sábado, 12 de março de 2011

Artista Plástica Simone Schaustz em São Paulo, de 22/03 a 01/05

     A IQ Art Gallery do Espaço Cultural Chakras apresenta a partir do dia 22 de março até 1 de maio a exposição Ways/Caminhos, da artista plástica Simone Schaustz. O fio condutor do trabalho são as formas orgânicas, minimalistas ou geométricas, que têm em comum a tridimensionalidade, efeito que imprime relevo às obras devido à pintura de bolinhas coloridas. 
    “A ideia da exposição é apresentar a essência do meu ofício, que são as pinturas que alimentam a minha alma. Quando pinto, estou em completa sintonia comigo mesma, não há ruído, não há estranheza, é o momento que faz todo o sentido em meio a esse mundo tão barulhento”, conta a artista. As obras são resultado de momentos em que a artista liberta sua alma com o uso das mãos, como costuma dizer. “O importante para mim é o processo, o criar, o pintar e deixo para os outros curtirem o resultado disso,” define Simone.

“Ways – Caminhos

Way é um caminho no sentido mais amplo do termo. No caso da artista plástica Simone Schaustz, cada um deles pode cruzar a tela na diagonal, construído com tinta acrílica colocada em pequenos pontos que, ao serem postos mais próximos ou distantes entre si, configuram veredas poéticas.

Em inglês, way indica também uma forma de viver ou de agir, como na expressão way of life. Há maneiras de proceder, portanto, no encaminhamento de um percurso. A escolha de Simone pela arte é justamente a seleção do andar numa trajetória existencial.

Simone realiza em sua obra uma pesquisa visual de várias facetas, de múltiplos caminhos. O uso da cor e de estruturas geométricas se faz presente, assim como o entendimento de como os pontos com relevo dialogam com o fundo dos quadros. O ritmo obtido pelos efeitos gerados pelas variações da intensidade da luz torna-se, assim, essencial.

Não é raro que o observador tenha o desejo de tocar a fina textura estabelecida pelo aglomerado dos pingos. Estabelece-se, nesse processo, o mistério de uma concepção que se alimenta dos caminhos da pesquisa visual permanente e da proveitosa insatisfação inesgotável”.

Oscar D’Ambrosio, 
(Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, é mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp. Integra a Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Seção Brasil).


Mostra: Ways/Caminhos
De 22 de março até 1 de maio
Artista: Simone Schaustz
De terça a quinta, das 12h à 1h; sexta e sábado, das 12h às 2h; domingo, das 12h à 0h
Local: IQ Art Gallery, do Espaço Cultural Chakras
Estacionamento: a partir de R$ 20
Endereço: Rua Dr. Melo Alves, 294, Jardins – São Paulo – SP.
Tel.: (11) 3062-8813 / www.chakras.com.br
Informações para a imprensa: Key Press Comunicação
Bia Marques/ Caroline Fakhouri
bia@keypress.com.br/jornalismo@keypress.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.