sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 27 de agosto de 2011

Artista do dia: Georgina de Albuquerque
Belle Époque  (1885-1962)


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

479 a.C. - Na Batalha de Platéia, os gregos do espartano Pausânias aniquilam os persas de Mardônio, pondo fim às invasões persas na Hélade. O resultado da batalha foi altamente favorável para os gregos: segundo Heródoto, somente 43.000 dos 300.000 persas sobreviveram, com apenas 159 mortos entre os gregos (estes dados são contestados por alguns historiadores). Os sobreviventes do exército persa tentaram retirar-se para a Ásia Menor mas foram atacados e dizimados pelas forças de Alexandre I da Macedônia. Embora o Império Persa continuasse a interferir na política grega até a conquista por Alexandre, o Grande, não voltaria a tentar a anexação da Grécia continental.

1859 - O primeiro poço de Petróleo é perfurado nos EUA. Em 27 de agosto de 1859, o ‘coronel’ norte-americano Edwin Drake constrói a primeira torre de petróleo na Pensilvânia, nos Estados Unidos. O líquido jorra quando o poço atinge 23 metros de profundidade. O petróleo era então utilizado como combustível para as lamparinas a óleo, mas pouco depois passou a ser destilado para produzir carburantes como o querosene. Tem início a febre do ouro negro: a descoberta de novas jazidas faria surgir cidades em pleno deserto nos EUA. O petróleo viria a ser a grande solução do Século 20 e o grande problema do Século 21.



Nascimentos

551 a.C. - Confúcio, filósofo chinês (m. 479 A.C.). Confúcio (em chinês: 孔子, pinyin: Kǒngzǐ; Tsou, 551 a.C. - Qufu, 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse ou Kung-Fu-Tzu (chinês: 孔夫子; pinyin: Kǒng Fūzǐ, literalmente "Mestre Kong"). Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. Sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo. A sua filosofia enfatizava a moralidade pessoal e governamental, a exatidão nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam destaque na China sobre outras doutrinas, como o Legalismo (法家) ou o Taoísmo (道家) durante a Dinastia Han[1] (206 a.C. - 220 d.C.). O confucionismo foi introduzido na Europa pelo jesuíta italiano Matteo Ricci, que foi o primeiro a latinizar o nome como "Confúcio".

1890 - Man Ray, fotógrafo e pintor norte-americano (m. 1976). Man Ray (Emanuel Rudzitsky, Filadélfia, 27 de Agosto de 1890 - Paris, 18 de Novembro de 1976) foi um fotógrafo, pintor e anarquista . Foi um dos nomes mais importantes do movimento da década de 1920, responsável por inovações artísticas na fotografia. Man Ray escreveu:  "Em lugar de pintar pessoas, comecei a fotografá-las, e desisti de pintar retratos ou melhor, se pintava um retrato, não me interessava em ficar parecido. Finalmente conclui que não havia comparação entre as duas coisas, fotografia e pintura. Pinto o que não pode ser fotografado, algo surgido da imaginação, ou um sonho, ou um impulso do subconsciente. Fotografo as coisas que não quero pintar, coisas que já existem."

1947 - Barbara Bach, atriz norte-americana. Barbara Bach, (nome artístico de Barbara Goldbach) (Queens, Nova Iorque, 27 de agosto de 1947) é uma atriz estadunidense, bond girl e mulher do ex-baterista dos Beatles, Ringo Starr. Barbara foi um modelo internacional de sucesso nos Estados Unidos e na Europa, com capas para revistas como Elle e Vogue e Playboy. Formada em psicologia pela UCLA em 1993, Barbara abandonou o cinema na metade década de 1980, e hoje dirige uma fundação junto com o marido, a Lotus Foundation, dedicada à caridade.

Sandra de Sá, cantora brasileira. Carioca do subúrbio de Pilares, Sandra de Sá é considerada a rainha do soul brasileiro. É chamada por alguns de "Tim Maia de saias", por se identificar com o cantor no balanço e no timbre grave da voz, além de suas histórias juntos, uma delas foi o famoso clipe do hit "Vale Tudo", que Tim escolheu Sandra para fazer o dueto com ele. Ficaram grandes amigos e fizeram muitos shows juntos pelo Brasil a fora. Cazuza dizia que ela era a Billie Holliday brasileira. Assim, Sandra é, de fato, uma das maiores vozes de nossa Música Popular.

