segunda-feira, 13 de junho de 2011

Mozes Manfredo Kostman > Uma "Poliana" com o sinal invertido

Folha de S. Paulo
13 de junho de 2011

MOZES MANFREDO KOSTMAN (1925-2011)

Polonês que não sabia reclamar

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Se dissessem perto de Mozes Manfredo Kostman que São Paulo é uma cidade violenta, ele responderia que não, que nunca fora assaltado. Quem reclamasse do trânsito da capital ouviria que não é bem assim: basta saber os caminhos certos para evitar congestionamento.

Reclamação era uma palavra que não fazia parte de seu dicionário, brinca a família.


Mozes, chamado de Fred pela família, era um polonês que até a adolescência peregrinou com a família pela Europa, fugindo do nazismo.



Morou na Alemanha, fez parte dos estudos na França e passou um tempo em Marrocos, até a família conseguir, em Portugal, os vistos para poder viver no Brasil.



Chegou ao país por volta dos 15 anos, com o pai, a mãe, e mais quatro irmãos. Fez questão de aprender o português corretamente -era o único da família que não tinha sotaque. Apesar disso, manteve a mania de contar dinheiro em francês.



No Rio, onde morou por um período, conheceu a mulher, a lituana Ester. Lá, casou-se e teve os filhos, até que, em 1967, veio definitivamente a São Paulo.



O início profissional foi com lapidação de joias. Depois entrou para a área de vendas de enciclopédias. Foi com tratamento de superfície, porém, que ele viria a trabalhar até o final da vida.



Em 1968, ajudou a fundar a ABTS (Associação Brasileira de Tratamentos de Superfícies), da qual foi presidente por três vezes. Ultimamente, dava consultoria a empresas.


Viúvo desde 2007, morreu no dia 6, aos 85 anos, de insuficiência renal e septicemia. Teve dois filhos e duas netas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.