segunda-feira, 21 de março de 2011

Baião de dois? Não, baião de oito > Chiquinha, Luiz e os oito baixos do Januário

São Paulo, segunda-feira, 21 de março de 2011


FRANCISCA JANUÁRIO CUSTÓDIO (1925-2011)

Irmã sanfoneira de Luiz Gonzaga

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Francisca Januário Custódio, crescida em ambiente machista em Exu (PE), começou a tocar a sanfona do pai escondida. Ela era filha de Januário, sanfoneiro, e de Santana, um casal que teve nove filhos, entre os quais Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
Devido ao preconceito por ser mulher, ela só deu início à vida artística depois dos 40, já casada e com filhos. Ficou conhecida pelo mesmo nome de uma ilustre compositora carioca, Chiquinha Gonzaga.
O que a ajudou foi o apoio que teve do marido, o paraibano José Custódio, motorista, e de alguns irmãos, já que o pai era contra a filha tocar.
No início dos anos 50, Luiz Gonzaga tirou a família de Exu, comprou um sítio em Duque de Caxias (RJ) e instalou todos lá. Naquela época, Chiquinha chegou a se apresentar com ele e com os outros irmãos no grupo chamado Os Sete Gonzagas.
Profissionalmente, foi começar mesmo nos anos 70. Em SP, gravou um disco e passou a viajar a cada 15 dias para fazer shows. Em 2002, lançou "Pronde Tu Vai, Luiz?", com produção e participação de Gilberto Gil.
Em 2005, perdeu um filho. Parou de tocar em 2009, por motivos de saúde. Viveu um tempo em Recife, antes de voltar a Duque de Caxias.
Segundo, a família, Chiquinha era emotiva e inquieta. Gostava de hortas, pois dizia que, ao mexer na terra, extravasava o nervosismo.
Viúva desde 1982, morreu na terça, aos 85 -menos de um mês depois da irmã Raimunda-, de problemas renais. Era a última dos irmãos de Luiz Gonzaga ainda viva. Deixa filhos e netos. O enterro foi em Duque de Caxias.

coluna.obituario@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.