1969 - Chandra Wilson, atriz norte-americana. Chandra Wilson (Houston, Texas, 27 de Agosto de 1969) é uma atriz norte americana ganhadora do Screen Actors Guild Award, conhecida atualmente por seu papel de destaque como a Dra. Miranda Bailey na série Grey's Anatomy do canal de TV americano ABC. Na imagem abaixo, na série, ela é a primeira à esquerda, na primeira fila.

1979 - Justine Pasek, modelo panamenha. Yostin "Justine" Lissette Pasek Patiño (Kharkov, 29 de Agosto de 1979) é uma modelo ucraniana de cidadania panamenha que se classificou em segundo lugar no concurso, mas foi promovida ao posto de Miss Universo após Oxana Fedorova ser destronada por se recusar a cumprir com as obrigações inerentes ao título. Em 3 de junho de 2003, ela passou o título para a dominicana Amelia Vega na Cidade do Panamá.

Falecimentos

1576 - Ticiano, artista italiano (n. 1490). Ticiano Vecellio ou Vecelli (Pieve di Cadore cerca de 1473/1490 - Veneza 27 de agosto de 1576) foi um dos principais representantes da escola veneziana no Renascimento antecipando diversas características do Barroco e até do Modernismo. Ele também é conhecido como Tizian Vecellio De Gregorio, Tiziano, Titian ou ainda como Titien. Reconhecido pelos seus contemporâneos como "o sol entre as estrelas", Ticiano foi um dos mais versáteis pintores italianos, igualmente bom em retratos ou paisagens, temas mitológicos ou religiosos. Se tivesse morrido cedo, teria sido conhecido como um dos mais influentes artistas do seu tempo, mas como viveu quase um século, mudando tão drasticamente seu modo de pintar, vários críticos demoram a acreditar se tratar do mesmo artista. O que une as duas partes de sua obra é seu profundo interesse pela cor, sua modulação policromática é sem precedentes na arte ocidental. (Abaixo, "A Vênus de Urbino", de Ticiano) Clique na imagem para ampliar.

Le Corbusier, arquiteto francês (n. 1887). Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier, (La Chaux-de-Fonds, 6 de Outubro de 1887Roquebrune-Cap-Martin, 27 de Agosto de 1965) foi um arquiteto, urbanista e pintor francês de origem suíça. É considerado juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX. Aos 29 anos mudou-se para Paris, onde adoptou o seu pseudónimo, que foi buscar ao nome do seu avô materno. A sua figura era marcada pelos seus óculos redondos de aros escuros. Morreu por afogamento em 27 de agosto de 1965
É dele o primeiro esboço para o prédio do Ministério da Educação e Cultura no Rio de Janeiro. O desenvolvimento do projeto coube a seu discípulo Lúcio Costa, o detalhamento foi feito pelo então estagiário Oscar Niemeyer. A pintura ficou a cargo de Cândido Portinari, assim como os esboços dos azulejos que, em seu estágio final, foram executados por Paulo Rossi Osir, com a participação de Volpi, Rebolo e o pessoal do Grupo Santa Helena.
Abaixo, uma das obras do arquiteto, que estabeleceu o branco como cor natural da fachada modernista, linha seguida pelos arquitetos que vieram após ele.

1996 - Dulcina de Moraes, atriz brasileira (n. 1911). Dulcina de Moraes (Valença, 3 de fevereiro de 1908Brasília, 28 de agosto de 1996) foi uma das maiores atrizes do teatro brasileiro. Fundadora da Fundação Brasileira de Teatro, FBT, depois transformada na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, que funciona em Brasília. Abaixo, Dulcina de Moraes, no papel de Sadie Thompson, na peça ‘Chuva’, adaptação teatral de John Colton e Clemence Randolph, baseada no original de Somerset  (veja mais)

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Moldávia

Religioso Católico

Santa Mônica de Hipona, mãe de Santo Agostinho. Morreu aos 56 anos, no ano de 387, mesmo ano da conversão de seu filho. Seu corpo foi "descoberto" em 1430 e transferido para Roma onde mais tarde uma igreja lhe foi dedicada. Mônica foi canonizada não por ter operado milagres ou por ser mártir, mas sim por ter sido, alegadamente, a "responsável pela conversão de seu filho" mostrando empenho em ensinar condutas cristãs como moral, pudor e mansidão, mostrando a intervenção feminina no interior da família, pois foi o meio, através da oração, que contribuiu para a vida religiosa do filho. Os marinheiros que acompanhavam Agostinho em suas viagens mediterrâneas se confortavam orando à Mônica, pedindo a chegada a salvo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.