quinta-feira, 24 de março de 2011

Mané, quem inventou o picolé? (ou) A negligência pode ter suas vantagens

Guloseima com sabor de infância, amado por crianças do mundo inteiro, o picolé foi inventado justamente por... uma criança. O americano Frank Epperson (1894-1983) tinha 11 anos quando esqueceu um copo de suco com uma colher no quintal de casa, numa noite excepcionalmente fria em São Francisco, em 1905. “Quando ele acordou, na manhã seguinte, descobriu que o suco tinha congelado junto coma colher, que havia ficado presa, criando gelo comsabor de frutas. Ou seja, o picolé” SAIBA MAIS

Sobre as vantagens da negligência, há um vasto folclore:

SABONETE: Conta-se que, em uma fábrica de sabão, o funcionário saiu a almoçar e se esqueceu de desligar a máquina que batia a mistura. Quando voltou, em vez de sabão, o que encontrou foi um material espumante, que passou do ponto. Para não perder a matéria prima, o dono da fábrica resolveu adicionar um perfume à mistura, fazer as pedras e colocá-las à venda por um preço rebaixado. O produto vendeu rapidamente e, para sua surpresa veio um enxame de encomendas novas. Estava inventado o sabonete.

SOLDADO DISTRAIDO: Durante a Segunda Guerra, o comando norte americano distribuiu a todas unidades um disco de 78 rotações com um sinal incomprensível captado pelo rádio que, se supunha, poderia ser mensagem cifrada para as tropas inimigas. Um soldado de uma das unidades colocou o disco no gramofone mas esqueceu-se de dar corda. Ao diminuir a rotação, por falta de corda, perceberam que se tratava simplesmente de sinais telegráficos enviados pelo rádio em alta velocidade. Foi só decodificar os sinais e a mensagem foi entendida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.