terça-feira, 23 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 24 de agosto de 2011

Artista do dia: Heitor dos Prazeres (1898-1966)
Arte Naïf (Primitiva)


Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

79 - As cidades de Pompeia e Herculano são destruídas pela erupção do vulcão Vesúvio. Vesúvio é um estratovulcão localizado no Golfo de Nápoles, Itália, a cerca de 9 quilômetros a oeste de Nápoles e à curta distância do litoral. É o único vulcão no continente europeu a ter entrado em erupção nos últimos cem anos, embora atualmente esteja inativo. Os dois outros principais vulcões ativos da Itália, Etna e Stromboli, estão localizados na ilha de Sicília.

1820 - Tem início a Revolução liberal do Porto, que terminou com a Monarquia Absoluta em Portugal, criando a Assembléia Constituinte e levando o rei D. João VI a jurar fidelidade à Constituição.

1954 - Suicida-se,com um tiro no peito de um Colt calibre 32, o Presidente do Brasil, Getúlio Vargas. Perseguido por seus inimigos políticos, desacreditado pelo Exército e sofrendo pressões da Aeronáutica, que fazia voos rasantes sobre o Palácio do Catete, Getúlio deu um golpe de mestre ao matar-se. Era a única alterativa com a qual ninguém contava e a morte de Getúlio paralisou as oposições que ficaram em posição de inferioridade, sem saber, naquele momento, como reagir ao incidente. (Leia artigo de Helio Fernandes).

1995 - É lançado o sistema operacional Microsoft Windows 95, no lugar do Windows 3.11, dando uma guinada de 180 graus nos procedimentos. Em relação ao sistema anterior, não ficou pedra sobre pedra. Abaixo a interface do Windows 3.11.

2006 - Plutão é rebaixado à categoria de planeta anão. Até 2006, Plutão foi considerado o nono planeta do Sistema Solar. No final da década de 1970, com a descoberta de 2060 Chiron e o reconhecimento da sua pequena massa, sua classificação como um planeta começou a ser questionada No início do século XXI, vários outros objetos similares a Plutão foram descobertos no Sistema Solar externo, incluindo Éris, que é 27% mais massivo do que ele Em 24 de agosto de 2006, a União Astronômica Internacional (UAI) criou uma definição de planeta formal, que fez Plutão deixar de ser planeta e ganhar a nova classificação de planeta anão, juntamente com Éris e Ceres Depois da reclassificação, Plutão foi adicionado à lista de corpos menores do Sistema Solar e recebeu a identificação 134340 Porém, há cientistas que afirmam que Plutão não deveria ser considerado planeta anão.

Nascimentos

1907 - Oswaldo Arthur Bratke, arquiteto modernista brasileiro (m. 1997). É reconhecido pelos seus inúmeros projetos de residências. Seu filho Carlos Bratke formou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1967 e é conhecido por seus vários projetos na avenida Berrini em São Paulo e por projetar os relógios públicos dessa mesma cidade.

1920 - Alex Colville, pintor canadense. Os trabalhos de Alex Colville encontram-se em muitas coleções, incluindo a Art Gallery of Nova Scotia, Cape Breton University Art Gallery em Sydney, Nova Escócia, Museu de Arte Moderna em Nova Iorque, o Musée National D'Art Moderne em Paris, o National Gallery of Canada em Ottawa, o Centro Georges Pompidou em Paris, o Wallraf-Richartz Museumin em Colônia e o Kestnergesellschaft em Hanôver, Alemanha.

Luciane Adami, atriz brasileira. Luciene tornou-se presença constante nas produções do cinema independente gaúcho dos anos 1980. Nesse mesmo período, participou do grupo de teatro portoalegrense Balaio de Gatos, com os espetáculos "O Vale dos Pimentões", "Eu sou vida, Eu não sou morte" e "A Bela e a Fera" e ainda trabalhou com música, como vocalista da banda de rock Urubu Rei. Em 1993, em férias na Bahia, sofreu um grave acidente de automóvel, que a levou a fazer várias cirurgias e a afastou do trabalho por um ano. Em 1994 volta ás novelas com "Éramos Seis", no SBT. Atuou em várias outras novelas e peças de teatro como "Cacilda!" e "Brasil S.A.", entre outras.

Inge de Bruijn, nadadora neerlandesa. Inge de Bruijn (Barendrecht, Holanda do Sul, 24 de agosto de 1973) é uma comentarista de TV e ex-nadadora neerlandesa. Conquistou oito medalhas olímpicas em apenas duas edições dos Jogos (Sydney 2000 e Atenas 2004), sendo quatro delas de ouro.

Sofia Duarte Silva, atriz portuguesa.


1980 - Rachael Carpani, atriz australiana.

Falecimentos

1572 - Gaspard de Coligny, almirante francês e líder huguenote (n. 1519). Apesar de gozar de grande estima do rei, foi traído e assassinado por comando do Duque de Guise (Henrique de Lorraine). Seu corpo foi jogado pela janela e depois decapitado. Foi um influente estadista e líder dos calvinistas franceses, os huguenotes.

2001 - Jane Greer, atriz norte-americana (n. 1924)

Feriados e eventos cíclicos

Brasil

Dia Nacional da Comunidade Ucraniana. O Brasil abriga hoje a maior comunidade ucraniana da América Latina, contando com mais de 1 milhão pessoas, entre ucranianos e descendentes, 80% deles vivendo no estado do Paraná. Os ucranianos formaram o segundo maior contingente eslavo a imigrar para o Brasil, perdendo apenas para os poloneses. A imigração de ucranianos para o Brasil começou efetivamente nos anos de 1895-96. Na imagem abaixo, "pessankas" (ovos coloridos). 


Dia de São Bartolomeu - Considerado pela Cultura Popular Nordestina o dia em que o Diabo se solta do Inferno e anda solto pela Terra. Também na tradição popular portuguesa se diz que "o dia de São Bartolomeu é o dia em que o diabo anda à solta."




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.