terça-feira, 24 de maio de 2011

São Paulo > Por que a rua 24 de maio tem esse nome

Fonte: "História das ruas de São Paulo"

Nome: RUA VINTE E QUATRO DE MAIO Distrito: CONSOLAÇÃO Histórico: O nome desta rua relembra um episódio da Guerra do Paraguai (1864-1870) ocorrido no dia 24 de Maio de 1866. Esse episódio ficou conhecido como “Batalha do Tuiuti” e foi considerada a mais sangrenta do conflito. Ocorrida em território paraguaio, a batalha foi vencida pela tríplice aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) contra o Paraguai. Nessa ocasião, o exército brasileiro foi comandado pelo General Osório. 



Rua 24 de Maio, em São Paulo


A Rua 24 de Maio teve a sua abertura autorizada pela Câmara Municipal na sessão do dia 21/04/1863. Naquele momento, iniciava-se a desapropriação dos terrenos para a concretização desse projeto entre o antigo Largo dos Curros (atual Praça da República) e o Morro do Chá. Naquela época a rua terminava na também projetada Rua Conselheiro Crispiniano que lhe é contemporânea. 


"Galeria do Rock", cenário de novela da Globo

No ano de 1879, ela já era conhecida como “Rua 24 de Maio”, apesar de ainda não estar totalmente pronta, já que a sua ligação com a atual Av. Ipiranga e Praça da República encontrava como obstáculo duas antigas residências que foram desapropriadas pela Câmara depois de 1880, dando assim livre trânsito ao logradouro. 


A vizinha "Rua Barão de Itapetininga,
antes da lei "Cidade Limpa"


Em 1974 foram ianugurados os “calçadões” da Rua 24 de Maio, bem como as de outras ruas do chamado “centro novo”, como a Barão de Itapetininga, D. José de Barros, Marconi e Conselheiro Crispiniano. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.