terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mostra em São Paulo traz obras nas quais os artistas Amílcar de Castro e Mário Zavagli, ambos mineiros, fazem uso do suporte papel.

A Galeria Horizonte abre a exposição Sobre Papel, mostra dupla na qual são exibidas 10 aquarelas de Mário Zavagli e 10 livros inéditos com 11 litogravuras de Amílcar de Castro cada. Das centenas de trabalhos litográficos produzidos por Amílcar foram selecionados 30, que são pendurados nas paredes da galeria, fazendo também parte da exposição. Embora tanto um quanto o outro artista trabalhem sobre o suporte papel, as obras de cada um seguem por caminhos diversos. A exposição vai das paisagens de cores suaves de Zavagli aos traços ríspidos e negros de Amílcar. Abertura 09 de agosto.
 
Exposição                 Sobre Papel – Mário Zavagli e Amílcar de Castro
Curadoria                  Angela Martins
Textos                         Ângelo Oswaldo de Araújo Santos e Vanda Pignataro
Local                          AM Galeria Horizontewww.galeriahorizonte.com.br
                                    Rua Estados Unidos, 273, Jardim Paulista - Tel.: (11) 3044-1057
Abertura                    09 de agosto, terça-feira, 19h
Período                       10 de agosto a 03 de setembro de 2011
Horário                       2a a 6a feira, das 10h às 19h, sábado, das 10h às 14h
No. de obras               50
Técnica                      aquarela e litogravura
Dimensão                   70 x 110cm a 150 x 150cm
Preço                          R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00
 
Com uma nova forma de pensar seu espaço, a Galeria Horizonte abre duas exposições individuais com a mesma temática e sob o mesmo título: Sobre Papel. A mostra traz obras nas quais os artistas Amílcar de Castro e Mário Zavagli, ambos mineiros, fazem uso do suporte papel.
Mário Zavagli exibe 10 aquarelas inspiradas no trabalho do austríaco Thomas Ender, tanto no conceito quanto na técnica utilizada. Essas obras de Zavagli tem como tema central a paisagem serrana mineira, com sua estonteante riqueza mineral e de vegetação.
A exposição apresenta ainda 10 livros inéditos com 11 litogravuras de Amílcar de Castro. Ao lado dos livros foi feita uma seleção, com curadoria de Thais Helt do atelier Oficina 5, com as 30 melhores litos de uma produção de 500, todas inéditas no circuito cultural de São Paulo. Esses trabalhos estarão expostos na galeria.
Sobre Papel tem como objetivo expor essa espécie de homenagem de Mário Zavagli a Thomas Ender e outros pintores viajantes que retrataram paisagens brasileiras nos séculos passados e também o de destacar a atividade de gravurista de Amílcar de Castro, a menos conhecida dentre as que desempenhou ao longo de sua carreira artística.
A mostra prova que um mesmo suporte pode carregar uma série de diferentes linguagens, que, por sua vez, provocam diferentes sensações. O que torna isso ainda mais evidente são os extremos apresentados na exposição, tendo de um lado a suavidade de cores e sutilezas de luz das aquarelas de Zavagli, e do outro os traços ríspidos das obras de Amílcar, nas quais o negro é sempre o elemento principal.
 
Os Artistas
Mário Zavagli
Nascido em Guaxupé em 1965, Mário Zavagli é pintor, desenhista, gravador e professor adjunto da Escola de Belas Artes da UFMG. Realizou 30 exposições individuais e participou de mais de duas centenas de mostras coletivas em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Sergipe e Distrito Federal, no Brasil, e também na Alemanha, Argentina, Áustria, Espanha, França, Portugal, Grécia e Bulgária.
 
Amílcar de Castro
Amílcar de Castro nasceu em 1920 em Paraísopolis, MG, e faleceu em 2002 em Belo Horizonte, MG. Um dos fundadores do movimento neoconcretista brasileiro, atuou como escultor, desenhista e gravador, já tendo exposto em diversas cidades do Brasil e também no exterior, em países como Estados Unidos, Argentina, Suíça, Espanha, Japão, Inglaterra e México. Diagramou livros, revistas e jornais e participou da reforma gráfica do Jornal do Brasil entre 1957 e 1959.
 
A Galeria
A AM Galeria Horizonte iniciou sua atuação em São Paulo em 2004 na Vila Nova Conceição, transferindo-se mais tarde para os Jardins, em instalações mais amplas e adequadas às demandas das obras criadas pelos artistas contemporâneos que tem em seu acervo tanto em São Paulo quanto na AM Galeria, em Belo Horizonte, que comanda a cena cultural em Minas Gerais há mais de 22 anos.
Com uma área de 300m² dedicados a exposições e uma estrutura moderna, o espaço visa, entre outras coisas, dar maior notoriedade aos artistas que acompanham a galerista Angela Martins, que já possui agenda definida de exposições para o ano de 2011, com firme projeto de participação em feiras e salões de arte, tanto nacionais como internacionais.
Com sua inserção definitiva na cena cultural paulistana, a AM Galeria Horizonte passa a fazer parte dos roteiros culturais de São Paulo, trabalhando seus nomes já estabelecidos, como Franz Weissmann, Farnese de Andrade, entre tantos, abrindo também espaço para os novos talentos que apresentem nível semelhante de qualidade e consistência em seus trabalhos.

Bruno - Balady Comunicação
Tel.: 11-3814.3382



Clique nas imagens para ampliar












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.