quinta-feira, 24 de março de 2011

Preconceito nas Artes Plásticas

João Carlos Lopes dos Santos
A ação movida pela razão
     Li, que um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula. No centro dela, uma escada; sobre ela um cacho de bananas. Quando um deles subia a escada para pegar bananas, os cientistas jogavam um jato de água gelada nos demais que estavam no chão.
     Depois de algum tempo, quando um dos macacos ia subir a escada, os outros o pegavam e o enchiam de pancadas. Com isso, nenhum deles se atrevia a fazer o trajeto, mesmo diante da tentação das bananas.
A ação movida pelo preconceito
     Então, os cientistas substituíram um dos macacos por outro, recém-chegado. Desconhecendo o que se passava, a primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas surras, o novo integrante do grupo aprendeu a lição e também desistiu das bananas.
      Um segundo foi substituído e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado com entusiasmo na surra ao novato. Um terceiro foi trocado e o mesmo ocorreu. Um quarto e, afinal, o último dos veteranos foram substituídos.
     Os cientistas, então, ficaram com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam batendo naquele que tentasse pegar as bananas. Se possível fosse perguntar a algum deles porque batia em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, mas as coisas sempre foram assim por aqui..."
Como se parecem, meu Deus!
     Só para vocês terem uma idéia, recentíssimos estudos do genoma, realizados em 2001, dão conta que o homem tem mais semelhanças com os macacos do que se imaginava.
     Há alguns anos, cientistas causaram surpresa ao revelar que a diferença entre o genoma humano e o do chimpanzé era de cerca de 2%; do gorila e do orangotango, algo em torno de 3%.
     Agora, pela conclusão dos recentes estudos, os seres humanos diferem 1,24% dos chimpanzés; 1,62% dos gorilas; e 1,63%, dos orangotangos.
Boa-vontade dilui os preconceitos
     A propósito, creio ser oportuno falar sobre os preconceitos que existem no mercado de arte, com referência aos vários tipos de linguagem de expressão nas artes plásticas em geral.
     Os preconceitos são quase sempre bilaterais. Existem antagonismos sem nenhuma base ou justificativa, quando alguém torce o nariz para a arte do outro, embora fosse mais construtivo cada um cuidar da sua própria vida.
     Por isso, viva a diferença! A prevalecer as teses de um ou de outro, teríamos um nivelamento nas artes plásticas e, com ele, um mundo das artes monótono, sem opções e sem graça.
O momento de cada um
     Por força da lógica, a obra de arte deve ter um compromisso com seu momento, com o contexto cultural do lugar e da época de sua execução. No entanto, ninguém é dono da verdade e, tampouco, tem o direito de se arvorar em fiscal do livre-arbítrio alheio.
     Quem quiser rever o que foi feito no passado, reconstituir determinadas épocas ou remar contra a maré, que o faça: ninguém tem nada com isso. Aqui, também, a regra é não se meter na vida dos outros.
Qualidade é o que importa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.