulso Iraniano
Oi Futuro
[todas as galerias]
Abertura: 12 de setembro de 2011, às 19h
Visitação pública: 13 de setembro a 30 de outubro de 2011
Curadoria geral e direção artística: Marc Pottier
Realização: Oi Futuro
Patrocínio: Oi e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro
Oi Futuro Flamengo
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro  21
De terça a domingo, das 11h às 20h. Entrada franca.
Entrada franca
Classificação etária: 12 anos
Informações: (21) 31313060
www.oifuturo.org.br
Assessoria de Comunicação do Oi Futuro:
              Letícia Duque – 21.3131.2517
              letícia.duque@oi.net.br

Bate-papo sobre a atual produção de artes visuais no Irã
Curadores e artistas Marc Pottier, Seifollah Samadian, Sanam Emami e Amirali Ghasemi.
Oi Futuro –  08 de setembro de 2011, às 19h30
Entrada Franca
Haverá distribuição de senhas meia hora antes.
Capacidade: 75 lugares


Mais informações:  CW&A Comunicação
                                 Claudia Noronha / Beatriz Caillaux/ Marcos Noronha
                                21 2286.7926 e 3285.8687
                                claudia@cwea.com.br / beatriz@cwea.com.br/
                                marcos@cwea.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.