quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Milestones > Eventos em destaque no dia 4 de agosto de 2011

Artista do dia: Manuel Santiago (1897-1987)
Paisagem em Vichy
 
óleo s/madeira, ass.1931 - 16 x 22 cm.
último lance: R$ 3.150,00 (US$ 2,560)

Leilão de dezembro de 1998

Fontes: Wikipedia, Google Imagens, Youtube e outras

Eventos históricos

1578 - Batalha de Alcácer-Quibir: o rei de Marrocos derrota o exército português e o rei D. Sebastião de Portugal é morto. A coroa é herdada pelo seu tio-avô, o Cardeal D. Henrique, abrindo caminho a uma crise dinástica. Originou-se a lenda de que o Rei Sebastião estava vivo e iria retornar para restaurar o seu reinado A crença, conhecida como Sebastianismo, contaminou pessoas ilustres, como o próprio Padre Vieira, que respondeu por isso perante a Inquisição. No Brasil, inspirou movimentos, como Contestado e Canudos e, através dos tempos, surgiram líderes messiânicos, como Getúlio Vargas, Jânio Quadros e Fernando Collor, elevados ao poder mais alto para salvar o povo. O homem simples, que nunca ouviu falar em D. Sebastião é, sem saber, um sebastianista.

Rei Dom Sebastião - Morreu aos 28 anos na batalha de Alcácer-Quibir, mas tornou-se uma lenda viva em Portugal e no Brasil
A Gestapo captura Anne Frank e sua família em Amsterdam graças a um informante. Anne morreu em um campo de concentração e seu diário ficou mundialmente famoso.

1980 - Dezenas de pessoas morrem atingidas pela lava do vulcão Allen, no leste do Caribe.

Fotografia > Vulcão em atividade só que este é na Islândia

Nascimentos

1894 - Carlos Luz, ex-presidente do Brasil (m. 1961). Como presidente do Brasil por apenas quatro dias, fez parte de uma conspiração envolvendo o também presidente (licenciado) Café Filho, o jornalista Carlos Lacerda, o chefe do EMFA e outros objetivando impedir a posse do presidente eleito Juscelino Kubitschek. Originou-se então um contragolpe, desferido pelos generais Teixeira Lott e Odílio Dennis, instalando no poder senador Nereu Ramos que, a seu devido tempo, deu posse a JK.

1909 - Roberto Burle Marx, pintor, arquiteto e paisagista brasileiro (m. 1994). Nos anos 30, fez parte da equipe de Portinari, na pintura do painel do Ministério da Educação. Enveredou depois para o paisagismo, atividade em que se fixou.
1961 - Barack Obama, político norte-americano.
Yolanda Whittaker, rapper e atriz estadunidense.
Natalia Lavrova, ginasta russa (m. 2010).
Monette Russo, ginasta australiana.

Falecimentos

1816 - François-André Vincent, pintor neoclássico francês (n. 1746).
1989 - Paul Murry, desenhista norte-americano da equipe Disney, famoso por desenhar as aventuras de Mickey Mouse (n. 1911)

Feriados e eventos cíclicos

Dia dos Padres
Padre José de Anchieta > Pintura de Benedito Calixto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.