quinta-feira, 24 de março de 2011

Curso para marchands

João Carlos Lopes dos Santos
O questionamento
     Um consulente, aqui incógnito, me perguntou: "Tomando conhecimento através dos seus websites a respeito de cursos intensivos para preparação de marchands, gostaria de saber o local, pré-requisitos, objetivos do curso, custo do investimento e retorno provável. Não tenho conhecimento de mercado de arte, mas gosto muito de artes plásticas. Estou lendo o Manual do Mercado de Arte e ele já está respondendo às minhas primeiras questões. Não faz parte de meu dia-a-dia profissional o contato com arte, só nas horas livres, divididas, atualmente, com outras atividades. Apreciaria me aprofundar nesse mercado".
O que são os cursos
  Sempre gosto de responder esse tipo de dúvida pelo telefone; a conversa fica mais objetiva e tenho uma chance maior de saber qual o seu real interesse em um curso intensivo para marchands, para depois dar os esclarecimentos, sem me alongar desnecessariamente.
     Digo isso porque preciso saber qual o seu atual estágio de conhecimento da matéria, em que cidade você mora, entre outras informações. Por isso é que, pelo telefone, a explicação seria mais fácil, direta e objetiva.
     Mas vamos à resposta. Normalmente, esses cursos rápidos nada mais são do que três palestras seguidas. Tais palestras, ao todo, duram nove horas, três horas por dia, na parte da tarde ou da noite, sempre organizados por faculdades, associações de artistas plásticos locais, prefeituras, empresas, escolas de pinturas, ou seja, sempre por uma pessoa-jurídica.
     Chego e só dou as palestras. A empresa contratante providencia tudo, inclusive a melhor tecnologia para as apresentações. Esse curso intensivo - que nada impede de também ser ministrado no Rio de Janeiro, São Paulo e demais Capitais - é precedido de alguns pré-requisitos por parte dos alunos. Para as palestras únicas, os pré-requisitos também são importantes, mas não fundamentais.
Pré-requisitos
     Vamos, agora, aos tais pré-requisitos que acima mencionei:
  • Leitura atenta e seqüencial do Manual do Mercado de Arte;
  • Estudo diário do conteúdo do website www.pitoresco.com - lá sempre há novidades.
  • Leitura semanal dos textos dos websites www.pitoresco.com/consultoria e www.consultarte.com;
  • Entrada diária na www.investarte.com para saber as novidades do mercado; e,
  • Na medida do possível, freqüentar os leilões e galerias de arte de sua cidade, assim como das cidades que você estiver visitando – as dicas estão na www.investarte.com –, objetivando se familiarizar com o mercado.
Tenho certeza de que o www.pitoresco.com  - que a cada dia apresenta novas e valiosas informações - é owebsite sobre artes plásticas mais didático da Internet.
     Já www.investarte.com é o portal que, também afirmo, tornou-se o mais importante referencial do mercado de arte, em se considerando seus projetos de abrangência nacional.
     Indico tais endereços sem nenhum constrangimento ou suspeição, de vez que não são meus, nem tampouco estão sob a minha direção ou responsabilidade. Só os aconselho porque, de fato, acredito no trabalho sério que neles vem sendo feito desde o ano 2000. Em ambos os websites, apenas tenho páginas de consultoria.
Um  curso  que
espera sua vez
     Já, no que tange ao futuro, tenho pronto um projeto de um curso de formação de profissionais para o mercado de arte, mas este sonho, para se cristalizar, vai depender de muitos fatores alheios à minha vontade. Uma coisa é certa: precisamos de um mercado plenamente preparado e informado. Vamos ver se alguma Universidade se interessa pela organização de um curso regular. Acho meio difícil, de vez que nem os cursos de Belas-Artes têm sequer um semestre falando de mercado de arte. Os artistas plásticos saem das diversas Escolas de Belas-Artes sem conhecer o mercado em que vão ingressar. Diga-se de passagem, tudo isso é um absurdo.
     Transformei esta consulta em artigo, em se considerando que a resposta atende a um grande númeromarchands iniciantes, que vêm me consultando a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.