quinta-feira, 21 de abril de 2011

Você imaginou Picasso como ceramista? A Christie's de Nova York vai leiloar dia 27 as cerâmicas do artista

      A incursão de Picasso no mundo da cerâmica começou em 1947, quando o mestre já contava com mais de 60 anos e acabara de sair de seu exílio em Paris, após a guerra. Instalado no sul da França, conheceu a fábrica Madoura, na cidade de Vallauris, e lá se identificou com as tradições artísticas da argila, que remontavam aos tempos romanos e eram enraizadas na vida mediterrânea.

     Nunca mais Picasso se separaria da produção em cerâmica e, embora ela fosse tida por alguns como uma arte menor, ele a considerava um novo esteio para suas criações e uma abertura para ampliar os limites da pintura e da escultura.

    Trabalhou com formas convencionais, como pratos, jarros, azulejos e caçarolas, e com formas criadas especialmente, através de metamorfoses moldadas durante a queima, com a argila ainda maleável. Transformou utensílios em cabeças, pássaros, touros. Fez sulcos nas superfícies, acrescentou relevos, pintou cenas mitológicas. Compôs o que ele dizia ser um verdadeiro trabalho de ficção, enredos vivos.

 Uma das cerâmicas incluidas no leilão da
Chistie's a se realizar em 27 de abril

Veja todos os lotes do leilão




Faz 11 anos, parte das cerâmicas de
Picasso esteve em exposição no Rio




É difícil imaginar Picasso como oleiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.