segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 30 de agosto de 2011

Artista do dia: Paulo Rossi Osir (1890-1959)
Acima: "Bonde de Santa Teresa" - Óleo sobre tela
Com espírito empreendedor e mais recursos que os demais, Paulo Rossi fundou um escritório para captar serviços de arte, que eram executados pelos artistas do Grupo Santa Helena > O que foi a Osirarte

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

30 a.C. - Depois da derrota de suas tropas para Otávio Augusto, a rainha Cleópatra comete suicídio aos 39 anos. Muitos textos antigos afirmam que ela tenha sido morta por meio de uma picada de cobra. (resta saber se por uma NAJA, ou uma VÍBORA). A Naja possui um veneno mais letal e sua picada é de difícil identificação. Já a Víbora provoca um inchaço grotesco, e, por esta razão, a morte por meio de uma víbora é descartada por estudiosos. A morte por meio da picada da naja evitaria a exposição de Cleópatra num triunfo romano, conforme desejo de Otaviano. Cleópatra estava confinada num dos quartos do palácio e, tudo que era levado até ela era inspecionado para evitar seu suicídio. Mas de alguma forma, ela conseguira se matar conduzindo uma de suas mãos a uma “compota” onde uma naja estaria entre os frutos. Quando os soldados romanos de Otaviano entraram no quarto da rainha, ela já jazia morta e vestida com trajes reais. Otaviano nada pode fazer a não ser expor para seu poderio militar um retrato da rainha Cleópatra.

"A morte de Cleópatra" (1659) de Guido Cagnacci, óleo sobre tela, 153 cm x 168.5 cm, Kunsthistorisches Museum, Gemäldegalerie, Wien (Viena)
1968 - É editado o single dos Beatles, "Hey Jude". 

  • 1988 - Álvaro Dias, governador do Paraná, envia tropa de choques para conter a greve dos professores, que havia sido iniciada em 5 de agosto.
2001 - O apresentador de televisão e empresário Silvio Santos é mantido como refém por sete horas seguidas pelo seqüestrador Fernando Dutra Pinto na sua casa, na cidade de São PauloEm 21 de agosto de 2001, a filha de Silvio Santos, Patrícia Abravanel, havia sido sequestrada na porta da própria casa, no Jardim Morumbi, em São Paulo. Depois de alguns dias de negociação, o resgate foi pago e Patrícia foi libertada. O sequestrador Fernando Dutra Pinto acabou sendo perseguido pela polícia e matou a tiros dois policiais. Sem ter para onde ir, acabou invadindo a casa de Silvio Santos no dia 30 de agosto; o apresentador estava na sala de ginástica fazendo exercícios. O sequestrador manteve Silvio e toda sua família como reféns. Silvio convenceu o sequestrador a libertar rapidamente as outras pessoas da família e seguiu em cativeiro em sua própria casa durante sete horas. Fernando só se entregou com a chegada do governador Geraldo Alckmin, que garantiu a integridade do criminoso. Alguns meses depois de preso, no dia 2 de janeiro, Fernando morreu em consequência de uma infecção generalizada causada por um corte profundo nas costas. Há indícios de que a morte do detento tenha sido causada por maus tratos e negligência médica.

Nascimentos

1748 - Jacques-Louis David, pintor francês (m. 1825). Jacques-Louis David (Paris, 30 de agosto de 1748Bruxelas, 29 de dezembro de 1825) foi um pintor francês, o mais característico representante do neoclassicismo. Controlou durante anos a atividade artística francesa, sendo o pintor oficial da Corte Francesa e de Napoleão Bonaparte. Abaixo, "A morte de Marat", uma de suas obras mais conhecidas e reproduzidas.

1947 - Márcio Greyck, cantor e compositor brasileiro.

Cameron Diaz, atriz estado-unidense. Ela é uma mistura fina de raças. Cameron Diaz tem origem cubana do lado paterno, sendo que seus avós imigraram de Cuba para os Estados Unidos e eram descendentes de espanhóis. Do lado materno, ela é descendente de ingleses, alemães, holandeses e índios. A sua volta a filmes de sucesso foi em O casamento de meu melhor amigo (constantemente reproduzido na TV por assinatura), Quem vai ficar com Mary? e principalmente Quero ser John Malkovich, que lhe valeu uma nomeação para o Globo de Ouro de melhor actriz secundária. Abaixo, com Júlia Roberts, em "O Casameno de meu melhor amigo".

Falecimentos

1773 - Nicolau Nasoni, arquitecto italiano que trabalhou em Portugal (n. 1691) > Abaixo, uma reprodução do Palácio Mateus, em Vila Real (Portugal).

1972 - Dalva de Oliveira. Vicentina de Paula Oliveira, conhecida como Dalva de Oliveira, (Rio Claro, 5 de maio de 1917Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1972) foi uma cantora brasileira. Filha de um carpinteiro mulato, Mário de Paula Oliveira, conhecido como Mário Carioca, e da portuguesa Alice do Espírito Santo Oliveira, Vicentina de Paula Oliveira nasceu em 5 de maio de 1917 na cidade de Rio Claro, São Paulo. Em 1935, no Cine Pátria, Dalva conheceu Herivelto Martins que formava ao lado de Francisco Sena o dueto Preto e Branco; foi terminado o dueto e nascia o Trio de Ouro. Iniciaram um namoro e, no ano seguinte, iniciaram uma convivência conjugal, oficializada em 1939 num ritual de Umbanda. A união gerou dois filhos: o cantor Pery Ribeiro e Ubiratan de Oliveira Martins. Em seu leito de morte, passou um recado: "Quero ser vestida e maquiada, como o povo se acostumou a me ver. Todos vão parar para me ver passando"


Feriados e eventos cíclicos

Dia do Vendedor Lojista - Brasil



Festival da Caristeria, em honra à Cáritas, deusa da benevolência - Mitologia romana Roma antiga


Dia de São Félix 


  • Dia de Santo Adauto 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.