sexta-feira, 24 de junho de 2011

No Varandão da Saudade-V - Transportes e Restaurantes



Nós éramos felizes
e não sabíamos




Continuando a comparar o passado com o presente, ponderações ocorridas durante no Carnaval de 2002, eu e o Brumel Delano – o meu amigo e alter ego virtual –, com certeza, concluímos que éramos felizes e não sabíamos. 

Transportes e restaurantes
nos anos dourados

    Já tinha uns 18 anos. No Rio de Janeiro, à noite, não havia transportes coletivos e restaurantes. A cidade praticamente parava para dormir. Um ou outro automóvel noctívago era o que nos impedia de dormir nos trilhos dos bondes.

     Onde comer à noite, após as 22 horas? Havia, apenas, duas opções. Em uma leiteria da Lapa, onde se sentava à mesa para tomar café com leite, pão e manteiga, ou o imperdível "Angu do Gomes", na Praça XV. A companhia dos famigerados malandros da época, em ambos os lugares, era inevitável.

     Saíamos dos bailes do Hotel Glória, dos clubes ‘Sírio e Libanês’, ‘Hebraica’ ou do ‘Fluminense F.C.’, às 4 da madrugada, e – de roupa a rigor –, íamos a pé até à Praça XV, muitas vezes atravessando a "perigosa" Lapa com seus famosos "meliantes", sem jamais encontrar um carro da polícia... 

     Se a fome apertava na Lapa, o bando de moças e rapazes entrava numa leiteria ou, se ainda não estivesse aberta, administrávamos a fome até a carrocinha do ‘Angu do Gomes’, que estava sempre lá, junto às Barcas da Cantareira. Já tive algumas intoxicações, mas nunca nas carrocinhas do ‘Angu do Gomes...’.

     Esperávamos o primeiro lotação – um micro-ônibus de 18 lugares montado em chassis de caminhão –, batendo papo com os trabalhadores da noite, músicos e cantores, entre eles o saudoso Pedrinho Rodrigues, o crooner do "Conjunto do Ed Lincoln", até as cinco da matina, quando chegava o lotação e dormíamos a viagem toda, jiboiando o angu, até o motorista nos acordar no local previamente indicado. 

     O estranho é que nunca fomos assaltados e, às vezes, esperando o lotação, ficávamos batendo papos com os "bandidos" da época, e ainda filávamos deles um cigarro.

O perigoso inseto
da época

     Havia um minúsculo inseto que incomodava a população: o lacerdinha. A praga foi introduzida no Brasil em 1961, originário da Ásia Oriental, que se propagava no fícus, um arbusto que hoje quase não se vê mais. O nome, verbete do dicionário Aurélio, "homenageava" o então Governador do Estado da Guanabara, o udenista Carlos Lacerda, decerto, por inspiração de seus inimigos políticos do PTB getulista.

     Todos reclamavam, pedindo a erradicação dos tais lacerdinhas, que nos levavam ao auge do desconforto quando caiam nos nossos olhos. Os lacerdinhas sumiram e o fícus quase não é visto na cidade. Hoje, temos muitas bromélias, muito descaso com o assunto e, por via de consequência, o mosquito da dengue...

     Como em toda regra há exceção, os restaurantes cariocas – hoje abundantes – melhoraram da água para o vinho, mas que saudade dos lacerdinhas e dos “bandidos” daquela época...





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.