terça-feira, 19 de abril de 2011

Christie's de Dubai promove hoje leilão de arte moderna e contemporânea do Oriente Médio

Veja todos os lotes

 "Madonna and Child"
Paul Guiragossian
(Lebanese, 1926-1993)
.
     Paulo Guiragossian, é um famoso pintor armênio que nasceu em Jerusalém em 1926 e se estabeleceram em Beirute com sua família, em 1939, tornando-se um cidadão libanês.  Começou a pintar em 1942, no Studio Yarkon. Em 1957,  recebeu uma bolsa para estudar na Academia de Belas Artes de Florença. Em 1961-1962, passou um ano estudando pintura em Paris. Depois, se fixou em definitivo em seu ateliê pintura em Beirute, onde permaneceu até a morte. Guiragossian foi reconhecido como o pintor mais célebre do Líbano e, após a sua morte em 1993, Guiragossian teve direito um funeral de estado.

      Guiragossian tinha um presságio da tragédia desde seus primeiros anos. Algumas de suas primeiras pinturas eram perseguidos por uma figura que tinha perdido uma perna, uma profecia de seu próprio infortúnio, quando no início de 1970 ele perdeu uma perna em um acidente de elevador.

      Paulo Guiragossian foi consumido pela sua arte e dava pouca atenção resto, concentrando-se na família e na pintura. Suas obras mais recentes expressam a complexidade da condição humana através de traços verticai alongados, alguns órgãos removidos, um jogo simultâneo de estática e movimento, com grossas camadas e cores luminosas.  Suas pinturas são sempre marcantes e com sentimento. Ele também criou afrescos, mosaicos, vitrais, esculturas e ilustrações para livros.
Paul Guiragossian no Google Imagens

Clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.