domingo, 21 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 22 de agosto de 2011

Artista do dia: Nivouliès de Pierrefort (1879-1968)

"Mulheres com frutas" - Óleo sobre tela
90 x 72 N/A Com Carimbo no verso do
Salão Nacional Belas Artes - RJ
Preço de Leilão: R$4.900



Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras.

Eventos históricos

1791 - Começa a rebelião escrava do Haiti. Em 1791, Toussaint L’Overture instigou os escravos a exterminarem a população branca do local. A rebelião se iniciava e os escravos logo receberam as primeiras ofensivas das tropas francesas. Tempos depois, outras expedições francesas, inglesas e espanholas tentaram tomar controle da situação instalada na ilha. No ano de 1801, L’Overture foi designado como o novo governador da ilha. No entanto, as tropas de Napoleão Bonaparte invadiram mais uma vez a região e aprisionaram o governador, que morreu dois anos depois na cidade de Paris.

Nascimentos

1796 - David Canabarro, militar brasileiro, um dos líderes da Guerra dos Farrapos (m. 1867). Como chefe dos revoltosos, aceitou a anistia oferecida pelo governo em 18 de dezembro de 1844, através do Duque de Caxias, chamado O pacificador. Encerradas as negociações em 25 de fevereiro de 1845, ficou estabelecido que os republicanos indicariam o próximo presidente da província, o governo imperial responderia pela dívida pública do governo republicano, os oficiais do exército rebelde que desejassem passariam ao exército imperial com os mesmos postos e os prisioneiros farroupilhas seriam anistiados. Lutou ainda na Guerra contra Rosas e na Guerra contra Aguirre, recebendo o título de general-honorário, título com o qual combateu os invasores na Guerra do Paraguai.

1862 - Claude-Achille Debussy, compositor francês (m. 1918). A música inovadora de Debussy agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países. Na França, só se aponta Ravel como influenciado, mas só na juventude, não sendo propriamente discípulo. Influenciados foram também Béla Bartók, Manuel de Falla, Heitor Villa-Lobos e outros. Do Prelúdio à Tarde de um Fauno, com que, para Pierre Boulez, começou a Música moderna, até Jogos, toda a arte de Debussy foi uma lição de inconformismo.

Francisco Rebolo, pintor brasileiro (m. 1980). Rebolo é considerado um dos mais importantes paisagistas da pintura brasileira. Sua obra, com um total estimado superior a 3.000 pinturas, centenas de desenhos e um conjunto de cinqüenta diferentes gravuras, de variadas técnicas, além das paisagens, envolve também como temática um expressivo conjunto de retratos, figuras, naturezas-mortas e flores. Abaixo "Meninas com Rosas" - Óleo sobre duratex -  27 x 34 cm - 1976.

1908 - Henri Cartier-Bresson, fotógrafo francês (m. 2004).  Foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo.

1937 - Ary Toledo, humorista brasileiro. Participante assíduo de programas musicais de televisão, projetou-se como cantor com a canção "Pau-de-Arara", composta por Vinícius de Moraes e Carlos Lyra. "Pau-de-Arara", que era parte da trilha musical de uma peça de teatro, conta, de uma forma bem humorada, as mazelas da dura vida de um retirante nordestino. O protagonista, para sobreviver, fazia shows em praça pública onde comia lâminas-de-barbear, cacos de vidro etc. Embora engraçada, a canção tem um cunho claro de crítica às desigualdades sociais.

1974 - Jenna Leigh Green, norte-americana, atriz e cantora, mais conhecida por suas performances como Libby Chessler no programa de televisão "Sabrina, a Bruxa Adolescente".

Jennifer Finnigan, atriz canadense.

Keiko Kitagawa, atriz japonesa. Keiko Kitagawa (em japonês: 北川景子 Kitagawa Keiko?), (Kōbe, Hyōgo, 22 de Agosto de 1986) é uma actriz japonesa. Keiko Kitagawa tornou-se conhecida com o papel de Rei Hino/Sailor Mars, na série tokusatsu Bishoujo Senshi Sailor Moon - Live Action (conhecida internacionalmente também como Pretty Guardian Sailor Moon, com as iniciais PGSM). Começou a sua carreira, por acaso, em 2003 como modelo para a revista Seventeen, após ter sido a vencedora do concurso da revista desse ano. Posteriormente foi seleccionada para o papel que viria a torná-la famosa como Rei Hino.

Falecimentos

1358 - Isabel, a Loba de França, rainha consorte de Inglaterra. Isabel Capeto (1292 ou 1295, Paris - Morreu em 22 de Agosto de 1358 no castelo de Roseing, em Norfolk, onde estava presa e foi sepultada em Londres) oi uma princesa de França e rainha consorte de Inglaterra. Seus contemporâneos ingleses atribuíram-lhe o cognome a Loba de França, pois ajudou a destronar o marido e denunciou as cunhadas no episódio conhecido como o da Torre de Nesle. Filha de Filipe IV e da rainha Joana I de Navarra.
1981 - Glauber Rocha, cineasta brasileiro, no Rio de Janeiro (n. 1939). Sempre controvertido, escreveu e pensou cinema. Queria uma arte engajada ao pensamento e pregava uma nova estética, uma revisão crítica da realidade. Era visto pela ditadura militar que se instalou no país, em 1964, como um elemento subversivo.  Sua mais espantosa performance foi a invasão do velório do pintor Di Cavalcanti, causando um reboliço e sendo convidado a se retirar.

Feriados e eventos cíclicos

Dia do Excepcional. Abaixo, cena da novela "Páginas da Vida, com a atriz mirim Joana Mocarzel, vivendo uma menina com Síndrome de Down.
Feriado no município de Cajazeiras- PB,aniversário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.